TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundações rasas e Profundas - Questionário

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

Questionário de pesquisa INDIVIDUAL, para ser entregue no dia da prova (30/11).

Ariane Rigo Lize – R.A: 8485183212 – 4º Semestre A - Noturno

  1. Explique a diferença entre estaca escavada e de deslocamento. Dê dois exemplos de cada tipo.

R. Estaca escavada depende da escavação do solo. Exemplos: estaca trado rotativo e estaca hélice continua.

Estaca de deslocamento são aquelas introduzidas no terreno através de algum processo que não precisa de retirada de terra.  Exemplos: estaca metálica e estaca de madeira.

  1. Sobre a Estaca Escavada Retangular Barrete pede-se:

a) Pesquise 3 (três) obras que usaram esse tipo de estaca

R. 1 -Empreendimento: Ca'd'oro Comercial e Residencial

Local: Rua Augusta, 100 - Consolação - São Paulo – SP

2 -Empreendimento: Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais

Local: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, Serra Verde – MG

3 - Empreendimento: Paulistano Fase I

Local: Rua David Bem Gurion, 1001 - Morumbi - São Paulo - SP

b) Explique a importância de usar lama bentônica na execução da Estaca Barrete.

R. A lama bentônica tem a função de formar uma capa protetora fazendo pressão nas paredes da cavidade evitando que haja desmoronamento de terra, dispensando o uso de revestimentos e que a terra entre em contato com o Concreto.

c) Cite 4 (quatro) vantagens de sua utilização. 

R. 1 - O solo fica livre de deformações, inclusive nas vizinhanças da obra, visto que não há vibração, não é capaz de afetar estruturas vizinhas; 2 - O comprimento das estacas é grande e pode ser muito variável (até 45 m, com cargas de até 10000 kN usualmente), além de prontamente alterado conforme conveniência, de furo para furo do terreno; 3 - O solo, à medida que se escava, pode ser inspecionado e comparado com dados de investigação do local, fazendo um feedback (realimentação) para o projeto de fundações; 4 - A armadura não depende do transporte ou das condições de cravação;

d) Qual a sua capacidade de carga.

R. 500 a 1250 tf

  1. Sobre a estaca Franki
  1. Explique a metodologia construtiva

R.  A execução consiste na cravação de um tubo de aço , cuja ponta é fechada por uma bucha de pedra e areia sobre a qual bate um pilão de queda livre de peso de 1 a 3 toneladas que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma fôrma estanque. O comprimento determinado em projeto, é verificado pela nega, que é tirada com 10 golpes de 1 m e 1 golpe de 5 m de altura de queda. 

b) Pesquise 3 (três) obras que usaram esse tipo de estaca

c) Como é realizada a concretagem e a colocação da armação

R. Após obtida a nega, o tubo é levantado ligeiramente e mantido imóvel pelos cabos do Bate-Estacas, e a bucha é expulsa pelos golpes do pilão. Introduz-se concreto seco sob golpes para a formação da base alargada. É necessário que os últimos 150 l de concreto sejam introduzidos com uma energia mínima de 250 tfm para estacas até 450mm, e 500 tfm para estacas superiores a 450mm. Feita a base é colocada a armadura com barras longitudinais e estribo espiral soldado, e procede-se à concretagem do fuste da estaca apiloando-se o concreto em pequenas quantidades com retirada simultânea do tubo, mantendo-se concreto dentro do tubo, suficiente para impedir a entrada de água ou solo. 

d) Cite 4 (quatro) vantagens de sua utilização

R. 1 - Grande área da base, fornecendo grande resistência de ponta; 2 - Superfície do fuste (lateral) muito rugosa, fornecendo grande resistência lateral devido a boa ancoragem do fuste no solo; 3 - - Devido a sua execução o terreno fica fortemente comprimido; 4 - Pode ser executada em grandes profundidades;

e) Qual a sua capacidade de carga.

R. 60 a 400 tf

4- Sobre a estaca Raiz

  1. Explique a metodologia construtiva

R. A perfuração do furo na vertical ou inclinada é executada mediante a utilização de equipamentos mecânicos apropriados denominados perfuratrizes (hidráulicas, mecânicas ou pneumáticas). A perfuração é executada por rotação ou roto – percussão com circulação de um fluído de circulação constituído de água ou lama bentonítica (em casos especiais) com a introdução no solo de elementos tubulares de aço rosqueáveis em cuja extremidade existe uma coroa especial com elevado poder de corte. O fluxo do fluído de circulação carregando os resíduos de perfuração, se processa pelo lado externo do revestimento conferindo ao furo um diâmetro maior do que o diâmetro dos tubos de perfuração utilizados na perfuração. À medida que se prossegue a perfuração, o tubo de perfuração penetra no terreno e os vários segmentos são ligados entre si por juntas rosqueadas. A perfuração prossegue até ser atingida a cota prevista no projeto.

b) Pesquise 3 (três) obras que usaram esse tipo de estaca

R. 1 -Empreendimento: Shopping Iguatemi

Local:        Av. João Wallig, 1800 - Porto Alegre/RS

2 - Empreendimento:        Patio Guido Caloi, Linha 5 Lilás

Local:        Av. Guido Caloi, 1330 - Jd. São Luis - Vila Sônia - São Paulo/SP

3 -Empreendimento:        Club Parque Vila dos Remédios

 Local: Av. dos Remédios, 376, S‚o Paulo - SP

c) Como é realizada a concretagem e a colocação da armação

R. Terminada a perfuração, se foi utilizado lama bentônica deverá ser efetuado uma lavagem com água para ser retirada totalmente a lama bentônica empregada; é colocada a armadura metálica no interior do tubo de perfuração. A armadura pode ser constituída de uma ou mais barras montadas em feixe ou gaiolas conforme especificado pelo projeto estrutural da estaca. Desce-se no tubo de perfuração um tubo até o fundo, através deste tubo é injetada a argamassa (cimento e areia) preparada em um misturador de alta turbulência. A injeção da argamassa é processada de baixo para cima, o que provoca o deslocamento da água existente no furo para fora. Quando o tubo de perfuração estiver totalmente cheio com a argamassa, a sua extremidade superior é tamponada e aplicada uma pressão com ar comprimido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com