TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundação Rasas e Profundas

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação rasas e profundas

Quando se trata na execução de uma obra, a primeira etapa a ser construído é a fundação, porém só podemos realiza-la e saber qual seria a ideal, após saber as cargas que a irão conter na estrutura e como será dimensionada até a ela.

Após reconhecer as cargas de projeto, será de importância saber como será sua chegada até a fundação, tomando cuidado por que nelas podem conter cargas verticais, momentos, torções e forças negativas, causando o arrancamento da fundação.

A sua escolha dependerá de dois fatores.

Tipo do solo

  1. Características local
  2. SPT - (sondagem à percussão ou sondagem de simples) 
  3. Nível d’água
  4. Composição (Argila, Areia, Silte, etc.)  

Viabilidade e disponibilidade

 Deve sempre levar em consideração a disponibilidade e viabilidade de mão de obra, equipamentos e a localização da obra, pois na execução do tipo fundação escolhido, pois muitas vezes a melhor fundação nem sempre será viável ou terá um gasto muito maior que outra alternativa de fundação.

As fundações podem ser separadas em duas categorias, as rasas e profundas.

As fundações rasas são aquelas que são apoiadas nas primeiras camadas de solo, sendo firmes e não sofram deformações com o tempo. Sendo evitadas em solo de argila mole, areia fofa ou muito fofa, em solo mal compactado e que contenham muito material orgânico. Terá que ter o cuidado com o cubo de pressão, pois poderá causar recalque na estrutura se não for bem avaliado as camadas do solo.

Tendo como principais;

Bloco - Fundação de concreto simples, aonde tensão de tração é resistida pelo concreto, sem ter a necessidade de armaduras. Usada em solo que tem boa capacidade de suporte superficial, aonde é possível absorver as tensão da carga da edificação sem uma grande área de demanda do solo.

Sapata Isolada - Fundação superficial de concreto armado, aonde a tensão de tração é resistida pela armadura. Usada em solo que tem boa capacidade de suporte superficial, aonde é possível absorver as tensão da carga concentradas da edificação sem uma grande área de demanda do solo.

Sapata Corrida - Fundação que recebe cargas distribuídas linearmente. Usada em solo que tem boa capacidade de suporte superficial, aonde é possível absorver as tensão da carga linearmente da edificação sem uma grande área de demanda do solo.

Grelha - Fundação formada por vigas que se cruzam nos pilares. Tem a função de distribuir linearmente as tensões dos pilares, sendo sua execução complicada por ter uma armadura pesada e possui um gasto mais elevado que as demais sapatas rasas, porém não tem uma tensão tão elevada comparada as demais fundações do tipo.

Sapata Associada - Fundação da sapata que recebe carga de dois ou mais pilar.

Radier - Fundação que se parece com uma laje, ele recebe parte ou todas as cargas do Pilar da estrutura. Recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial, pois tem uma área ampla, facilitando a distribuição das cargas.
Usada normalmente com edificações de alvenaria estrutural, pois tem melhor aproveitamento com cargas distribuídas linearmente do que das concentradas. Tem um custo relativamente econômico.

[pic 1]

As fundações profundas ou indiretas, transmite as cargas para uma camada mais profunda no solo e conta com a resistência lateral pois estão a mais de 3,00 metros abaixo do nível do solo, porém tem sua maior resistência em sua ponta, devendo sempre ser apoiada em solo firme.

Tendo como principais;

 Estaca - Fundação Profunda, sendo encontrada em diferentes tipos, madeira, aço ou concreto, sendo feita por equipamentos ou ferramentas. Recomendado para solos aonde não se tem uma boa capacidade de suporte, como é possível a sua cravação de vários metros nas camadas do solo, garante a estabilidade da edificação.

Sua execução pode ser por escavação para uma futura concretagem ou por cravação de uma estaca pré-moldada no solo.

Porém as estacas locadas em in loco devem avaliar algumas recomendações de prevenção, como a vizinhança, por que em sua execução ser realizada pela estaca franki ou estaca Strauss, podem acarretar muitas vibrações nas edificações vizinhas, causando desconfortos ou até mesmo dandos

Tubulação - Fundação Profunda com forma cilíndrica. Em sua execução necessita de descida profissionais. Diferentes das estacas, em sua execução não há perigo com vibrações que possam prejudicar edificações vizinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (116.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com