TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Pneumonia

Doença inflamatória aguda que compromete os pulmões, pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro), provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é a maior responsável pelas mortes de crianças menores de 5 anos: mais de 1 milhão em todo o mundo.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico, tomografia computadorizada e de raio-x do tórax que pode revelar áreas de opacidade (visto como branco) que representam a consolidação. A maioria das pneumonias são de origem bacteriana, como  o pneumococo que é o mais freqüente e pode ser tratada com a ingestão de antibióticos.

A gravidade da pneumonia depende da quantidade de patógenos presentes e da integridade das defesas do hospedeiro.

Diagnóstico por imagem


A radiografia de tórax (póstero-anterior e perfil) deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de pneumonia. O diagnóstico radiográfico de pneumonia é feito pela identificação de novas opacidades pulmonares. O exame permite ainda avaliar a extensão da doença, realizar diagnósticos diferenciais, identificar condições associadas (como derrame pleural, abscessos ou cavitações) e monitorizar o tratamento.

Radiografia de tórax em PA em posição de pé, evidenciando pequenas áreas com opacidade no pulmão direito e com incidência maior no lobo inferior do pulmão esquerdo, paciente com quadro clínico de pneumonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com