TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Narradores de javé

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Técnicas Retrospectivas

Prof. Silvia D'affonseca

Aluna: Jailma Nunes Moreira

Filme os narradores de javé

O filme Narradores de Javé é um filme brasileiro produzido em 2001, é um longa-metragem que foi feito no interior baiano, na cidade de Gameleiro da Lapa. O filme conta a história de um vilarejo chamado de javé, no qual estava prestes a s destruído por uma construção de usina hidrelétrica. Os habitantes quando ficaram sabendo começaram a pensar em uma alternativa para que o lugar não fosse destruído.

A solução que eles encontraram foi escrever a história do lugar, como a maioria dos habitantes eram analfabetos e não possuía escrita, chamaram Antônio Biá mesmo ele já ter aprontado com eles em um outro tempo, quando ele escrevia cartas para várias pessoas falando das pessoas que moravam lá, e isso de uma forma bem aumentada. Como Bia eram um dos poucos que sabia ler e escrever, recebeu a missão de escrever o livro javérico, que iria contar toda as histórias do vilarejo, para que assim a região conseguisse ser considerada patrimônio histórico e cultural do pais, e assim impediriam seu desaparecimento.

No decorrer do filme Antônio Bia sai de casa em casa para assim colher suas histórias e informações dos povos mais antigos, Biá vai conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes umas das outras. O filme aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.

A confusão começa, quando cada morador tem uma versão diferente da mesma história, inclusive cada um conta uma parte colocando um personagem como se fosse o principal, ou herói da cidade e fica todos querendo que sua história seja contada.

Todos ficam querendo saber a que é esta a história e marcam um encontro Bia entrega o livro em branco e sai correndo, quando acham ele, ele humilha todos e fala que não tem jeito que a cidade será inundada, logo depois ele volta chorando e arrependido e começa a escrever as histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com