TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO – ANTEPROJETO DE MERCADO MUNICIPAL

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 7

ICF – Instituto Camillo Filho

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Projeto de Arquitetura III

Professora: Goretti Mendes

Turno: Manhã              Turma: A

MEMORIAL DESCRITIVO – ANTEPROJETO DE MERCADO MUNICIPAL

IVANAEL YAGO

LUANA BRITO

TERESINA, PI 31/05/2016

Memorial Justificativo

1. Proposta

O projeto destina-se a construção de um mercado municipal, localizado na Av. Horácio Ribeiro, entre a rua Ângelo Martins Pessoa e rua Louveira, no bairro Santa Isabel (ZC6), Teresina, Piauí.  A proposta é oferecer um local apropriado e adequado para a prática comercial de produtos alimentícios, suprindo as necessidades locais. Assim, a proposta de projeto vem preencher a lacuna atual nesse quesito, proporcionando um local agradável e funcional, que proporcionará um ambiente limpo, agradável para a prática de compra e venda dos mais diversos produtos, modificando a atual realidade local e das regiões adjacentes.

2. Objetivo do empreendimento

O empreendimento tem como objetivo, dentre outros, suprir a necessidade local de um espaço adequado para a compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros, carnes, peixes, aves, lacticínios, mercearias, além de serviços, artesanato, e espaço para comercialização de alimentos preparados (restaurantes e lanchonetes). O local contará com espaços diversos para atendimento do público, dimensionados adequadamente para cada atividade a ser realizada.

3. Localização/Zoneamento

O terreno localiza-se na Av. Horácio Ribeiro, Teresina, Piauí. Localiza-se na ZC6. O terreno é regular à visibilidade e os acessos são bem definidos. O projeto é composto de cotas e níveis regulares com boa proposta paisagística. Apresenta 4 fachadas, com a principal voltada para a Av. Horácio Ribeiro. Uma fachada secundária está voltada para a rua Ângelo Martins Pessoa (Anexo).

4. Justificativa

4.1 - Aspectos Sociais: Proporcionar um local de compra e venda de diversos produtos e serviços, principalmente no ramo alimentício, com um ambiente limpo, adequado, respeitando as normas de saúde e vigilância sanitária vigentes, criando um espaço que atenda adequadamente as demandas da população local.

4.2 - Aspectos Tecnológicos: Infraestrutura adequada aos padrões e normas estabelecidas, atendendo às normas de acessibilidade e também às normas impostas pela prefeitura. Além disso, o uso de materiais que reforçam a ideia de modernidade e contemporaneidade.

4.3 - Aspectos Paisagísticos/ Ambientais: proposta para a plantação de árvores de médio e pequeno porte em locais estratégicos com o objetivo de proporcionar conforto térmico para os usuários presentes na edificação, além dos aspectos estéticos. Foi proposto um jardim interno na fachada Oeste da edificação, para otimizar o conforto térmico dos usuários e trabalhadores.

5. Partido: Apresenta uma planta setorizada de um modo que cada atividade está disposta no seu respectivo setor. Dessa forma não havendo conflito de atividades de setor para setor. Em todos os ambientes a iluminação e ventilação naturais foram bem exploradas através da utilização de aberturas com translucidez no teto da estrutura e dos boxes (policarbonato). Em ambiente onde utilizou-se esquadrias, estas são abertas diretamente para a área externa, proporcionando entrada de luz e ventilação natural diretamente. Estrutura principal formada por pilares em aço (perfil I), treliças simples, terças em aço (perfil C). Optou por uma cobertura em telha termo-acústica, com inclinação de 15%. Os boxes de demais compartimentos são em alvenaria convencional com revestimento adequado a cada atividade a ser realizada.

1. Implantação/Topografia/Parâmetros Urbanísticos (Legislação Urbana para o Local)/ Afastamentos e índices adotados.

O terreno possui uma área de 14.000,00 metros quadrados. De acordo com a legislação, considerando a norma referente aos valores mínimos de recuos e uso do terreno.

2. Conforto Ambiental

A orientação da edificação está disposta estrategicamente para que seja possível a boa entrada de ventilação cruzada pelas laterais, através de grandes aberturas e proporcione conforto para a permanência maior de pessoas nos ambientes. Algumas árvores foram plantadas no estacionamento para reduzir a insolação e melhorar o conforto térmico externo. O uso de brises-solei e cobogós, facilita a entrada de luz e ventilação naturais. O uso do teto em shed é importante para as trocas térmicas e iluminação. Estes foram dispostos de tal maneira que todos os boxes foram privilegiados pela iluminação zenital proveniente das aberturas. Além disso, o uso de policarbonato na cobertura dos boxes, auxilia na entrada de iluminação natural, o que contribui significativamente para a descontaminação de dos boxes, principalmente de produtos perecíveis (carnes e vegetais), através das propriedades germicidas da luz natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (96 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com