TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Físico e Fotográfico da Quadra

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Levantamento físico e fotográfico da quadra e seu entorno na Rua Theodureto de Camargo, cidade de Milão, Benjamin Constant

Com a visita ao terreno identificaram-se in loco os itens: topografia, insolação, ruído, ventos, tipologia do entorno, vias de acesso, e como principais resultados do diagnóstico físico-climático do terreno e entorno, tem-se: O entorno da quadra: Na rua cidade de Milão encontra-se lote de uso misto (residencial e comercial). Na Benjamin Constant temos: Ponto de ônibus, bares e lojas, também em lote de uso misto. Na Theodureto de Camargo, alguns lotes são de uso misto e se dá para uma vista de um canteiro onde nos finais de semana acontece uma feira, é uma rua perigosa pois não tem sinalização. Dois supermercados de grande dimensão Jaú Serve e supermercado Dia, uma unidade de pronto atendimento UPA, a 200 metros estádio de futebol de Luizão, a 270 metros instituição de ensino E.E. Maria Ramos, a + ou – 230 metros fundação Educacional São Carlos, a 185 metros cemitério municipal Santo Antônio de Pádua, a 400 metros empresa de correio e telégrafos, as edificações são de + ou – 40 anos e de testada irregular, onde a predominância ao lote é de 250 metros. A quadra possui um acentuado desnível (de aprox. 2m) entre as cotas inferior e superior e possui formato irregular e as faces estão voltadas para a Rua Theodureto de Camargo.

O entorno edificado não produz sombras na quadra. As cores das superfícies externas e pavimentações ao redor da quadra são médias a escuras, que não contribuem para a reflexão da luz e sim para a absorção da energia solar e radiação desta, embora existam muitas arvores nos quarteirões ao redor da quadra. Os terrenos dessa quadra possuem casas, e as casas em si não possuem jardins e nem plantações de arvores.

Ruídos: A quadra sofre com ruído e poluição da Rua Theodureto de Camargo, onde os moradores reclamam da velocidade que os carros descem e isso acarreta muitos acidentes. Os moradores pedem por uma praça onde eles possam jogar baralho e fazerem ginastica, e uma providencia em relação a estacionamento. As Calçadas não obedecem a um padrão, hora medidas de 2,00 de largura, hora medida de 1,00 (dividindo espaço com o poste, conforme fotos em anexo).

Embora não exista Ecoponto no local (coleta de lixo tipo sofá), alguns moradores descartam entulhos na praça causando desconforto aos que convivem ali.

Com a análise da distribuição da radiação solar incidente nas diversas orientações viu-se que o sol nasce no Noroeste, e que as fachadas com orientação oeste, e sul possuem maiores valores em W/m².g).

Com a análise das direções predominantes do vento concluiu-se que a implantação do edifício no sentido norte-sul é mais eficaz para utilização da ventilação cruzada, posição esta também favorável do ponto-de-vista da insolação do edifício. Para análise do clima foi utilizada a carta Clima tempo em horário de Brasília resultando nas seguintes estratégias: Sombreamento das superfícies, ventilação, melhor posicionamento para construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com