TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Manifesto do Partido Comunista

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

Manifesto do partido comunista*

”um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo. Todas as potencias da velha Europa se uniram em uma santa Campanha difamatória contra ele: o papa e o tsar, Metternich e Guizot, radicais, franceses e policiais alemães. ” (p.7).

I- Burgueses e proletários

“A História de todas as sociedades até agora tem sido a História da luta de classes. Opressores e oprimidos, estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, e que terminou sempre com a transformação revolucionaria. ” (p.8).

“Os mercados da índia e da china, a colonização da América, o comercio com as colônias, o aumento dos meios de troca e do volume das mercadorias em geral trouxeram uma prosperidade até então desconhecida para o comercio, a navegação e a indústria e, com isso, desenvolveram o elemento revolucionário dentro da sociedade feudal. ” (p. 10).

“O poder do estado moderno não passa de um comitê que administra os negócios comuns da classe burguesa como um todo. A burguesia desempenhou na história um papel altamente revolucionário. Onde passou a dominar, destruir as relações feudais, patriarcais e idílicas. ”(p.12).

“A burguesia submeteu o campo à cidade. Criou cidades enormes, aumentou prodigiosamente a população urbana em comparação com a rural e, dessa forma arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida do campo. ”(p.15)

“Em nossos dias ocorre uma evolução semelhante. As relações de produção e de circulação burgueses, as relações burguesas de propriedade, a sociedade burguesa moderna que, como por encanto, criou meios de produção e de circulação tão espetaculares mais parecem o feiticeiro que não consegue controlar os poderes subterrâneos que ele mesmo invocou. ’(p.17).

“à indústria moderna transformou a pequena oficina do mestre patriarcal na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de trabalhadores, concentrada na fábrica, são organizadas militarmente. Quando menos destreza e força exige o trabalho manual, isto é, quanto mais a indústria moderna se desenvolve, tanto mais o trabalho dos homens é substituído. ”(p.20).

“De tempos em tempos os trabalhadores saem vitoriosos. Mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o sucesso imediato, mas a união crescente. ” (p.23).

“à condição essencial para a existência e a dominação da classe burguesa é a concentração de riqueza nas mãos de particulares, a formação e a multiplicação do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado.”(p.29).

II- Proletários e Comunistas

“Os Comunistas não constituem um partido especial, separado dos demais partidos Operários. Não tem interesses distintos dos interesses do proletariado em seu conjunto. Os Comunistas se diferenciam dos demais partidos proletários, apenas porque eles por um lado salientam e põe em prática os interesses de todo o proletariado, em todas as lutas nacionais dos proprietários independentemente de sua nacionalidade por outro lado porque em todas as etapas da sua luta contra a burguesia, defendem sempre os interesses do conjunto do movimento. ”(p.30).

“O que caracteriza o comunismo não é a supressão da propriedade em si, mas a supressão da propriedade burguesa. Nesse sentido, Os Comunistas podem resumir sua teoria em uma única expressão: supressão da propriedade privada. ” (p31).

“O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo de salário, Isto é a soma dos meios de subsistência necessários para manter vivo o trabalhador enquanto trabalhador. Assim, por meio de sua atividade, o trabalhador se apropria apenas o suficiente para recriar sua existência. não queremos de modo algum, abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável para a manutenção e a reprodução da vida humana.”(p.33).

III- Literatura socialista e comunista

1. O socialismo reacionário

“Por sua composição na história. As aristocracias francesas e inglesa viram-se chamadas a escrever panfletos contra a moderna sociedade burguesa. Na revolução francesa de julho de 1830 e no movimento inglês pela reforma, a aristocracia sucumbiu novamente diante da o dia da burguesia em ascensão. Não podendo mais travar uma luta política séria Sobrou de apenas a luta literária. ”(p.45).

“Quando os feudais demonstram que sua reforma de exploração era diferente daquela adotada pela burguesia, esquecem que eles exploravam em circunstâncias e condições completamente diferentes hoje existentes, apenas como requisitos. ” (p. 46).

“Assim como o clero sempre caminham de mãos dadas com os senhores feudais, também o socialismo clerical marcha lado a lado com o socialismo feudal. Aristocracia feudal não foi a única classe derrubada pela burguesia E cujas condições de existência se degeneram e desaparecem na sociedade burguesa moderna. a pequena burguesia medieval que nos seus primórdios vivia fora dos muros das cidades e o pequeno campesinato foram os precursores da moderna e burguesia”(p.47/48).

“Visto de seu lado positivo, no entanto, esse socialismo almeja o estabelece os antigos meios de produção e de circulação e com eles as relações de propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com