TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento da Obra Manifesto do Partido Comunista

Por:   •  29/5/2020  •  Resenha  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

Data: 18/05/2020

Nome da aluna ou aluno: Gabriela Veras Pierroni

RA: 21030916

Ficha de leitura

Título do texto: Manifesto do Partido Comunista

Autor: Karl Marx & Friedrich Engels

Ano: 1848

Objetivo do texto:

A história da sociedade é marcada pela luta das classes sociais (burgueses e proletários) e reina até os dias atuais, uma completa divisão de sociedades distintas. Os burgueses tornaram-se fortificados através do desenvolvimento do comércio, tanto politicamente quanto financeiramente. Uma vez que é através da condição de estar sempre revolucionando os instrumentos de produção que a burguesia é privilegiada (industrialização), consequentemente o privilégio provém também pelas relações de produção e relações sociais. A criação do Manifesto Comunista ocorreu após a revolução industrial, na qual os burgueses eram detentores dos meios de produção e eram claras as desigualdades sociais. O lucro sempre ia para quem não trabalhava, pois os trabalhadores (proletários) vendiam sua força de trabalho em meios extremos e sem direito algum. Com o intuito de fazer a sociedade dar passos adiante, o manifesto buscou solucionar problemas como a desigualdade social, a miséria e a exploração do trabalho através do comunismo para tornar a sociedade mais igualitária.

Como é feita a discussão para se chegar a esse objetivo (metodologia):

O Manifesto comunista foi escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, chamadas também de Primavera dos Povos, um processo revolucionário de quase um ano que atingiu os principais países Europeus e é uma análise da Revolução Industrial contemporânea a ela. A discussão é feita através da concepção materialista da história, que procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida. As classes sociais e a relação entre elas, além das estruturas políticas e formas de pensar de uma dada sociedade, seriam fundamentadas em sua atividade econômica. Ao analisar a produção material da Europa, no século XIX, Marx identificou a marcante desigualdade e a exploração de uma classe detentora dos meios de produção (burguesia) sobre a classe explorada (proletariado), o que marcou profundamente a sua carreira.

Principais questões:

-Explora as diferenças e sua evolução ao longo do tempo entre burgueses e proletários e que em diversos momentos da história a sociedade se deu através de uma luta de classes, sendo ela o motor da história. O texto critica o capitalismo, mas, é preciso ressaltar que foi graças ao capitalismo que mudanças revolucionárias aconteceram, tirando o poder monárquico e religioso. O autor também deixa claro como que as classes menos favorecidas como os desempregados, mendigos, bandidos, eram absurdamente menosprezadas, como se não fizessem parte da sociedade em que viviam.

-Expõe e comenta sobre todas as formas de opressão que os trabalhadores da época enfrentavam diante de seu trabalho, com horas exaustivas de trabalho, sem aposentadoria, com crianças nas fábricas, baixos salários, etc.

-A obra trazia as visíveis diferenças do regime capitalista e fazia questão de expor a situação da desigualdade social e de como o comunismo era a favor da abolição das propriedades privadas e de como aplicá-lo na sociedade, bem como quais eram as formas de agir para que esse partido fosse instaurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com