TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludwing Mies Van Der Rohe Farnsworth

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

Sobre o Arquiteto:

Ludwing Mies Van Der Rohe nasceu na cidade de Aachen na Alemanha no dia 27 de Março de 1886 e faleceu no dia 17 de Agosto de 1969 na cidade de Illinois em Chicago.

Um arquiteto alemão naturalizado americano considerado um dos principais nomes da arquitetura no século xx, foi professor e o 3º diretor da Bauhaus, tinha uma marca forte onde deixava uma arquitetura prima pelo racionalismo alemão ‘’Menos é Mais’’ que venceu o projeto do Pavilhão Alemão e que se constitui por uma simplificação do ponto de vista estético, e que visa plantas, elevações e poucos componentes. O uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de integração do exterior com o interior e visse versa, usando assim a desmaterialização.

Suas obras eram voltadas sempre a necessidade do lugar e a produção em série (Simplicidade das formas).

Começou sua formação trabalhando com seu pai na empresa de cantaria (pedra talhada de forma a constituir sólidos geométricos, normalmente paralelepípedos para utilização na construção de edifícios e de muros) ajudando em obras de construção civil e graças ao seu empenho e prática foi reconhecido como um dos arquitetos mais fluentes. Aos 19 anos mudou-se para Berlim onde trabalhou para o arquiteto e designer de mobiliários Bruno Paul e depois para o arquiteto industrial Peter Behrens.

Em 1912 ainda em Berlim Mies Van Der Rohe começou sua carreira independente projetando casas para clientes de classes baixas e seguia os estilos medievais da tradição Alemã.

Em 1919 criou justamente com o arquiteto Walter Gropius a Bauhaus em Weimar na Alemanha com  o intuito de formar artesões escultores, pintores e arquitetos para as tarefas de desenhar e criar novos produtos industriais.

Em 1930 depois de Hannes Meyer, Mies Van Der Rohe foi a pedido de Walter Gropius o 3º e último diretor da Bauhaus, a escola financiada pelo governo seria forçada a fechas as portas devido a pressões politicas do partido Nazista, após esse período deixou a Alemanha em 1937 partindo para os Estados Unidos e radicando-se em Chicago Tornou-se, no ano seguinte, diretor do Instituto de Tecnologia de Illinois (cargo em que permaneceu por duas décadas) e acabou criando as bases da moderna cidade de Chicago, construída em aço e vidro, quando projetou, no "International Style", o prédio do Federal Building, que abriga o correio, criou também prédios para o Instituto de Tecnologia de Illinois.

Incorporando os fundamentos de um novo estilo. Ele distanciou-se do traço sinuoso do Art Nouveau, sendo precursor de um estilo baseado na linha reta, o mesmo procurou a influência do Arquiteto Orlandes Hendrik Berlage que baseavam-se   no neoplatonismo da idade média, a filosofia do Santo Agostinho, cuja frase " a beleza é o brilho da verdade" tornou-se praticamente uma regra para Mies Van der Rohe.

Suas principais obras são:

Pavilhão Alemão – Barcelona (1929)

Residencia Farnsworth – Estados Unidos (1951)

S. R. Crown Hall – Estados Unidos (1956)

Seagram Building – Estados Unidos (1958)

Vila Tugendthat – República Tcheca (1994)

860-880 Lake Shore Drive, Chicago, Illinois

O rigor das proporções, a valorização da infraestrutura como elemento estético, e a precisão dos detalhes foram os três princípios que nortearam a sua criação.

Sobre a Residencia Farnsworth

A residência foi projetada pelo arquiteto moderno Ludwig Mies van der Rohe em 1951 e é considerada por alguns de seus críticos sua obra máxima: nela ele pôde aplicar uma série de conceitos nos quais estava trabalhando em toda a sua carreira. Ela se localiza na cidade de Illinois nos Estados Unidos e traz uma visão inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com