TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência da moeda dos EUA sobre a economia e a vida dos brasileiros

Artigo: Influência da moeda dos EUA sobre a economia e a vida dos brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

RBATV Depois de um período de estabilidade, o dólar voltou a registrar alta - a maior dos últimos quatro anos. A valorização da moeda americana tem grande influência na economia e na vida dos brasileiros

Quem acompanha meios de comunicação em todo o país, percebe que a cotação do dólar está presente todos os dias. Porém o que pouca gente entende é por que existe tanta oscilação do preço da moeda americana.

A economista, Marilei Kroetz, explica: “O dólar é como se fosse qualquer outro produto que existe no mercado. Quanto mais se procure dólar para comprar mais caro ele vai ficar, quanto menos, mais barato ele vai ficar no mercado.”

É necessário que as pessoas saibam a importância da cotação do dólar, já que ele tem interferência direta no nosso dia a dia. Essa interferência começa primeiro na nossa alimentação. Com o dólar alto fica mais interessante a exportação de grãos, com isso o produto no Brasil fica mais caros, aumentando o índice de inflação. Além disso, a compra de produtos importados fica também mais difícil já que eles aumentam de preço.

Até mesmo o que é produzido no país pode sofrer reajuste, já que muitos dos componentes utilizados na fabricação são importados. E se você está pensando em viajar, é bom preparar um dinheiro extra, isso porque a viagem também vai ficar mais cara.

“Para aquela parcela da população que tem interesse em fazer um intercâmbio, sair do país para fazer compras ou apenas para passear; vai gastar mais quando sair do país”, ressalta a economista.

Porém para alguns setores da economia essa alta do dólar pode ser favorável, já que é possível ganhar mais com a exportação. O Governo tem algumas armas para tentar controlar essa alta, porém nem sempre elas dão resultado.

“Acredita-se que é uma especulação momentânea que está acontecendo em torno da moeda estrangeira no país”, disse a economista Marilei Kroetz.

Por que o dólar é referência monetária mundial?

Provavelmente você já conheceu alguém que, desconfiado da moeda brasileira, tenha usado suas 'suadas' economias para comprar dólares. Mas talvez você ainda não tenha parado para se questionar o porquê da moeda americana ser considerada forte a ponto de se tornar a referência monetária internacional.

» Imprimir mais dinheiro resolveria os problemas?

» Qual é a origem do cifrão?

» Veja outras curiosidades de História

Nem sempre o dólar ocupou esse patamar de referência internacional. Durante a segunda metade do século XIX, por exemplo, a moeda mais respeitada do mundo era a libra esterlina, da Inglaterra, então a grande potência mundial. O dólar era apenas uma das últimas opções, pois os Estados Unidos eram devedores pouco confiáveis, além de não possuírem um sistema monetário unificado.

Segundo o professor de Economia Leonardo Xavier da Silva, o dólar começou a ganhar força no começo do século XX, logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a Inglaterra atingindo seu limite como país líder da economia no âmbito global e os Estados Unidos começando a participar mais ativamente do comércio externo.

No entanto, apenas anos mais tarde, após o segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com