TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento e sondagem de terreno

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

                                                 [pic 1]

Levantamento e sondagem de terreno

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Acadêmicos: Isabela Vilani[1] e Laura Fattah[2]

Unidade de Aprendizagem: Solos e Fundações.

Professor: Arq. Dr. Wilson J. da Cunha Silveira

Florianópolis, 26 de outubro de 2016

RESUMO

O relatório tem como objetivo estudar de uma forma mais aprofundada sobre sondagens e suas características, com embasamento teórico das aulas de Solos e Fundações ministradas pelo professor Dr. Wilson J. da Cunha Silveira. Para realizar este trabalho foram coletados dados sobre a sondagem de uma obra em sua fase inicial localizada no bairro Centro, em Florianópolis. Posteriormente a análise feita pelas acadêmicas, foram obtidos resultados que serão apresentados no decorrer do trabalho com registros fotográficos realizados.

PALAVRAS CHAVE: Sondagem; estaca hélice; análise; obra.


SUMÁRIO

1. Introdução        4

1.1 Justificativa        4

1.2 Objetivos        4

1.2.1 Objetivo geral        4

1.2.2 Objetivos específicos        5

1.3 Metodologia        5

2. Estaca Hélice Contínua        5

2.1 Perfuração do solo        7

2.2 Concretagem        7

2.3 Instalação da armadura        7

3. O local de estudo        8

4. Levantamento de dados        8

5. Analise de dados        9

5.1 Execução de estacas        9

6. Conclusão        10

Referências        12


1. INTRODUÇÃO

           O trabalho realizado consiste no estudo e análise de sondagens, para isso foi escolhido um terreno em obra em sua fase inicial. Foram feitas perguntas sobre a fundação utilizada na obra para o responsável e em seguida foram feitos registros com fotos. Após a identificação da fundação realizou-se uma análise com base nos estudos feitos em sala de aula e na coleta de dados na obra.

        Os estudos de uso de sondagens fazem-se necessário para compreender como isso pode influenciar na construção. O primeiro capítulo apresenta a introdução ao conteúdo e metodologia de pesquisa. No segundo capítulo é desenvolvido o assunto em questão: sondagem de um terreno. No terceiro capítulo há a descrição e análise dos respectivos dados e amostras levantados sobre o referido tema. Já no quarto capítulo, é abordado o estudo analítico sobre os dados. No quinto capitulo é feita a finalização com o levantamento das conclusões abordadas sobre o tema presente no trabalho. Ao final são apresentados os referenciais utilizados no decorrer do trabalho.

1.1. JUSTIFICATIVA

        O estudo de solos e fundações é importante pois há uma necessidade em conhecer os tipos de fundações e com isso executar de forma correta na edificação. A fundação varia de acordo com cada tipo de solo e a sondagem é essencial, pois a mesma permite saber de forma mais correta qual é a fundação indicada para cada solo. O terreno no qual se localiza a obra em fase inicial foi escolhido por conta da facilidade de acesso e contou com o auxílio de um engenheiro que orientou as acadêmicas para a realização do estudo.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Estudar e analisar uma obra em período de estaqueamento, qual foi utilizado o método de estaca hélice contínua.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Efetuar fundamentação teórica para embasar o trabalho;

2. Fazer a escolha de um terreno e ir ao local da obra;

3. Levantar os dados da obra;

4. Analisar os dados levantados;

5. Fotografar a obra no geral e seus detalhes;

6. Concluir, descrevendo como os objetivos foram atingidos;

1.3 METODOLOGIA

         Primeiramente será feito um levantamento, de acordo com as normas e conceitos definidos pela ABNT, sobre fundações. Além disso, serão feitas pesquisas na Internet com a finalidade de expandir e aprofundar o conhecimento para realizar um estudo completo. Em seguida, um terreno que possui uma obra em sua fase inicial é escolhido onde serão coletados dados do método utilizado para estaqueamento do solo, por meio de um questionário feito ao responsável, serão feitos registros fotográficos do terreno. Após essa etapa, com todos os dados coletados da obra escolhida serão assimilados e classificados de acordo com o referencial teórico levantado. Assim, será concluído o relatório.

2. ESTACA HÉLICE CONTÍNUA

                     

                                        Figura 01: Estaca Hélice Contínua

         [pic 2]

                          Fonte: http://www.geofix.com.br/servico-ehc.php

A Estaca Hélice Contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco", cuja perfuração consiste na introdução de um trado helicoidal contínuo (com tubo vazado central), executado por rotação, até a profundidade do projeto de fundações. Finalizada a perfuração, o concreto é lançado através do tubo metálico, simultaneamente com a retirada do trado. A armadura é sempre colocada após a concretagem da estaca (Antunes e Tarozzo, 1998).

O processo executivo da Estaca tipo Hélice Contínua é dividido em três etapas:

                          Figura 02: Fases da execução

                          [pic 3]

Fonte: DANTAS NETO, 2008.

  • Etapa A (perfuração): corresponde a cravação do trado helicoidal contínuo até a cota especificada em projeto;
  • Etapa B (concretagem): bombeia-se o concreto pela haste, de maneira a preencher o vazio deixado pela hélice, que é retirada simultaneamente à concretagem;
  • Etapa C (armadura): consiste na colocação de armaduras após a concretagem.

2.1 PERFURAÇÃO DO SOLO

A perfuração consiste na introdução (por rotação) da hélice no terreno, por meio de torque apropriado do equipamento, para que ocorra a penetração do trado no terreno até a profundidade prevista em projeto (ABNT NBR 6122, 2010). Para evitar que durante a introdução do trado haja entrada de solo ou água na haste tubular, existe, em sua face inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa no início da concretagem. O avanço é sempre inferior a um passo por giro e a relação entre avanço e a rotação decresce ao aumentarem as características mecânicas do terreno. A metodologia de perfuração permite a sua execução em alguns tipos de terrenos, na presença ou não do lençol freático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (433.9 Kb)   docx (722.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com