TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação do Terreno na Construção Civil: Sondagem

Por:   •  24/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO  

O presente artigo, foi elaborado com o objetivo de analisar as etapas necessárias e  os procedimentos adequados para a preparação de terrenos. A primeira etapa para a  realização de um bom trabalho é conhecer o terreno e o tipo de solo em que a obra  será elaborada. O projeto deve estar de acordo com as exigências e condições do  local a ser construído. Em questão de probabilidade é necessário que seja realizado  um estudo onde se deve conseguir dados de identificação para que seja escolhido o  melhor caminho que atenda as necessidades da obra e do Terreno. Para a execução  do Terreno é necessário, primeiramente a aprovação do órgão público, solicitando,  assim um alvará de construção. Também se torna necessário se atentar para o  aterramento da obra, pois sem a orientação de profissional devidamente preparado  ocorre risco de ocorrer situações perigosas a construção e aos transeuntes. Por ser  uma etapa importantíssima da construção civil, esse artigo foi voltado com o intuito  de apresentar as melhores maneiras de construção para que a obra não represente  problemas futuros com danos ambientais, por exemplo, e que haja melhor  assertividade no procedimentos. O corpo do artigo baseia-se em pesquisa científicas  de plataformas online.

1.1 Aterramento

Como uma das funções principais no procedimento das construções, seu objetivo  principal é deixa o terreno sem risco de ocorrer problemas, o aterramento é um  procedimento muito usado para a qualificação de uma obra, e existe vários tipos de  aterramentos, alguns engenheiros usam o aterramento elétrico, essa é uma das  primeiras funções a ser feita trazendo mais segurança as pessoas que estão  efetuando o trabalho para não correr risco de pegar uma descarga elétrica, esse  procedimento oferece uma qualidade muito boa na questão de segurança, sem esses  requisitos a obra não pode ser elaborada, por que pode ocasionar um risco muito grande para as pessoas que estão efetuando o trabalho sem estudos específicos. Os  engenheiros fazem primeiro o procedimento do Terreno, eles avaliam se o terreno  está bem adequado para os primeiros preparos do aterramento, com essas avaliações  feitas passo a passo, pode se afirma que o terreno está completamente adequado  para novos projetos de construção.(SILVA,2012)

1.2 Resíduos sólidos

As construções são os eixos principais que pode produzir os resíduos, a maioria das  vezes as construções começa a ser elaboradas, com um método de não ter poluição,  no decorrer do tempo, as etapas das construções vão começando a ganhar vida, o  que os engenheiros não percebem é que o lixo acumulado da obra podem gera  problemas no meio ambiente. Na maioria das vezes a demolição de um prédio trás  um enorme problema de poluição de resíduos sólidos.

A reciclagem é um dos fatores que pode reutilizar os resíduos, portando quando é  despejado um material de uma obra ou até mesmo de uma demolição, esses  materiais despejado, podem ser reutilizado com um novo formato de  comercialização.(ARRUDA,2015)

1.3 Terraplanagem  

Essa etapa é uma bem importante em construções civis, porque é ela que faz uns dos  procedimentos mais importantes, como a preparação de vários terrenos, tipo um  campo, mineração e etc. Assim as construções civis podem ser mais justas para aderir  um Terreno bem amplo, com mais probabilidade de efetuar algumas de suas técnicas  em edificações. Esse procedimento tem que ser elaboradas sempre antes de efetuar  qualquer obra, primeiramente o engenheiro precisa avaliar o terreno para poder

começar a efetuar suas técnicas, umas das etapas da terraplanagem é o  desmatamento, esse procedimento é um dos mais importantes tem como objetivo,  fazer a limpeza do campo, retirada de troncos de árvores. A escavação é uma das  funções usadas depois da limpeza do Terreno, sendo assim o seu objetivo é fazer os  procedimentos bem certos, elaborar o nivelamento perfeito para o processo de

preparação do terreno para a construção.(SOUZA,2014)

1.4 Sondagem  

São variados os tipos de sondagem na construção, isso depende muito do modo em  que vai ser elaborado um Terreno, a maioria das sondagem são feita a mão de obra  ou em materiais mecânicos. Primeiramente é feita uma pesquisa para medir a  resistência do solo, existe vários tipos de sondagem como , a rotativa, geofísica e a  mista. Algumas obras de pequeno porte usam mais a sondagem mista , ela é essencial  para o planejamento de uma construção, o procedimento de realização da sondagem,  primeiramente tem que ter as ferramentas essenciais, como um martelo com o peso  bem adequado e um cabo , eles são responsáveis em fazer a penetração e mostrar  os tipos de solo , com base nesses trabalhos realizados os engenheiros vão poder  saber se o solo é resistente e se tem uma camada boa para o início de um  projeto.(MELO E FERREIRA,2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com