TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fime preciosa

Por:   •  23/11/2015  •  Abstract  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE CEARENSE

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: OFICINA I

TURMA: CSS031

PROFESSORA: MARIANA ADERALDO

ANÁLISE FÍLMICA – FILME PRECIOSA

        Aluna: Brena Guedes

FORTALEZA – 2014

  1. Que questões sociais são postas no enredo?

Entre as várias expressões mostradas no filme podemos destacar entre a principais: conflitos de origem familiar (abuso sexual, gravidez na adolescência), racismo, homossexualidade, violência (sexual, psicológica, física), doença sexualmente transmissível (DST/HIV/AIDS), Desigualdade social, jovens em conflitos diversos, falta de moradia, desemprego.

Expressões essas que nos aparece tão cotidianamente e fazem parte da vida de uma grande maioria de pessoas atualmente, isso independente de classe social, gênero ou raça.

  1. Como você faz a leitura das atitudes dos profissionais que fazem parte do drama?

De acordo com o enredo pode – se perceber o quanto ambos os profissionais principais (professora, assistente social) se envolveram intimamente com o caso da personagem Preciosa.

A professora mostrou um comportamento fundamental, com muita determinação e calma para conseguir argumentar e impor sua autoridade, tentando fazer com que os alunos evoluíssem, lutassem por seus sonhos e não desistissem de continuar a aprender.

A assistente social por sua vez demostrou uma prática incorreta ao se deixar levar por suas próprias emoções, chegando a largar a usuária (mãe de Preciosa) sozinha em pleno atendimento. Apesar de que, como é mostrado no decorrer do filme, é evidente o quão grande e difícil é a tarefa realizada pela profissional, já que essa lida com questões tão delicadas no dia a dia.

No entanto sua prática deve ser realizada de maneira que sua posição seja imparcial, com o objetivo de colher as informações necessárias e tentar a resolução dos problemas em questão.

  1. Como você vê a saída ou estratégias para as situações problemas presentes?

Como foi observado, as várias questões ou mesmo expressões sociais, são bem complicadas, delicadas, o que exige do profissional atuante uma postura cada vez mais firme e comprometida.

Entre as estratégias, poderia realizar-se nas escolas o acompanhamento dos alunos por psicólogos, assistentes sociais, afim de se gerar um vínculo de confiança entre aluno e profissional.

Poderia acontecer palestras, eventos informativos, cursos, apoio em rede com outros setores, com o propósito de alertar, advertir sobre as doenças sexualmente transmissíveis, sobre práticas preconceituosas ligadas a cor, raça, classe social, onde o público alvo seria tanto os alunos como o familiares responsáveis.

E por fim um acompanhamento maior em relação à família, com visitas domiciliares por parte do âmbito da assistência social do município em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com