TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo do Hospital Municipal Ruth Cardoso

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Avantis

18 de setembro de 2018

Arquitetura e Urbanismo 2018/2

Projeto Arquitetônico V

Docente: Diego Pérez Rial

Acadêmica: Bruna Heckmann

        O presente trabalho tem como objetivo elaborar um memorial descritivo do Hospital Municipal Ruth Cardoso, o qual foi realizada numa visita técnica, porém por conta de um imprevisto não pude comparecer no dia em questão, no entanto fui até o local em outra oportunidade, o relatório contém também um diagnóstico do terreno em que será realizado o projeto.

        Sob o comando da organização Cruz Vermelha Brasileira, o Hospital Municipal Ruth Cardoso foi inaugurado em 2008, porém só em 2011 o mesmo começou a atender a população, junto disso ocorreu o fechamento parcial do Hospital Santa Inês, único em Balneário Camboriú que atendia pelo Sistema Único de Saúde. Em 2012 o hospital passou a ter como responsável a Administração Pública junto com a Secretaria da Saúde do Município e mantido pelo Fundo Municipal da Saúde.

        Localizado na Rua Angelina, bairro dos Municípios, o projeto do hospital foi concebido no exterior e construído sob a responsabilidade da ONG World Family Organization (WFO), porém em 2010 a prefeitura assume as obras e em 2011 a Cruz Vermelha Brasileira fica responsável pela gestão do Hospital Ruth Cardoso.

        Tendo uma atenção especial a humanização do espaço e principalmente o atendimento, o hospital conta com anestesiologia, buco-maxilo-facial, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, hemoterapia, infectologia, nefrologia, neonatologia em sala de parto, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, pronto socorro, radiologia, terapia intensiva e urologia. Além disso o Hospital Municipal Ruth Cardoso é reconhecido pelo seu notável acolhimento às famílias dos pacientes, tornando o mesmo, líder na captação de órgãos no estado de Santa Catarina.

        O hospital em forma de espinha de peixe possui estrutura pavilhonar onde os serviços estão distribuídos por edificações e as mesmas são ligadas por um bloco central. No bloco A e B se encontram-se os serviços gerais (atendimento clínico, vestiário, rouparia, farmácia, exames, refeitório e almoxarifado). Já nos blocos C, D, E e F encontram-se os serviços clínicos (médico, pediatria, centro cirúrgico, ortopedia, UTI neonatal e adulta, obstétrica e cirúrgica, pronto socorro e administração).

        Está afastado do grande centro da cidade de Balneário Camboriú, porém de fácil acesso pela BR-101, visto que atende além dos munícipes da cidade, pacientes de outros municípios.

        O diagnóstico do terreno onde será realizado o projeto de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Clínica Médica se encontra próximo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, bairro dos Municípios. Ambos estão localizados em uma Zona de Ocupação Restrita, mais especificamente na ZOR-I (Zona de Ocupação Controlada, Vocacionada e de Baixa Densidade). O terreno em questão fica numa rua sem saída, onde se encontra no fim da mesma o Parque Raimundo Malta, e por questões relacionadas ao mesmo, é proposto uma área de amortecimento, tendo em vista minimizar os impactos ao ecossistema e a biodiversidade.

        Conforme foi visto em sítio, o seu entorno é predominantemente horizontal, onde a vegetação possui maior impacto na diferenciação de elevação. É possível visualizar ao longe o skyline dos prédios presentes na orla da praia, região mais central da cidade de Balneário Camboriú.

        O terreno faz divisa com o bairro dos Municípios, um dos mais populosos da cidade, tornou-se um pólo de comércio, serviços e estabelecimentos especializados. Devido a distância da orla da praia onde se localizam as moradias mais caras da cidade, o bairro configurasse por pessoas de baixa renda, que imigram para o local devido aos baixos valores de habitação e serviços mais em conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com