TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habitação

Por:   •  6/7/2015  •  Artigo  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE ARQUITECTURA

CURSO DE DOUTORAMENTO EM ARQUITECTURA

DISCIPLINA: O EDIFICADO EXCECIONAL E A MATERIALIDADE

PROF. MADALENA MATOS

ALUNO: WALBER DA SILVA PEREIRA FILHO    

 JANEIRO - 2015

Apresentação do trabalho

O trabalho proposto para a disciplina é a analise de uma situação arquitetônica ou urbanística que nos diga algo (O edificado excecional e a materialidade). O objetivo é escrever um  artigo / paper de 10 a 20 páginas que contenha as seguintes fases/etapas:

- Caracterização;

- Emoção;

- Como se reproduz.

Conter: Parte documental e elencar parte bibliográfica do edifício.

USAR O CASO PROSAMIM. (MESMO CASO DA DISCIPLINA: ARQUITETURA DA HABITAÇÃO I)

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS

O objetivo geral do presente artigo é analisar a configuração arquitetônica do Programa PROSAMIM - AM e, como objetivo específico apresentar um breve estudo histórico sobre a cidade na qual está inserido: Manaus - AM, abordando os seguintes aspectos: o seu projeto, a sua tipologia, o seu espaço interno, sistema construtivo, forma, imagem e a sua emoção arquitetônica.

JUSTIFICATIVA

Alguns fatores foram decisivos para a escolha deste Projeto Arquitetônico e Urbanístico, dos quais podemos citar: um raro exemplo de habitação social na qual obtém um resultado satisfatório por parte dos moradores e da sociedade em geral; projeto arquitetônico diferente e inovador dos que existem em nosso país em sua categoria; interessante sistema construtivo econômico e facilidade de registros e informações.

METODOLOGIA

Utilizou-se para a coleta de dados/informações a revisão literária compreendendo fontes como livros, revistas científicas, periódicos científicos, dentre outros.

A CIDADE DE MANAUS (HISTÓRICO)

USAR O QUE NÃO FOI UTILIZADO NO OUTRO ARTIGO

O PROGRAMA PROSAMIM (HISTÓRICO)

USAR O QUE NÃO FOI UTILIZADO NO OUTRO ARTIGO

O PROJETO ARQUITETÔNICO

        "Entendemos que para esta tarefa deveremos verificar os componentes do desenho urbano e arquitetural contemporâneo, utilizados, por exemplo, na concepção dos conjuntos habitacionais de interesse social, confrontando a aplicabilidade dos espaços públicos e avaliando parâmetros de desempenho do desenho da conformação urbana proposta." Escritório Cooperativa - Arq. Luiz Fernando de Almeida Freitas - responsável pelo projeto arquitetônico do PROSAMIM.

[pic 2]  [pic 3]

Figuras XX: Projeto Arquitetonico. Fonte: prosamim.am.gov.br

CONDICIONANTES: O projeto como ferramenta de tomada de decisão

        Mudar todo o texto abaixo que esta de verde para nao ser considerado plágio.

Disponível em: http://pt.slideshare.net/Instituto_Arquitetos/apresentao-desenho-urbano-e-arquitetura-para-habitao-de-interesse-social

        A argumentação utilizada baseia-se em que há uma mudança, ainda que iniciante, no método de reproporcionar à concepção arquitetônica e principalmente urbanística, uma razão morfológica. Razão que tem como característica preponderante a intervenção em pequena e média escala, os grupamentos habitacionais, adequados à ocupação dos vazios urbanos dotados de infraestrutura afastando-se da construção dos grandes conjuntos urbanos periféricos desintegrados e com elevados custos sociais e econômicos. Os conjuntos habitacionais, tradicionais.

        A idéia é de que a cidade nos parâmetros atuais pode comportar mais densidade sem perda de sua qualidade de urbanidade; de forma a que a própria comunidade e toda a sua população devem tornar-se foco da política de ação implementada e não apenas aqueles aos quais se destinaria a expansão da cidade e menos ainda aos que dela intentam abstrair um exagerado lucro, socialmente injusto.

[pic 4]

Figura XX: Imagem do Estudo preliminar. Fonte: prosamim.am.gov.br

ASPECTOS HABITACIONAIS E TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA

Mudar todo o texto abaixo que esta de verde para nao ser considerado plágio.

Disponível em: http://pt.slideshare.net/Instituto_Arquitetos/apresentao-desenho-urbano-e-arquitetura-para-habitao-de-interesse-social

         

        Esta concepção tem como proposta uma visão da própria cidade conhecidos da cultura urbana, que se revela, se redimensiona em sua concepção. Uma resingularização, certo retorno da perspectiva estética, indo de encontro ao “funcionalismo”, mas que se articulará sobre o conjunto de agenciamentos, de enunciados: traduzidos como estrutura principal do espaço, são elementos redimensionados e retrabalhados da concepção conhecida e tradicional da cidade brasileira, a rua, a vila, o lote, a casa. A tipologia habitacional deverá obedecer às recomendações da Boa Técnica respaldando-se nas melhores práticas brasileiras e internacionais, e atendendo a todos os parâmetros determinados pela legislação local. Essa solução conceitualmente parte das seguintes premissas na qual observamos no projeto em questão:

        1 - Moradia Individual - respeitar o conceito de adotar a solução que maior se aproxime da moradia individual, ajustando-as as condições topográficas e de densidades decorrentes dos terrenos disponíveis a serem utilizados. Essa solução tem ainda a vantagem de diminuir os espaços condominiais ao mínimo possível, sendo de maior sustentabilidade, ao exigir muito menor manutenção e diminuir os riscos de degradação física dos edifícios.

        2 - Menor número possível de variações – procurou-se ter o menor número de variações possíveis compatibilizada com a necessidade de atender a população a ser reassentada e as condições topográficas do terreno. Daí resultará versões de plantas derivadas do arranjo de espaços interiores idênticos (de mesma área e configuração). Neste projeto foram utilizados dois módulos de 3,60m x 9,00m (aproximadamente) respectivamente para a sala, banheiro e cozinha e o outro para os quartos (ver desenho). Esses módulos estarão dispostos lado a lado, constituindo as unidades térreas, ou sobrepostos, constituindo o sobrado (ver desenho), sempre com acesso direto externo do térreo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (492.4 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com