TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Avaliação Pós Ocupação

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

Instituição vem do latim institutio.onis, de “definir e estabelecer” e de acordo com o dicionário é a ação de instituir, estabelecer ou fundar algo novo através de um conjunto de regras. Empregando no cotidiano, a instituição é uma estrutura ou mecanismo de ordem social, através dela é possível criar, definir, instruir e regular o comportamento do indivíduo no meio social.

Esses conceitos conseguem ser impostos através de regras e normas que são aplicadas dentro das instituições e a partir disso moldam princípios, valores, ideias e ações comportamentais de características pessoais, as mesmas possuem seus padrões estabelecidos através do contexto cultural onde estão inseridas e também de acordo com preceitos sobre o que é considerado  correto a ser seguido democraticamente, podendo ser transmitido por crenças e instrução de caráter normativo a fins sociais, pelo desenvolvimentos do indivíduo perante o corpo social.

As instituições não funcionam de maneira isolada, a mesma é uma ferramenta de estrutura, visando suprir as necessidades humanas de forma democrática visando a organização e também controlando o indivíduo de acordo com os regulamentos impostos. Elas são divididas em grupos, definindo princípios em diversas áreas do meio coletivo, são elas as principais:

Instituição Familiar: É a primeira instituição onde o indivíduo se insere, criando a estrutura e a base do mesmo em questão educacional e econômica, sendo composta de forma monogâmica, poligâmica, poliandria e poliginia, dependendo da cultura.

Instituições Religiosas: criada a partir de fé e crenças, com a função de completar o indivíduo espiritualmente.

Instituições Econômicas: Compostas por bancos e casas de créditos, tendo a função de regular a vida econômica.

Instituição de Lazer: desenvolvida para oferecer a oportunidade de entretenimento social.

Instituição Educacional: a educação é uma instituição universal, formada a partir de escolas e universidades, com a função de disseminar o conhecimento através do aprendizado para o crescimento pessoal e preparação do ser humano em nível social, profissional, cultural e até mesmo religioso, sendo uma das mais importantes instituições e a qual vamos nos aprofundar tanto historicamente, quanto funcionalmente ao decorrer deste trabalho.

Instituição Escolar – Histórico do mundo antigo até a chegada no Brasil:

A atividade de ensinar e transmitir conhecimento vem desde os primórdios, onde os egípcios criaram as primeiras formas de ensino por volta de 4.000 a.C, através de uma forma escrita desenvolvida por eles que foi evoluindo junto com ser humano e os métodos de ensino. O conhecimento nessa fase era passado de pai para filho, o que propiciou também o progresso do armazenamento e transferência de aprendizado, a partir disso foi oficializada as áreas do conhecimento, como a matemática, religião, burocracia, divisão de trabalho e o sistema das classes sociais.

Por volta de 387 a.C. foi criada uma espécie de escola pelo filosofo grego Platão onde era possível aprender sobre filosofia e matemática através de questionamentos, esse projeto inicial de escola ficava nos jardins de Academos em Atenas, surgindo ai o termo “academia”, através do desenvolvimento desse protótipo foi se tornando cada vez mais comum famílias com poder aquisitivo pagarem para mestres para acompanharem crianças nos estudos. Mais tarde, precisamente em 4 a.C, surgem as primeiras escolas com locais definidos, onde mestres ensinavam gramatica, musica, poesia e eloquência, que é a arte de se expressar bem, mas com um formato de ensino informal pois nessa época as pessoas iam as escolas nos tempos livres, para refletir, esse método durou por séculos.

Mais tarde em no ano de 859 surge a primeira universidade no Marrocos, chamada de Karueein, em Fez, a mesma existe até hoje e foi a primeira também a seguir o padrão aproximado do que temos hoje, sendo uma instituição uma instituição dívida em departamentos, com conhecimento em diversas áreas.

A primeira escola segmentada dos moldes e padrões atuais surgiu na Europa no século 12, partindo da mecânica que conhecemos hoje, com crianças em suas carteiras e professores em salas de aula. Nessa época havia a ligação do aprendizado com o catolicismo, então além de ensinar a ler e escrever, as escolas também transmitiam o conhecimento através do catecismo.

Uma universidade foi fundada na Itália em 1158, sendo a primeira da Europa, chamada Universidade de Bolonha, porem o ensino ficava limitado a igreja e pessoas envolvidas.  

Seguindo os moldes europeus, é fundada a primeira escola no Brasil, localizada em Salvador, no ano de 1549, logo após veio a segunda escola em São Paulo, ambas criadas pelos Jesuítas. Seus ensinamentos envolviam também conhecimentos católicos além da alfabetização.

A instituições de ensino surgiram sendo acessíveis apenas para o público elitizado desde então, o conhecimento era limitado a pessoas com poder aquisitivo, mas por conta do desenvolvimento do capitalismo, o momento das grandes navegações e a chegada da revolução industrial, foi necessário introduzir o conhecimento na grande massa, para a formações de trabalhadores “bons” e disciplinados, desenvolvidos no conhecimento de operação de maquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com