TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO CONSUMIDOR E DE TRABALHO EM ARQUITETURA

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO CONSUMIDOR E DE TRABALHO EM ARQUITETURA

ARQUITETA THAIS BRAND | ITAJAÍ

Nosso mercado ainda está aquecido. Nossa região é muito favorável a esse crescimento. Tem campo para todas as áreas de um profissional de arquitetura... O que tem pouco são especializações, cursos, feiras.  A arquiteta entrevistada se formou em 2006 e desde então sempre trabalhou na área de arquitetura. Segundo ela, hoje o mercado tem muito mais trabalho e procura pelo profissional de arquitetura, devido à desmistificação da diferença de um engenheiro para um arquiteto, do que quando se formou. O arquiteto tem conseguido mostrar, definir e diferenciar exatamente o seu espaço, pela diversificação de trabalhos que nós arquitetos podemos fazer. A concorrência, tanto pela quantidade de profissionais como pelos valores cobrados, sempre foi uma das dificuldades do mercado. A falta de especializações (mestrados e pós) falta de ação e postura do conselho CAU, entre outros itens que fazem a diferença. Mas a dificuldade maior é do próprio profissional, da falta de busca por conhecimento, aperfeiçoamento e principalmente pelo comodismo.

As perspectivas, para ela, são sempre muito positivas. Enquanto houver a construção e planejamento, sempre haverá campo para o arquiteto. Apesar de já sentir o impacto da crise no Brasil, mesmo que tenha sido apenas uma “brisa” na sua vida, isso a preocupa, pois uma brisa pode se tornar rapidamente num vendaval. E como a profissão é seu único sustento, precisou tomar algumas atitudes, tudo por precaução e visando uma estabilidade financeira. Dentre as dificuldades que teve de enfrentar, comenta que a falta de preparo e de experiência de trabalho levam a insegurança de começar e, a insegurança trava o indivíduo. A faculdade forma profissionais, mas não prepara o emocional, e nem ensina a lidar com o dia a dia. Tudo que aparecia de projeto pegava, e foi na prática, que aprendeu... A faculdade deu a base para começar, mas a realidade depois de formada foi outra.

Para ela, o arquiteto precisa de humildade em aceitar e saber colocar no papel aquilo que o cliente deseja, e não projetar aquilo que satisfaz seu orgulho. Humildade em reconhecer que sempre estamos aprendendo e temos muito a aprender ainda. Além de organização, dinamismo, sensibilidade, criatividade, e disciplina. Um profissional que busca tudo isso, com toda certeza merece ganhar o piso do salário de um arquiteto. Acredita que ainda é pouco valorizada em termos de remuneração, mas muito cobrada em termos de trabalho. Ainda precisa fazer um “extra”, como autônoma, mesmo trabalhando há cinco anos em uma empresa de engenharia e arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com