TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: Narradores de Javé

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

Licenciatura em pedagogia

renata Carnauba de Sousa da Silva

 RESenha do filme: narradores de javé

Feira de Santana

2018

renata carnauba de sousa da silva

REsenha

Resenha apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia para a disciplina de Educação de Jovens e Adultos sobre o filme “Narradores de Javé”

Orientadora:  Profª Sineide Cerqueira Estrela

 

                                         

_______________________________________________________________

Feira de Santana

2018


RESENHA

O longa-metragem “Narradores de Javé” relata a história de nordestinos sertanejos do povoado do Vale de Javé, que vêem suas memórias se perderem com a inundação do seu vilarejo através da vinda de uma represa para a construção de uma hidrelétrica. Segundo filme da cineasta – o primeiro foi Kenoma em 1998.

Ficha técnica

  • Nome: Narradores de Javé
  • Nome Original: Narradores de Javé
  • Cor filmagem: Colorida
  • Origem: Brasil
  • Ano de produção: 2003
  • GêneroComédia
  • Duração: 100 min
  • Classificação: Livre
  • Direção: Eliane Caffé
  • ElencoJosé DumontNelson XavierMatheus NachtergaeleGero CamiloNelson DantasAltair LimaBenê SilvaLuci Pereira

No filme, Narradores de Javé a história é contada por Zaquel que em uma roda de amigos fala sobre sua terra natal, o Vale de Javé, e sobre o que aconteceu com a cidade e as pessoas que habitavam ali. Contou que sua cidade que estava sendo ameaçada pela construção de uma usina hidrelétrica, pois com isso seria inundada. Como não queriam perde-lá, os moradores tiveram a ideia de criar um documento que comprovava que Javé era um lugar que tinha um valor histórico e deveria ser mantido e preservado. No entanto, existia uma dificuldade na escrita desse documento, pois a maioria dos moradores eram analfabetos. Zaquel então teve a ideia de convocar o ex-carteiro da cidade Antonio Biá, pois ele já tinha experiência em escrever histórias. Ele já tinha trabalhado nos correios, mas como poucas pessoas lá sabiam escrever, não  tinha movimento. Biá quando percebeu que poderia perder o emprego, começou a escrever muitas cartas, para todas as pessoas que ele conhecia em outras cidades, caluniando as pessoas que moravam em Javé. Assim que descobriram, expulsaram Antônio Biá de lá. No entanto, como  precisavam salvar a cidade, eles tiveram que buscar a única pessoa que no momento poderia ajudar, pois sua grande experiência em contar e aumentar as historias poderia ser de grande utilidade para salvar o Vale do Javé da inundação.

Diversas histórias sobre a fundação do Vale do Javé foram contadas, relatos sem fundamento ou provas, o que dificultou a escrita do livro. Histórias sobre os heróis fundadores de sua cidade foram contadas e eram modificadas conforme as pessoas que as contavam, como se os mesmos contadores fossem os próprios heróis fundadores de Javé. Era uma variação de histórias e fatos irreais que deixaram o ex-carteiro confuso diante delas, prejudicando a produção do tal livro. Diante dos fatos surreais , Antonio Biá desiste da missão e entrega o livro em branco e após isso, foi cobrado por todos no meio da rua. Então saiu aos berros andando de costas, decidindo não seguiria mais com a escrita do livro, condenando assim Javé. Até que o dia mais triste chegou onde todos da cidade, chorando, observavam a inundação de Javé e todos ali estava deixando tudo que construíram para trás perdendo os bens que ali haviam construído. Todos tiveram que buscar um lugar diferente para viver, pois ali já não havia mais esperança. No final do filme todos seguiram em frente ,com força e coragem para tentar recomeçar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com