TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALAÇÕES PREDIAIS E URBANAS

Por:   •  10/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

        INSTALAÇÕES PREDIAIS E URBANAS II - SIST. ELÉTRICO

        LEVANTAMENTO DE APARELHAGEM UTILIZADA NOS PROJETOS ELÉTRICOS [pic 6]

Os eletrodutos podem ser:

•        Não metálicos: PVC, plásticos com fibra de vidro, polipropileno, etc.

        Metálicos: Aço carbono galvanizado ou esmaltado, alumínio, etc.

Possuem como características à flexibilidade sendo:[pic 7]

•        Rígidos ou flexíveis 

Podendo ser sua forma de conexão:

•        Soldado ou rosqueáveis[pic 8]

Acessórios:

•        Luvas: usadas para emendar eletrodutos de mesmo diâmetro ou de diâmetros diferentes (redutores).

•        Curvas: usadas para mudar a direção dos eletrodutos assim fazendo todo o percurso.

•        Buchas: usadas para fixar eletrodutos em caixas de passagem.[pic 9][pic 10][pic 11]

•        Abraçadeiras: Fixam os eletrodutos em paredes, linhas ou vigas.[pic 12]

•        Caixas de passagem: Abrigam emendas e componentes elétricos de manobra ou energização, tais como soquetes de lâmpadas, tomadas, interruptores, etc. [pic 13]

•        Caixas de derivação: Devem ser colocadas em local de fácil acesso e providas de suas respectivas tampas. Quanto à forma de instalação, podem ser de embutir, aparente ou de sobrepor e ao material podem ser de PVC ou aço galvanizado[pic 14]


Eletrodutos e fiação

 Logo ao construir uma casa, quando a alvenaria e as lajes são concluídas, logo são feitos os caminhos para que se colocam todos os eletrodutos nas paredes e que são conectados na caixa de ligação e são colocados de acordo com as normas e onde vão ficar as tomadas e os interruptores na casa toda.

Nas paredes os eletrodutos são colocadas e tem como uma característica principal que são flexíveis, os eletrodutos existentes são não metálicos e metálicos que são citados no início deste trabalho. Em pisos e na laje eletroduto utilizado é o rígido de PVC pois contem a resistência necessária. Logo após isso pronto, o próximo passo é passar a fiação por toda a casa que teve a instalação do eletroduto colocado conforme as normas e por um profissional qualificado e competente.

 Vale ressalta que o pedido de ligação elétrica já deve ter sido feito pelo responsável da obra e o próximo passo agora é passar todos os fios e instalar as tomadas e deixar um excesso de fios nas tomadas para as lâmpadas serem estaladas logos após esse processo.  

Poste de entrada

Lidar com a eletricidade tem riscos, e por isso é muito importante um profissional qualificado e seguir as instruções das normativas impostas pelas NBR´s e pela companhia de eletricidade. Inicialmente tudo principia pelo poste de entrada que fica sempre localizado mais ou menos na entrada da residência, ele tem um tamanho padronizado pena companhia de eletricidade.

O poste de entrada obrigação permanecer juntamente, com à divisa do terreno junto a rua pelo lado de dentro, ele pode ser disposto sobre o resguardo da caixa de entrada no qual está medidor; é bom também construir esse abrigo sobre a entrada de água, isso facilidade as leituras que são feitas pelos funcionários das companhias de energia, água e esgoto.

No mesmo poste, outro eletroduto deve receber a fiação do telefone, colocando-se a caixa de entrada do telefone no mesmo abrigo. O eletroduto fixado no poste por onde entra os fios, têm que ficar sempre com a ponta virada pra baixo, ele é assim para bloquear que a água da chuva, e passe para a extremidade do poste tem um isolador onde a companhia instalada os fios dela, comumente são três fios, duas “fases” e um “neutro”, o que permite gerar as ligações de 220 V e 127 V; os fios entram pela bengala até a caixa de medição.

Fios fase e neutro no poste de entrada - Sendo monofásica

Essa medida de 127 Volts e 220 Volts em ligações, no medidor e disjuntor geral pode variar de acordo com a companhia elétrica.

Medidor e o disjuntor

Somos acostumados a chamar de 110 V, mas na verdade é 127 V. Essa ligação é feita um fio fase e um fio neutro. A conecção 200 V nesses casos é feita junto duas fases. Existem cidades que a instalação é só de 220 Volts, nessa circunstância tem que escolher aparelhos elétricos e lâmpadas de 220 V. E nesses lugares deve chegar com a companhia elétrica da sua cidade se os fios que chegam até a sua casa são exclusivamente os fios fase ou se tem o neutro também; porque isso é essencial na hora de puxar os fios para os aparelhos da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (548.7 Kb)   docx (748.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com