TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IPHAN - Análise da Obra

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos da Arquitetura

Profª. Sara Vieira Rosa

Trabalho 1D – Análise de Obra

 

Paulo Walraven

Kamila Saraiva

Leandro Alves

Fortaleza – CE

Set/2014

INTRODUÇÃO

1950                                                        

[pic 1]

O presente trabalho foi desenvolvido para o estudo arquitetônico e aprofundamento histórico sobre patrimônios culturais existentes em Fortaleza, aqui está apresentado o IPHAN/CE – Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, que é o responsável pela preservação do Patrimônio Cultural de nossa cidade.

Ao estudarmos, conhecemos sua história ao longo do tempo, desde o seu surgimento até os dias de hoje. Foi construído na época em que o ecletismo era predominante em Fortaleza, possui um estilo semelhante da arquitetura neoclássica, com detalhes nos eixos de simetria, arcos abatidos e, posteriormente, reformado com a construção de uma platibanda balaustrada.

Nosso trabalho tem com o objetivo de realizar a análise técnica sobre o local, como o IPHAN se adaptou estruturalmente ao longo dos anos, sendo reformado para melhor enquadramento e mobilidade da sociedade.

Localizado na Praça José de Alencar, ao lado do Teatro José de Alencar, sua história está entrelaçada com a da Escola Normal e a Escola de Medicina, onde ambas pertencem ao Ministério da Educação, sendo que o espaço no qual está inserido, pertence ao Ministério da Cultura, funcionando assim o IPHAN.

Logo ao desenvolvermos minuciosamente o estudo do IPHAN neste trabalho, descreveremos um pouco dessa história, além de toda a parte estrutural de nossa pesquisa.

METODOLOGIA

O trabalho foi realizado primeiramente através de pesquisas na internet, após um estudo geral realizamos uma visita ao local, onde tiramos fotografias, que pudemos constatar as várias mudanças arquitetônicas que foram realizadas.

Na biblioteca do local, encontramos em seu acervo o, Guia de Bens Tombados pelo estado do Ceará, o qual trouxe informações precisas sobre o prédio desde a sua construção, como também sua planta, informações estruturais e localização.

Registramos todos os detalhes internos e externos, pavimentos e salas existentes, bem como tivemos o prazer de entrevistar o arquiteto responsável pelo patrimônio, Sr. Francisco Augusto Sales Veloso, que nos contou toda a história do IPHAN desde 1840, onde fora instituída naquele local a primeira Escola Normal de Fortaleza.

ARQUITETO / AUTOR DO PROJETO

O edifício foi projetado pelo engenheiro civil austríaco, Henrique Foglare, e construída por Henrique Theberge, engenheiro responsável pelas obras públicas da Província, assessorado por Francisco de Sousa Brasil, mestre pedreiro.

LOCALIZAÇÃO

Situada na Rua Liberato Barroso, N.º 525, Praça José de Alencar, Bairro Centro, a edificação compõe importante conjunto arquitetônico nesta área, juntamente com o edifício do Teatro José de Alencar, o Lord Hotel e a Igreja do Patrocínio.

        O Prédio ocupa lote urbano, mas tem implantação atípica, com grandes recuos frontal e laterais, mantendo-se isolado dos lotes vizinhos. Nos limites, é circundado por muro com grade de ferro.

O PROJETO

Em 1940 foi construída a primeira Escola Normal de Fortaleza, conhecida também por Grupo do Norte, onde sua função estaria voltada para a educação, esse período teve um marco muito importante na história, pois na Escola Normal só lecionava professores homens, e a partir daí a mulher passa a possuir funções não domésticas e é inserida no ensino. O livro A Normalista de Adolfo Caminha retrata um romance do Séc. XIX e traz exatamente essa inserção da mulher na educação e na sociedade. Após a Escola Normal, em 1948, também instituída para fins educacionais, através de movimentos foi realizada uma “doação” para que fosse construída a Escola de Medicina, no entanto ao ser doado o espaço foi constituída uma cláusula onde esta determinava que se aquele local não tivesse mais a função de ensino, este voltaria para o poder do Estado. Também naquele local foi iniciado a Escola de Odontologia na mesma época. Até 1955 o Ministério da educação e cultura funcionava em uma só unidade, porém após este período estes se separaram em Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Começamos assim a falar sobre o IPHAN que é um patrimônio do Ministério da Cultura, porém foi construído no terreno que pertence ao Ministério da Educação, este impasse foi realizado através de uma permuta concedida entre os dois Ministérios.  Ademais, por volta dos anos 80/90 parte do terreno foi doado para o Teatro José de Alencar onde hoje se encontra ao lado do prédio do IPHAN. Uma curiosidade a ser ressaltada, era que antigamente os banheiros eram construídos fora dos prédios, pois na época, não possuíam tecnologia suficiente para seu uso interno e assim, os banheiros não poderiam ser instalados internamente devido o mau cheiro. Até os dias de hoje, o prédio já passou por diversas reformas simples, sem comprometimento estrutural e, ainda encontra-se no mesmo local, tendo como proprietário o Ministério da Cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (596.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com