TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista UNIP

Arquitetura e Urbanismo

Alunos: Frederico Elias

              Jéssica Guilard

              João Paulo Lemos

Período Pré-Colonial no Brasil

Goiânia, 10 de setembro de 2016.

Alunos: Frederico Elias

Jéssica Guilard Ferreira       RA: B7661D-9

João Paulo Lemos

Período Pré-Colonial no Brasil.

Trabalho apresentado no Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista UNIP.

Orientador: Ivan O. de Grande

Goiânia, 10 de setembro de 2016.

Índice


Resumo


Introdução


  1. O que seria o período Pré-Colonial?

É o período compreendido entre 1500 (chegada dos portugueses) a 1530, porém durante esses anos não houve de fato colonização portuguesa no Brasil, desde a chegada dos portugueses até 1531, com um projeto colonizador de Martim Afonso de Souza, o Brasil recebeu as expedições portuguesas a fim de explorar o pau-brasil, defender e receber reconhecimento territorial.

  1. O Começo

[pic 1]

Imagem 1: Primeiras décadas da colonização portuguesa em terras brasileiras.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-23730/fotos/detalhe/?cmediafile=21032116

De 1500 a 1530 d.C. o Brasil estava em segundo plano devido a falta de metais preciosos, o foco para os lusitanos era mesmo o comércio lucrativo das índias orientais. 

Em 1501 a expedição liderada por Gaspar de Lemos recebeu a missão de nomear pontos do litoral brasileiro para fortificar e proteger o litoral de invasores. Foi confirmada a existência de pau-brasil nas nossas terras, chamando bastante à atenção dos portugueses, já que a tinta avermelhada que era extraída poderia ser utilizada para tingir tecidos. A exploração da madeira tornou-se a principal atividade econômica do período pré-colonial. Portugal então estabeleceu a produção nômade e predatória que tinha mão de obra indígena, chamada de escambo, em troca dos trabalhos os índios recebiam bugigangas.

[pic 2]

Imagem 2: Representação de escambo.

Fonte: http://pt.slideshare.net/EQUAREnsinoMedio/wwwequarparaensinomediocombr-histria-perodo-colonial

Passando-se o tempo os portugueses foram se ausentando e isso incentivou outros povos a invadirem nosso território. Os franceses entraram no litoral brasileiro a procura de pau-brasil. O governo português notou a falta de centros de colonização e isso colocaria em risco a propriedade das terras já conquistadas no continente americano.

O rei de Portugal teve a ideia de criar expedições guarda-costas, cujo objetivo era policiar as terras e impedir a entrada de estrangeiros. Sua ideia foi um enorme fracasso, Dom João III se viu obrigado a dar inicio a colonização do país por medo de perder as terras para os franceses.

Não sendo suficiente o risco de invasão, os portugueses não chegaram a um lucro esperado com a construção de uma rota marítima que os ligassem diretamente às Índias, o comércio do Oriente entrou em declínio, não era mais atrativo como antes, por causa da longa rota e a grande concorrência comercial de outros povos. Por isso o governo português voltou suas atenções para a exploração do espaço colonial brasileiro, já que ainda alimentava a esperança de encontrar metais preciosos.

  1. Período Pré-Colonial – Arquitetura e Urbanismo

Claro que antes da chegada dos portugueses já havia outro seres humanos aqui, os índios. Eles possuíam hábitos e costumes diferentes dos europeus, os espaços que conviviam eram próprios da sua cultura e sua criatividade e engenhosidade eram claramente vistas nas ocas, feitas com tramas de madeira, ambiente amplo e circular.

Indígena é o termo utilizado para designar povos encontrados em terras não exploradas anteriormente pelo homem branco. No caso do Brasil, o primeiro contato de índios com portugueses em 1500 foi de muita estranheza para os dois lados. As duas culturas eram bastante diferentes e podemos dizer que opostas, eram mundos completamente distintos.

O índio produz objetos utilizando as matérias-primas da natureza. O meio ambiente é muito respeitado por eles e somente é retirado o necessário para sua sobrevivência. Desta maneira, construíram canoas, arcos, flechas e suas habitações (ocas).

A arquitetura vernacular, uma arquitetura “menor”, não que seja antiga, mas é comum e anônima, sem interferência de engenheiros ou arquitetos, está mais ligado ao ambiente, cultura e a história de onde está inserida. Portanto ela somente deve ser considerada dentro do seu contexto servindo como uma ponte entre a história e a arquitetura. Na arquitetura vernacular, a inovação não é considerada uma virtude. Nela os estilos não são reconhecidos, e sim somente um único estilo que é fixo e imutável.

[pic 3]

Imagem 3: Amarrações

Fonte: https://mamempreendimentos.wordpress.com/tag/indigenas/

2.1- A chegada dos Colonizadores

A chegada dos colonizadores levou à necessidade de novas construções, seguindo um estilo diferente do que estava acontecendo na Europa, menos rebuscado, conhecido como Colonial. Essa simplicidade se dá pela falta de tecnologia, essas construções eram feitas através de mão-de-obra escrava (primeiramente indígena e depois de origem africana) que era abundante na época.

O período colonial vai aproximadamente desde 1534, quando os primeiros europeus chegaram para colonizar o Brasil, e é caracterizado por casas térreas, pequenos sobrados e também casarões avarandados nas propriedades rurais. Assim que foi implantado o sistema de capitanias hereditárias ocorreu o processo de povoamento do país, simultaneamente dá-se no país o Barroco Brasileiro e Rococó, não só na região que hoje compreende a Minas Gerais, mas também no Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (453.2 Kb)   docx (947.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com