TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenologia

Monografias: Fenomenologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 4

FENOMENOLOGIA

A noção de intencionalidade é a idéia básica de fenomenologia. Nesta intencionalidade, a mente está dirigida a um objeto, fazendo reconhecer o princípio de que o objeto não existe sem sujeito.

A Fenomenologia é o estudo das ciências. Segundo a ela, tornam a definir essências, como por exemplo, a essência da percepção e da consciência. A Fenomenologia tem a consciência de que não se compreende o homem e o mundo de outra forma que não seja a partir dos seus fatos reais.

Husserl menciona em seus últimos trabalhos que uma Fenomenologia genética e mesmo uma Fenomenologia construtiva, que tratam de escrever e não de analisar e nem de explicar. Segundo ele, tudo que se sabe do mundo, sabe-se que uma visão pessoal ou mesmo da experiência do mundo no qual não significam os símbolos da ciência.

Segundo o autor, se quisermos pensar na ciência com rigor, devemos apreciar o mundo vivido, no seu sentido e no seu alcance, temos que primeiramente valorizar a experiência do mundo, porque a ciência é a expressão segunda.

Husserl diz que a mais completa descrição de Fenomenologia é a de Merleau Ponty (1908-1961), ele diz que a Fenomenologia é colocando as idéias que nos convém, e logo em seguida, seguindo o pensamento de Husserl tratar de esclarecer.

O pensador Husserl coloca o problema da questionabilidade do conhecimento, para ele isso significa a possibilidade da metafísica.

Para ele, questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção céptica com respeito e ele.

O primeiro passo no método fenomenológico é o do questionamento do conhecimento, o que significa a suspensão, ou seja, colocam-se então parênteses crenças e proposições sobre o mundo natural. O segundo passo é a redução fenomenológica para determinar a possibilidade do conhecimento.

Segundo Husserl, as essências são dadas intuitivamente, porém não constituem uma espécie de mundo de idéias platônicas nem são conceitos lógicos. Essas essências se apresentam a intuição quando existe realização dos significados da consciência.

A redução fenomenológica apresenta a redução transcendental e através dela se questiona a existência mesma da consciência que elimina o que a ela é dado, gerando assim sua pureza intencional, surgindo assim a consciência pura, segundo Husserl.

Quando Husserl desenvolveu idéias sobre o eu transcendental, “o mundo vivido” a Fenomenologia Genética e a Construtiva desligaram-se de seus propósitos iniciais.

Para o autor, a “intenção” é a característica que apresenta a consciência de estar orientada para um objeto. O conhecimento só acontece se o entendimento se atrai por algo, um objeto concreto.

Husserl determina que a intencionalidade – característica da vivência determinava que ela fosse consciência de algo.

O problema do conhecimento tem sido enfrentado pelo idealismo filosófico, pois nenhum sistema filosófico quer que suas formulações sejam válidas para um único sujeito. A intenção da Filosofia é de elaborar verdades de caráter objetivo. O sujeito se eliminado do processo de conhecimento fica como uma “coisa” alheia ao interesse da pessoa, tornando-se assim uma realidade à margem do sujeito, e não como seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com