TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento e Intervenção da Praça Rua Velha, São Bento-PB

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

        CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PAISAGISMO II

 Ms. DANNIELY BENÍCIO

Ms. ALEXANDRE CASTRO

PRAÇA RUA VELHA

CAIO LUCAS FREITAS FONSECA

EDNA SOUSA FERREIRA DE LIMA

GABRIELA DINIZ BESERRA

MURIELE FERREIRA VIEIRA

ABRIL DE 2016

PATOS – PB

CAIO LUCAS FREITAS FONSECA

EDNA SOUSA FERREIRA DE LIMA

GABRIELA DINIZ BESERRA

MURIELE FERREIRA VIEIRA

PRAÇA RUA VELHA

Trabalho apresentado aos professores Alexandre Castro e Danniely Benício responsáveis pelo componente curricular Paisagismo II do curso de Arquitetura e Urbanismo, correspondente ao semestre 2016.1 para fins de obtenção de nota no que diz respeito a II Unidade da mesma.

ABRIL DE 2016

PATOS – PB

  1. CONCEITO

O patrimônio é tomado por conceito pois remete a valorização, visando que o objeto de estudo está localizado na primeira rua da cidade, sendo assim, tem-se por objetivo a valorização da praça e seu entorno.

  1. PRINCIPAIS PROBLEMAS A RESOLVER

Para o desenvolvimento deste trabalho são tomados como principais problemas, a ausência de vegetação, a falta de equipamentos de segurança e a ausência de fluxo viário. Mas também a falta de uso do espaço. Através do diagnóstico desses problemas, é possível avaliar as possíveis melhorias (Imagem 1 e 2).

[pic 2][pic 3]

Imagem 1 e 2: Problemas urbanos

  1. POTENCIALIDADES

A potencialidade se dá a partir da produção um espaço amplo para festejos públicos e privados, o espaço projetado desconsidera toda e qualquer forma de vegetação, assim como também não promove nenhum uso para outros momentos que não sejam as festividades.

  1. DEFICIÊNCIAS

Diagnosticamos a ausência de equipamentos de segurança, péssima iluminação, e a existência de equipamentos sem uso. Esses desfites ocorrem pela má administração da praça, que foi recentemente reformada e ao mesmo tempo abandonada pelos poderes públicos.

  1. ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE NECESSIDADES

Para a elaboração do programa de necessidades, foram efetuados estudos in loco para diagnosticar os problemas e desfites a serem solucionados. Após recolhido tais informações, é possível traçar metas para o bom desenvolvimento e valorização do espaço aqui trabalhado.

  1. CARACTERIZAÇÃO E DIMENCIONAMENTO

A proposta é caracterizada pela valorização do patrimônio cultural e a implantação de usos que ajudem na interação social na escala da cidade, não só do bairro onde a praça está instalada.

  1. CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

[pic 4][pic 5]

Imagem 3: Setorização das atividades

  1. SETORIZAÇÃO E CONSTRUTIBILIDADE

Os espaços foram definidos a partir da funções e usos (imagem 4), propõe-se a construção de uma concha acústica no oeste, onde serão realizados apresentações sejam elas teatrais ou musicais (imagem 5); um espaço para interação, onde serão locados equipamentos para o uso da população, ainda nesse espaço, será locado um monumento histórico que atualmente faz parte da praça, porém não é valorizado (imagem 6); ao leste, mini quadras poliesportivas, que podem ser removidas quando necessário (imagem 7); delimitação para o uso de caminhadas; abertura de uma rua para o melhor fluxo viário e um espaço livre para atender os festejos públicos e privados.

A concha acústica tem por característica a forma de uma rede de dormir, remetendo a principal fonte de renda do município. Além de promover pequenos eventos.É proposto o uso de árvores com copa densa pra barra o som para todo o entorno (imagem 5).

[pic 6]

Imagem 5: Concha Acústica

No espaço para interação, é proposto a locação de um monumento que tem valor histórico para a cidade, remetendo assim ao nosso conceito, atualmente essa peça está abandonada, e o principal objetivo é valoriza-la. (Imagem 6).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (542.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com