TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Rio de Janeiro

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

História do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1° de Janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar lemos que acreditou ter chegado em uma grande baia nomeando a de baia do Rio de Janeiro. Porém, décadas se passaram até o início da colonização, e lutas foram armadas na disputa de riquezas naturais como o pau-brasil. Os franceses foram um dos povos que enfrentaram os portugueses competindo no comercio madeireiro.Com tantas disputas o governo português decide colonizar o território em 1530, expulsando os franceses em 1576, com esta expedição o rio de janeiro foi fundada em 1 de março de 1565 pelo explorador Estácio de Sá.

Devido a posição estratégica da cidade na bacia de Guanabara desenvolveu se uma zona portuária e comercial aumentando a população da cidade e as disputas tanto territoriais quanto comercias. Porém as minas, que estabeleceu o rio como uma ponte para a Europa, se esgotaram e a competição de outros países com o pau brasil trouxe crise a cidade.

Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, houve um grande crescimento demográfico e econômico. Este rápido crescimento ocasionou diversos problemas que inda são existentes na cidade de hoje.

A realeza trouxe vida à cidade, com uma comitiva de mais de dez mil pessoas. Junto com a comitiva vieram artistas incumbidos de retratar a sociedade e a natureza e ainda as profundas reformas urbanas. Nesta época começaram a ser criados grandes marcos da cidade, entre eles: Jardim Botânico, Museu Nacional de Belas Artes, Banco do Brasil e a Biblioteca Nacional. Foi também nesta época que os cafezais atingiram Angra dos Reis e Paraty, evoluindo para o Vale do Rio Paraíba do Sul até as encostas da serra. [Soul Brasileiro,2013]

A cidade do rio de janeiro conheceu seu maior esplendor entre 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham atraídas pela sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais. Hoje a cidade maravilhosa é a capital do estado e a segunda maior metrópole brasileira, com mais de seis milhões de habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com