TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Partido Arquitetônico

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: PROJETO ARQUITETONICO – P.A

PROFESSOR (A): LUANA

ALUNA: THATYANE COSMO DA SILVA

SALA: 206

RA: C6273D-7

DATA: 20\03\15

 Adoção do partido na arquitetura \ Laert Pedreira Neves – Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBa., 1989

1 – APRESENTAÇÃO Pag. 09

O partido na arquitetura é entendido primeiramente com a ideia do edifício projetado. Adoção do Partido na arquitetura é o método de escolha dessa ideia preliminar. São concebidas aqui duas etapas para se proceder á adoção do partido. Uma, as informações indispensáveis que se precisa saber para idealizar o partido e, a outra, os procedimentos necessários para á adoção. Assim entendemos que aprendendo o método de projetar, saberá elaborar qualquer tipo de projeto.

2 – PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO Pag. 11

    Dois conceitos importantes, o primeiro de projetar, idealizar algo a ser feito e o segundo é o que esse projeto seja o documento desse algo a ser feito, conceitos esses que são aplicados a arquitetura.

   O ato de projetar cria-se na mente do projetista, é algo estimulado pela imaginação, por isso de difícil controle. Partindo dai como é possível alimentar esse pensamento do projetista para o resultado final do projeto? A primeira etapa é a coleta e a analise de informações básicas, a segunda etapa consiste em transpassar essas ideias e informações ao papel. A terceira etapa é a consolidação desse projeto, desde as dimensões dos espaços a estética etc.

3 – TEMA ARQUITETÕNICO Pag. 15

   O tema arquitetônico é a finalidade do objeto. Se o projeto for uma escola a finalidade do projeto será a de uma instituição educacional. A temática arquitetônica é muito variada e o projeto arquitetônico tem inicio a partir da escolha do tema, quando falamos em projeto habitacional não há definição de tema, pois um projeto habitacional a vários modos de habitar.

4 – PARTIDO Arquitetônico Pag. 17

   Partido arquitetônico é a primeira ideia do projeto já pronto, portanto é a ideia final e conclusiva do projeto. Um dos principais objetivos do partido arquitetônico é o de dialogar com o cliente, mostrar o desenho expressando a ideia dele, projetada acima das informações básicas ouvidas do cliente na primeira etapa.

PRIMEIRA ETAPA

COLETA E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES BÁSICAS

5 – ASPECTOS CONCEITUAIS DO TEMA Pag. 21

   As informações básicas conceituais são o embasamento aonde se assentam todas as ideias do partido arquitetônico, elas são a base teórica que define o projeto. O conceito do tema como aqui já foi dito é caracterizado pela finalidade a qual o projeto vai servir. Há temas arquitetônicos com diferentes conceitos e objetivos utilizados, diversos e complexos exigindo um trabalho rigoroso para conceitua-los.

   Projetar é formular hipóteses do que será feito no futuro, por isso é extremamente importante a formulação correta dos conceitos e diretrizes ainda no papel para a sua edificação. A formulação teórica do tema, é sem duvida, a responsável pelo acerto do projeto.

   A clientela são os usuários mais envolvidos no tema e no conceito. Coletado as informações deve ser caracterizado de acordo com as funções da clientela, serão identificadas as exigências funcionais básicas para a edificação. A função no projeto arquitetônico é o conjunto de atividades exercidas para a atividade vital do espaço arquitetônico e a ação é atividade para desenvolver essas finalidades. Quando a organização que vai funcionar em determinado edifício precisa de atividades especificas e sequenciadas, como por exemplo em um edifício industrial pode ser expressa na forma de layout, um esquema ordenado das instalações.

   Já o programa arquitetônico é a relação de todos os cômodos do certo edifício, o programa arquitetônico traz o elenco dos espaços arquitetônicos trazidos sobre o tema e com a caracterização escolhida pela clientela. É observado as atividades que cada membro que fara parte desse projeto exercera sobre o espaço e ai identificando as funções e assim por diante. Tudo isso se deriva da identificação do tema. E assim cada função da casa tem um ambiente arquitetônico. O programa arquitetônico pode ser elaborado tanto pelo raciocínio quanto pelo estudo mais aplicado as funções exercidas em determinados lugares.

Um exemplo de programa arquitetônico ordenado setorialmente fica constituído assim:

Tema de veraneio

Setor social:

Varanda;

Sala de estar;

Bar;

Sala de Jantar;

Sanitário social.

Setor Intimo:

Suíte do casal (quarto mais sanitário);

Suíte dos filhos (quarto mais sanitário);

Quarto de hospedes.

Setor Serviço:

Copa-cozinha;

Área de serviço;

Garagem;

Quarto de empregada;

Sanitário de empregada.

   Existem relações de intimidades entre os elementos do programa, essa compreensão é útil para a adoção do partido arquitetônico. Há outros elementos para o programa que possuem características funcionais, como o grupo de usuários-funcionários que possuem formas de circulação dentro desse edifício. Diferentes do outro grupo de usuários-públicos, a clientela do edifício. Esses circuitos apesar de diferentes se encontram em vários momentos, e assim os elementos do programa formam pontes de ligação entre esses dois grupos. Essas diferentes peculiaridades são importantes que sejam entendidas pelo projetista para expressa-las corretamente. Um exemplo dessas circulações em um partido arquitetônico é uma porta que liga um elemento a outro, numa ligação direta como em um corredor.

  Essas relações funcionais de intimidade podem ser expressas de maneira gráfica através de um diagrama indicando o grau de intimidades entre elas. Esse diagrama é chamado de funcionograma. Importante lembrar que o funcionograma diz apenas o grau de intimidade entre os elementos, ele não diz nada respeito de como vai ser aplicado ao plano arquitetônico ou o posicionamento na hora da edificação do projeto. Diz apenas se estão ligados ou não. Para uma maior clareza e compreensão do assunto é necessário se fazer o organograma e o fluxograma. O organograma é entendido como o diagrama que expressa as funções e as relações hierárquicas dos elementos de certa organização e o Fluxograma é o diagrama que expressa a noção da grandeza dos fluxos dos elementos considerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com