TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Tragetória do conceito de patrimônio cultural- história e reflexão

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIVINCI[pic 1]

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO / ARQ 1.9

DISCIPLINA: TÉC. RETROSPECTIVAS, PATRIMÔNIO HISTÓRICO

PROFESSORA: FÁRIDA MIRANY DE MIRA

ALUNO: ANDERSON GESSER

FICHAMENTO DE TEXTO

MARTINS, T. L. C.; SILVA NETO, W. A. Trajetória do conceito de patrimônio cultural: história e reflexão. Revista Ciência & Saberes - UNIFACEMA, 3 (4), p. 760-764, Caxias (MA), 2017, out./dez.

Os autores revisam o tema do patrimônio cultural a partir de estudos que contemplam a trajetória do referido conceito e sua relação no contexto histórico em que está inserido, desde compreensões mais tradicionais até os dias de hoje. O texto se justifica pela importância em se compactar as informações para permitir um adensamento dos pensamentos com base crítica no atual conceito de patrimônio cultural, organizando-se em três partes: primeiro, expõe a metodologia aplicada; em seguida, trata da trajetória do conceito de patrimônio cultural; e, por fim, apresenta considerações finais.  

Para os pesquisadores, Patrimônio Histórico e Cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais de valor notório para a construção da memória e identidade cultural de um local, reiterando sua importância como agente consolidador de preservação de uma memória capaz de produzir lembranças e sentimentos que trazem, em si, valores atribuídos à sociedade (p. 761). Desde a Idade Média até os tempos atuais, os autores recuperam brevemente a trajetória do conceito de monumento, que sofreu modificações ao longo da história e recebeu influências da Igreja, bem como da I e II Guerras Mundiais, impactando na noção que se tem nos dias de hoje (p. 762). Para os estudiosos, o Patrimônio Cultural revela, atualmente, uma nova forma de olhar para os bens de uma sociedade, grupo ou comunidade (p. 763).

A conclusão (p. 764) é que o contexto histórico-social e o conceito de patrimônio cultural estreitam uma relação coesa, estando interligados através dos fatos existentes no decurso da história. Nos tempos atuais, trata-se de um conceito amplamente descomplicado que, em grande parte das vezes, é carregado de simbolismos que agradam empaticamente, mas tem pouca ação eficaz em termos práticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com