TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CUSTO PARA FUNDAÇOES RASAS E PROFUNDAS NAS CIDADES DE CURITIBA E FAZENDA RIO GRANDE

Por:   •  29/11/2018  •  Artigo  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CUSTO PARA FUNDAÇOES RASAS E PROFUNDAS NAS CIDADES DE CURITIBA E FAZENDA RIO GRANDE

GONÇALVES, Alysson

GUERRA, Gustavo

RIOS, Georgeny  

CANALLE, Rafael

RODGENERS

                                                                                            TUZZI, Pedro

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo identificar a composição dos custos (e respectivos valores) cobrados por 03 empresas especializadas na prestação de serviços de execução de obras de fundações (dos tipos rasas e profundas) nas cidades de Fazenda Rio Grande e Curitiba. Os valores e resultados, obtidos nos orçamentos apresentados, permitiram avaliar o grau de dificuldade para a efetiva contratação baseando-se nos elementos presentes na cotação propiciando uma pré-visualização dos itens componentes formadores da proposta através de comparação (entre as diferentes empresas competentes para realização destas atividades) e o impacto correspondente sendo determinante no processo de seleção da empresa vencedora. O instrumento de coleta de dados utilizado ocorreu por intermédio da elaboração de pesquisas de preços junto a empresas prestadoras de serviços específicos de projetos e obras de fundações em Fazenda Rio Grande e Curitiba.

Palavras-chaves: fundações, cotação, custo, orçamento.

ABSTRACT

The purpose of this work was to identify the composition of the costs (and respective amounts) collected by three companies specialized in the rendering of foundation services (shallow and deep) in the cities of Fazenda Rio Grande and Curitiba. The values ​​and results, obtained in the presented budgets, allowed to evaluate the degree of difficulty for the effective contracting based on the elements present in the quotation, providing a preview of the constituent components of the proposal through comparison (among the different companies competent to carry out of these activities) and the corresponding impact being decisive in the selection process of the winning company. The data collection instrument used was done through the elaboration of price surveys with companies that provide specific services for projects and foundation works at Fazenda Rio Grande and Curitiba.

Keywords: foundations, quotation, cost, budget.

  1. INTRODUÇÃO

Nos projetos de uma edificação o orçamento, material e Prestação de serviço nas fundações tem fundamental importância pelo fato de estar relacionada economia de recursos financeiros e sua vida útil, trazendo problemas para edificação e posteriormente ocasionara em custo extra de manutenção e restauração.

Segundo Joppert (2007), o controle de qualidade das fundações deve iniciar se pela escolha da melhor solução técnica e econômica, passando pelo detalhamento de um projeto executivo e finalizando com o controle de campo da execução do projeto.

Nas Organizações modernas os principais fatores são a viabilidade econômica e Precisão na execução de projetos. A utilização de orçamentos e valores cobrados para a construção de fundações rasas e profundas contribui para que se tenha sucesso e coerência em dados e consequentemente maximização de lucros.

Neste trabalho forma analisadas a base forte argamassa e concreto e Montana empresas que prestam serviços de concretagem para fundação rasa (sapatas isoladas, radier) e fundações profundas (estaca de hélice continua)

  1. CLASSIFICAÇÃO DAS FUNDAÇÕES

Segundo Joppert (2007), quando viável, a fundação superficial é bem vista, pois não se tem a necessidade de equipamentos e mão-de-obra especializada, necessitasse apenas de carpinteiros, ferreiros e armadores. Hachich (1996) cita os tipos de fundações superficiais:

∙ Bloco;

∙ Sapata isolada (Figura 2);

∙ Sapata contínua;

∙ Grelha;

∙ Radier.

  1.  FUNDAÇÕES RASAS

TEORIA FUNDAÇÕES RASAS

  1. SAPATAS

Segundo Hachich (et all, 1998) sapatas são elementos de apoio de concreto armado, que resistem principalmente à flexão, que podem assumir praticamente qualquer forma em planta, sendo as mais frequentes as quadradas, retangulares e corridas, isoladas ou associadas. Também conhecidas como fundações diretas ou rasas, são definidas como tal, quando a fundação está assentada a uma profundidade considerada como pequena em relação a sua menor dimensão, estando a uma profundidade de 1,5 a 3,0 metros usualmente (Moraes, 1976).

[pic 1]

(Figura 01: sapata isolada_fonte: Araújo, 2003)

[pic 2]

(Figura 02: sapata em concreto armado_fonte: SANTOS, A. C. O. Tecnologia das construções)

  1. RADIER

Quando todos os pilares de uma estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata, tem-se o que se denomina uma fundação em radier conforme definição de Hachich (et all, 1998) .O radier é um elemento de fundação superficial constituído de um único elemento que recebe parte ou todas as cargas dos pilares da estrutura, distribuindo-as ao solo (NBR 6122, ABNT,2010).Campos (2015 apud ACI 360R, 1997) acrescenta que o radier é uma laje contínua suportada pelo solo, com carga uniformemente distribuída neste, correspondente a no máximo 50% da tensão admissível do referido solo. Mas na mesma obra acrescenta que essas lajes podem ser maciças, nervuradas ou ainda em sistema constituído de lajes e vigas (semelhante à sapatas vazadas).

[pic 3]

(Figura 03: fundações em concreto ciclópico - radier_fonte: SANTOS, A. C. O. Tecnologia das construções)

  1. BALDRAMES

 

São de fundação corrida em concreto simples ou pedra Argamassada indicada para pequenas cargas, distribuídas linearmente, sobre terreno superficial de médio a bom (tensão admissível acima de 0,2 MPa).

[pic 4]

(Figura 04: fundações em concreto ciclópico - baldrames_fonte: SANTOS, A. C. O. Tecnologia das construções)

  1. FUNDAÇÕES PROFUNDAS

TEORIA FUNDAÇÕES PROFUNDAS

  1. HÉLICE CONTINUA

A vantagem de serem executadas com o comprimento estritamente necessário. Podem ser executadas de várias formas, principalmente com hélices (contínuas ou descontínuas), que são chamadas também de estacas rotativas, que perfuram o solo até uma cota pré-determinada em projeto pelo engenheiro de fundações, com o auxílio dos perfis de sondagem, já executados em etapas anteriores do processo de construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (926 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com