TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METAMORFOSE NEVOGILDE

Por:   •  19/11/2015  •  Artigo  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

Página | 1

Introdução

Após termos efectuado uma profunda análise ao terreno de intervenção, o grupo interpretou esta análise de forma reflectida e pensada, quais eram as maiores carências presentes na área estudada, através dos seus aspectos positivos e negativos. Sendo que, estes aspectos negativos e positivos iriam influenciar a nossa intervenção no local.

Através desta análise deparamo-nos com dois tipos de realidades existentes na área de intervenção, sendo uma destas realidade uma malha rígida e ortogonal, desenvolvida a partir da frente marítima ate ao interior do terreno. A segunda realidade presente nesta área, era a presença de uma malha flexível e orgânica, situada na zona histórica de Nevogilde. Acabando por ficar um espaço “vazio” (sem presença de planeamento urbano), entre estas duas malhas distintas.

A novo proposta desenvolvida pelo grupo situar-se-á nesse espaço “vazio”, com a necessidade de criar um tecido urbano na qual se entregaria a avenida Nun’Alvares.

Um dos nossos principais objectivos durante a elaboração da proposta, foi a criação de espaços verdes e colectivos (zonas de passeios, pontos de encontro, zonas de desporto e lazer). Também, sentimos a necessidade de ter cuidado com as ligações da nova proposta com as pré-existências do terreno de maneira a salvaguarda-las.

Foi através da nossa intenção de criar um tecido urbano que ligasse as duas malhas urbanas distintas (rígida e orgânica) presentes na área de intervenção que surgiu o conceito da “metamorfose”. Dando a sensação que a malha rígida da frente marítima se transformasse (na nossa zona de intervenção) numa malha orgânica (zona histórica de Nevogilde.

Página | 2

Caracterização da área de intervenção

A formalização da proposta surgiu através dos diferentes aspectos negativos e positivos encontrados na área de intervenção.

Aqui temos os aspectos positivos e negativos encontrados:

 Irregularidade de malhas urbana (uma mais rígida presente na frente marítima e outra mais orgânica (zona histórica de Nevogilde);

 Grande irregularidade a nível de cotas no terreno;

 Existência de espaços verdes a salvaguardar que levaram a pensar o território de maneira a contornar esse obstáculo de “não construção”;

 Presença de alguma quantidade de nível de tráfego viário efectuado normalmente pelas mesmas vias (necessidade de criação da Avenida Nun`Alvares);

 Existência de uma discordância por parte do grupo em relação a alguns aspectos apresentados na proposta para a nova Avenida Nun`Alvares- por exemplo os cerca de 37 metros de largura adquirida pela Avenida Nun`Alvares, que na opinião do grupo é demasiadamente larga, vindo a ganhar um impacto bastante negativo na zona de intervenção, na medida em que “divide” a freguesia em dois;

 Existência de uma barreira invisível criada pelas propostas previstas da Avenida Nun`Alvares, que serve, na opinião do grupo, de separação de uma malha urbana rígida (frente marítima) de uma mais orgânica;

 Presença de “núcleos habitacionais “ isolados e mal localizados no terreno;

 Precariedade a nível de espaços pedonais e de estacionamentos;

 Existência de uma diversidade de tipologias numa mesma rua/zona.

 A diversidade de cores nas habitações é outra constante na área de estudo. Na opinião do grupo não existe um respeito arquitectónico na área de estudo, na medida em que pode ser observado cores “berrantes” uma ao lado da outra, dando um ar “negativo” a nível arquitectónico à zona.

Página | 3

Por outro lado temos como aspectos positivos:

 Presença de três eixos dominantes no desenvolvimento/organização da malha presente no terreno de intervenção que virão a ser utilizados como elementos capitais para a execução dos principais eixos da nova proposta;

 A criação da avenida Nun’Alvares, possibilita um novo eixo estruturante para o desenvolvimento da nova proposta;

 Existência de elementos exteriores à área de intervenção (parque da cidade; frente marítima e frente ribeirinha) que poderão vir a influenciar a zona de intervenção;

 Presença do Parque da Cidade que vem “trazer” uma importância de implementação de áreas verdes no local de intervenção;

 As marginais de Matosinhos e da zona do Douro são favoráveis à existência e utilização de percursos pedonais, acompanhado de zonas verdes e de lazer.

Página | 4

Conceito, objectivos e estratégia de intervenção

Foi através da ida ao terreno e das análises efectuada por parte dos diversos grupos que atribuímos o conceito de “metamorfose” a nossa proposta de forma a facilitar a criação de objectivos e necessidades a responder durante a evolução da nossa proposta.

Utilizamos esse conceito de “metamorfose” como meio de responder a necessidade que mais chamou a atenção do grupo, que era a ligação das duas malhas urbanas (orgânica e rígida) presentes no local de intervenção.

A Avenida Nun’Alvares serve, quase, como linha de separação entre estas duas realidades presentes no terreno, sendo utilizada como via estruturante da “metamorfose” da proposta. Sendo a partir dela que as vias existentes se vão ligar, como também se vão desenvolver as novas vias.

Por isso, optamos por adoptar essa ideia de transformação a disposição habitacional da nossa proposta. Criando uma malha rígida que completa a malha da frente marítima, sofrendo uma metamorfose progressiva ate termos uma malha orgânica parecida a zona histórica de Nevogilde.

A avenida Nun’Alvares foi outro elemento importante no desenvolvimento da proposta, não só por ser uma via proposta por vários projectos de requalificação deste local, mas por acharmos que esta avenida seria uma mais valia para o desenvolvimento da área. A avenida iria permitir a diminuição do fluxo de tráfego presente nas avenidas do Brasil e Montevideu (frente marítima), possibilitando a requalificação dessa zona marítima, com um carácter mais de lazer e passeio. Esta avenida serviria também de eixo dominante na estruturação da nossa proposta.

Ao criarmos a avenida Nun’Alvares pelo meio do terreno,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com