TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme : "Narradores de Javé"

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme “Narradores de Javé” da diretora Eliane Caffé.

O filme Narradores de Javé conta a história de um povoado chamado Vale do Javé que será alagado para a construção de uma barragem, os moradores desse valem indignados com o que está prestes a acontecer, descobrem que a única maneira de o povoado não ser inundado é que ele tenha algum patrimônio histórico, com valor científico. Para isso eles decidem escrever as histórias da fundação do Vale, que antes eram passadas de pai para filho apenas de forma oral, em um livro. Porém a maiorias dos moradores são analfabetos, para isso eles recorrem à única pessoa que sabe escrever, Antônio Biá, o ex-carteiro da cidade, que havia sido expulso do povoado pelo povo por escrever cartas mentirosas e debochadas sobre os moradores da cidade, para amigos e parentes em cidades vizinhas, mantendo assim o movimento da agência e consequentemente seu emprego.

Antônia Biá começa então a ouvir os moradores da cidade que possam contribuir com alguma informação para o livro, que passa a ser chamado pelos moradores de “livro da salvação”, a partir daí Biá começa a conhecer a fundo as lembranças, as memórias e as fantasias do povo de Javé, mas logo outras pessoas querem fazer alguma coisa para que também possa ter seu nome no livro. Após ouvir muitas histórias, Biá chega a conclusão de que será impossível escrever o livro, pois as histórias são contadas de maneiras diferentes, divergindo entre si, cada narrador conta sua versão “puxando para seu lado” como é dito por uma personagem do filme. Assim no dia combinado para o livro ser entregue, Antônio Biá envia um livro em branco, pois segundo ele o povo inventa histórias de grandeza para fugir da realidade em que vivem e escrever essas histórias não ira impedir a construção da barragem, e termina dizendo que eles não iram para a construção da barragem por causa de um povo ignorante e semianalfabeto, e que isso sim é fato científico. Assim, a inundação é inevitável e o povo é obrigado a mudar de lugar, Antônio Biá começa então a escrever um livro contando a história de como o povo teve que sair do Vale do Javé, povoar e iniciar uma nova vida em outra região.

O filme mostra a cultura de um povo que mesmo sem o domínio da escrita é capaz de passar suas histórias e tradições de pai para filho, e que esse povo é capaz de superar suas dificuldades e dar a volta por cima, reconstruindo sua história, mostra também a importância da escrita para uma comunidade de maioria analfabeta, pois como podemos ver, para os moradores do Vale do Javé apenas escrever a história da fundação da cidade seria suficiente para evitar a construção da barragem, outro ponto importante que o filme nos traz é a questão das culturas, histórias e tradições que são destruídas ou, no caso do filme, submersas em nome do progresso. Portanto, vemos que a história do filme gira em torno da importância da oralidade para um determinado grupo e podemos concluir a partir do filme que nós também somos narradores, seja das nossas histórias ou das histórias dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com