TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERCOLESTEROLEMIA NA SAÚDE PÚBLICA E NA VIDA DO CIDADÃO BRASILEIRO

Por:   •  26/11/2020  •  Dissertação  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                   CBS

             HIPERCOLESTEROLEMIA NA SAÚDE PÚBLICA E NA VIDA DO CIDADÃO BRASILEIRO

Gabriella Sousa CEZARIO (IC Gabriela.cezario12@hotmail.com)¹, Camila Pereira BARBOSA (IC)² , Gabriel Luan da Cunha OLIVEIRA (IC)³, Raiany Souza MARQUES (PQ)¹, Thayna Caroline Guilherme SILVA (PQ)², Gisele da Silva SOEARES (PQ)³

Curso de Enfermagem; 1. Curso de Enfermagem; 2. Curso de Enfermagem; 3. Curso de Enfermagem; 4. Curso de Enfermagem; 5. Curso de Enfermagem; 6. Curso de Enfermagem

Faculdade de Minas FAMINAS - FAMINAS-BH - 31744-007 – Belo Horizonte

                                                         - MG.

                  Palavras-chave: Hipercolesterolemia; doenças cardiovasculares; colesterol.

APRESENTAÇÃO:  No século XIX o primeiro a detectar presença de colesterol em placas ateroma foi Vogel, mostrando na sua fisiologia um tipo de gordura que está presente em nosso corpo naturalmente, exercendo uma função indispensável em relação ao funcionamento da célula [1], mas o seu excesso ocorre  risco de desenvolver doenças e uma delas é a hipercolesterolemia que é o elevado índice de colesterol no sangue, e a adoção de dietas ricas em colesterol e gorduras saturadas vem sendo um grande erro da humanidade, havendo dois tipos de lipoproteínas, conhecidas como HDL (bom) LDL (ruim), tendo como função transportar-se para o fígado onde serão eliminadas, as lipoproteínas de baixa densidade se acumulam nas paredes das artérias podendo causar doenças cardíacas, já a lipoproteína de alta densidade tem a capacidade de remove-las das artérias e leva-las para o fígado.Há cerca de 40 anos a influência da dieta começou a ser enfatizada pela importância da saúde e enfermidades como doenças cardiovasculares entre outras, alguns países entre eles Estados Unidos notaram progresso a respeito da mortalidade, a redução do colesterol diminui o circulante LDL, por isso a dieta. Tendo uma capacidade de origem ambiental ou genética, assim é o segundo caso de hipercolesterolemia sendo ela familiar (HF), que é uma doença genética do metabolismo das lipoproteínas cujo modo de herança é autossômico codominante, assim ocorre um erro genético afetando o receptor da LDL, se dá origem de duas maneiras em forma heterozigótica, metade dos receptores está comprometida e a outra metade não, ao mesmo tempo que na forma homozigótica todos os receptores estão afetados. Evidencias sobre a doença se associa ao processo aterosclerótico desde a idade pediátrica. Estudos recentes mostram que em Portugual é uma doença subdiagnosticada a cada 500 indivíduo pelo menos 1 tem a hipercolesterolemia familiar. DESENVOLVIMENTO:  Em meados do século XVIII mortes súbitas em portadores de xantomas foram relatados pela primeira vez, Em 1938 Muller descreveu a HF como uma entidade clínica, e que era achados em algumas famílias herdado como um traço dominante [10]. De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 30 % da população com a idade superior a 45 anos acomete a esta condição, estudos do o Instituto do Coração da USP diz em cada grupo de 500 pessoas pelo menos 1 haveria hipercolesterolemia.  
A presença de xantomas
xantelasmas e arco corneano é um sinal clinico da hipercolesterolemia familiar que ao fazer o exame físico pode ser detectado não só pela inspeção visual mas pela palpação também [10]. O colesterol normal na hipercolesterolemia o seu total seria maior que  200 mg/dl de HDL menos de 45 mg/ dl e LDL maior que 130 mg/dl em homens e mulheres, sendo uma doença ausente de sintomas, ela vem sendo exposta com passar dos anos causando detrimentos artérias, ou seja, uma má alimentação na infância em desencadeando um aumento de peso, e uma primeira manifestação de um infarto do miocárdio, pessoas acima do peso não necessariamente contém a doença, o sedentarismo também pode abrangi espaço para hipercolesterolemia. A LDL é composta principalmente de colesterol e uma única apo, são capturadas por células hepáticas ou (LDLR) ao seu lado interno das células o colesterol pode ter aglomerado para deposito por ação da enzimas (ACAT), o nível alto de colesterol no sangue se origina por conta da expressão dos LDLR nos hepatócitos, As partículas de HDL se forma no fígado no intestino e na circulação o seu colesterol livre é recebido pela membrana celular seu cofator é (LCAT) esterificação Do colesterol ocorre principalmente nas HDL, tendo o papel de transportadora ela é captada pelos SR-B1.

 Segundo TOSHIMA o aumento de alimentos ricos em colesterol favorece o elevado número de casos com a doença. Apesar de ser uma doença prevenível e tratável, como características básicas desse tratamento, uma vida saudável e o primeiro passo, com a perda de peso, reeducação alimentar, exercícios físicos para o combate do colesterol “mau”[5]. Tratamentos com drogas hipocolesterolemiantes foram testadas e tem demostrado resultados significantes, porém nem todos pacientes toleram este tipo de tratamento, no entanto estudos revelaram que certos tipos de frutas e hortaliças que ajuda na redução de colesterol sanguíneo, devido a fontes de fibra [5] .Diante dessas circunstâncias, é imprescindível o conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre as possibilidades do uso de medicamentos caso não houver melhoras, sendo assim as estatinas são atualmente os mais usados para tratar o colesterol alto, recebendo o nome cientifico de  inibidores da enzima HMG-CoA redutase. A redutase é uma das enzimas do fígado que produz colesterol, dependendo da dosagem a uma redução do LDL, as estatinas não são as únicas drogas disponíveis, porém tem apresentado o melhor resultado. Recentemente a Pró-proteína Convertase Subtilisina/Kexina Tipo 9 (PCSK9) foi introduzida com novos conhecimentos, se expressando no fígado, intestino e rins, com a função de reciclar LDLR resultando no aumento de níveis plasmáticos de LDL.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando que a hipercolesterolelmia é uma doença tratável. No Brasil, cerca de 40% da população sofre com o colesterol alto, e aproximadamente vai ao óbito 17 milhões em todo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Devido a diversos casos um dos primeiros métodos a ser utilizado é ter uma boa alimentação e por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), o governo promove para população meios ter bons hábitos. Desta forma, o desenvolvimento deste tipo de atividade, favorecerá melhores resultados para a população, com incentivos e melhorias na sua saúde, devido aos costumes da cultura escassa de realizar logo na infância alimentos saudáveis e atividades físicas, o aumento de colesterol alto vem sendo indesejável. Entretanto, alcançar esse objetivo com eficácia requer estratégias e disponibilidade para realizá-las, Organizações e hospitais, impondo na população táticas para uma melhoria é de grande importância, demonstrando casos de obesidade, sedentarismo e doenças, iniciada principalmente por uma má alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com