TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kengo Kuma - o estado da arte e a renovada contribuição da madeira na arquitetura contemporânea

Por:   •  28/12/2021  •  Abstract  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

Kengo Kuma - o estado da arte e a renovada contribuição da madeira na arquitetura contemporânea

  • ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
  • LINHA DE PESQUISA: Princípios e paradigmas de projeto em Arquitetura e Urbanismo

RESUMO

A arquitetura, por definição possui forte conexão com os materiais construtivos, sua materialidade, plasticidade e suas características físicas e estruturais. A tradição construtiva e os avanços tecnológicos, ao longo dos anos, vêm contribuído para estabelecer um progressivo acúmulo de experiências e evoluções dentro da prática arquitetônica, no emprego destes materiais. Alguns materiais se notabilizaram por estabelecerem marcos tecnológicos e estéticos no âmbito do projeto arquitetônico, o aço e o concreto são inegavelmente, legítimos representantes de períodos importantes da história da arquitetura mundial.

Estes materiais igualmente, estavam presentes e caracterizaram movimentos estéticos e tendências arquitetônicas. O aço e o concreto foram significativamente hegemônicos durante o século XX, provavelmente ambos, atingindo seu auge tecnológico e exploração estética neste período.

O presente trabalho quer demonstrar que além destes materiais, a madeira também está atingindo, no contexto atual do século XXI, grande evolução e protagonismo na arquitetura, passando por uma redescoberta de suas qualidades e uma evolução das suas potencialidades.

A madeira, dentre as suas características construtivas, tem a possibilidade da modularidade, a versatilidade de aplicações, a leveza estrutural e a quase infinita gama de padrões de textura e cores, conferindo a ela uma singular expressividade plástica - feições do material. É também um material de extração natural e renovável, amigável ao ambiente e presente em praticamente todas as culturas.

A obra atual do arquiteto japonês Kengo Kuma, representada na sua trajetória projetual, a partir da percepção deste trabalho, tem se notabilizado por expressar relevante contribuição no uso da madeira, desde a sua incorporação de técnicas construtivas artesanais e tradicionais, até a adoção de significativas inovações tecnológicas. A abordagem de Kengo transcende o emprego estrutural do material, explorando suas qualidades em um patamar inovador de aplicação.

Kengo Kuma através da sua obra, se tornou um arquiteto de expressão e referencial, deste vetor de ascensão do emprego da madeira na arquitetura.

QUAL É A TESE

Evidenciar a evolução, o protagonismo e o atual estágio de desenvolvimento da madeira como elemento construtivo e estético em ascensão no século XXI – Expressar na obra de Kengo Kuma a síntese destes pressupostos, além da conjunção da tradição construtiva no uso da madeira, traz consigo a inovação tecnológica no emprego deste material.

RELEVÊNCIA DO TEMA

Os sistemas construtivos em madeira têm atingido um elevado estágio de maturidade, fruto do acúmulo tecnológico de seu desenvolvimento. Hoje, em nossos dias, existe uma grande contribuição de informações e conhecimento a respeito das características da madeira e seus derivados, assim como das suas limitações e potencialidades. De maneira geral, o desenvolvimento tecnológico dos materiais sempre constituíra em um dos fatores relevantes no processo de projeto. Importante também citar, que para além do fator tecnológico e construtivo dos materiais, conjugam-se com o domínio de repertório formal (linguagem e caráter pertinente), adequação funcional do programa e a correta interpretação do contexto de implantação do projeto. Deste o final do século XX, é possível observar que o uso de técnicas construtivas em madeira tem ganhado significativa relevância, em parte pelo seu viés ligado aos conceitos emergentes de sustentabilidade oriundos dos anos 80 e 90 – mas também, pode-se atribuir à ascensão das suas qualidades estruturais e estéticas, preceitos que tem contribuído para uma vigorosa retomada deste material, no cenário mundial. Este trabalho se propõe estabelecer, a partir de um recorte na obra de Kengo Kuma, a definição e compreensão deste contexto de protagonismo de elementos construtivos e arquitetônicos em madeira.

OBJETIVO GERAL

Esta Tese tem como objetivos investigar a inserção da madeira, no âmbito dos sistemas estruturais, construtivos e estéticos - sua adoção na obra de Kengo Kuma. A partir da análise de projetos de Kengo, investigar os processos, metodologias e abordagens de projeto. Como parte deste estudo, considerar os aspectos da influência da cultura e da tradição construtiva japonesa, em paralelo com métodos similares em outros países. Também pretende-se investigar, em contraponto a tradição construtiva à implementação de inovações tecnológicas emergentes, adotadas pelo arquiteto em suas obras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Determinar que a madeira atingiu o estado de maturidade como sistema construtivo e elemento estético – sua tectônica. Definir seu protagonismo e potencialidades a partir desta compreensão.  Destacar a obra do arquiteto japonês Kengo Kuma como precedente representante desta maturidade. A obra de Kengo Kuma tem revelado uma considerável expertise, ligada ao uso da madeira. Identificar no recorte de obras de Kengo, precedentes, abordagens de projeto arquitetônico, métodos de projeto, técnicas e recorrências que possam contribuir para uma sistematização do conhecimento investigado, trazendo-o para o ambiente acadêmico.

HIPÓTESES

Primeiramente expressar a ideia de que hoje vivemos um momento singular na exploração construtiva e estética de elementos em madeira.

De que na obra do arquiteto Kengo Kuma, temos a síntese deste patamar evolutivo do material.

Investigar as características da produção de Kengo, que apontem para a sua abordagem no processo de projeto e consequente sua recorrente preferência para os sistemas construtivos que utilizam madeira.

ETAPAS PRELIMINARES DE TRABALHO

  1. Investigação histórica do uso da madeira na arquitetura e construção;
  2. Linha de tempo - síntese evolutiva da madeira na arquitetura;
  3. Tabulação dos principais sistemas construtivos em madeira;
  4. Tipos de sistemas, componentes e conexões para estruturas em madeira;
  5. Conceito de tectonicidade e suas implicações na arquitetura;
  6. Análise da ideia sobre tradição construtiva e inovações tecnológicas;
  7. Métodos digitais emergentes de projeto e fabricação;
  8. Levantamento currículo completo do arquiteto;
  9. Levantamento da trajetória pessoal e profissional do arquiteto;
  10. Fichamento projetos, levantamento e sistematização informações gráficas sobre os projetos, no período do final do século XX e início do século XXI;
  11. Listagem dos projetos e organização por datas;
  12. Levantamento bibliográfico sobre arquiteto e obras em livros e revistas nacionais e internacionais;
  13. Sistematização da bibliografia de apoio ao tema;
  14. Análise dos projetos segundo elementos gráficos e investigações;
  15. Análise das recorrências projetuais relativas ao tema da tese;
  16. Linha do tempo da história da arquitetura japonesa.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com