TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filippo Brunekkeschi

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3
  1. A genialidade de Filippo Brunelleschi ao construir a cúpula de Santa Maria del Fiore

Santa Maria del Fiore, a catedral de Florença, havia sido construída por Arnolfo Cambio, que  desejava um domo a igreja, porém morreu antes de ter realizado o projeto foi então que em 1400 Fillipo Brunelleschi, filho de funcionário do governo e de classe média, surgiu para revolucionar a arquitetura romana.

Um ano após, a catedral resolveu substituir as portas e lançou uma concorrência para o projeto. Os finalistas foram Brunelleschi e Lorenzo Ghibert que acabou vencendo. Depois da derrota Bruneleschi foi para Roma estudar os segredos antigos e examinar as mais importantes obras da civilização, foi então que uma grande obra lhe causou muito interesse pela sua exótica construção, o Panteão.

Brunelleschi voltou para Florença na época em que a catedral planejava outra concorrência, essa agora para o planejamento do domo. Depois de décadas de estudos em Roma, ele havia conhecido muitos métodos da construção que ninguém de Florença tinha conhecimento.  Ao propor um projeto do domo sem nenhuma armação ou estrutura, duvidaram de sua ideia, porém, nenhum outro arquiteto falava com tanta firmeza e clareza de seu projeto, foi ai que decidiram dar uma chance com uma condição, derrotar o rival Ghibert.

Seu projeto da cúpula constituía em dois domos, um dentro do outro, sendo a sua base estrutural nervuras de mármores instaladas nos 8 vértices do domo, em seguida uma série de arcos .  Para evitar o deslizamento para fora, ele instalou ao redor do domo correntes, denominadas Catane. Para levar o material ele inventou o guindaste e a tração para locomover as toneladas de materiais.

Durante a construção da cúpula, Brunelleschi ficou doente e quem assumiu a obra foi seu rival Ghibert. Ao voltar viu que as instalações das correntes estavam erradas e por ter que refazer todo o trabalho, foi nomeado chefe oficial da obra. Após de 16 anos o domo da catedral de Florença, o maior do mundo, finalmente estava finalizado.

II- Impressões pessoais sobre o Trabalho de Brunelleschi

Após assistir o documentário “Construindo um Império - O Mundo de Da Vinci - History Channel”, pude constatar como surgiu a arquitetura, diante de obras e técnicas de engenharia que na época eram inovadoras. O arquiteto Fillipo Brunelleschi, foi genial em seus métodos, sua forma de observar e projetar são admiráveis, a sua proposta para o domo de Santa Maria Del Fiori apesar de muitos duvidarem, foi o que revolucionou a arquitetura.

A característica marcante de suas obras é a ilusão de profundidade. Com as análises que fez em Roma ele também trouxe para Florença, o conceito de perspectiva de um ponto de fuga, que ainda é muito utilizado na engenharia nos dias atuais. Este conceito trouxe novos horizontes aos artistas, engenheiros e arquitetos, pois poderiam agora projetar o que imaginassem.

[pic 1]

            Nome: Giovanna Caroline Silva B634HB-6

Trabalho bimestral – Síntese do documentário: “Construindo um Império - O Mundo de Da Vinci - History Channel”

  1. A genialidade de Filippo Brunelleschi ao construir a cúpula de Santa Maria del Fiore

II- Impressões pessoais sobre o Trabalho de Brunelleschi

Disc.: Teoria e História da Arquitetura III

Profª.: Ms. Marilisa Bertechini Bilia

Curso: Arquitetura e Urbanismo

ARAÇATUBA

27-03-2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com