TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metamorfose Da Borboleta

Exames: Metamorfose Da Borboleta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

A Lagarta, ou “larva”, sai do ovo da Borboleta. Come e cresce rapidamente, antes de passar ao estágio chamado crisálida ou “pupa”, durante o qual não se alimentará. A Borboleta adulta surge da crisálida. Neste ciclo biológico, o desenvolvimento do ovo ao “adulto” se processa através de várias mudanças de forma. Estas mudanças chamam-se “Metamorfose”( Do gr. Metamorphosis ).

Conhecendo a Metamorfose.

Todos os organismos provêm de uma única célula, chamada ovo. O ovo é um óvulo posto pela fêmea e fertilizado pelo macho. A diferença fundamental entre os ovos é que alguns carecem quase totalmente de reservas, de modo que muito breve devem dar origem a um ser capaz de alimentar-se por si mesmo, como ocorre com as larvas dos insetos e de muitos animais marinhos; outros ovos possuem grande reserva de alimentos, denominada gema ou vitelo, como por exemplo o ovo da galinha, e dão origem a um ser que, ao nascer, já é muito semelhante ao adulto.

Metamorfose das BorboletasDos ovos dos insetos e de muitos outros animais, emerge uma larva, às vezes tão diferente da forma adulta que pode confundir os biólogos. Uma larva é, em essência, capaz de alimentar-se mas, geralmente incapaz de reproduzir-se. Compreende-se que, como a sua estrutura e, freqüentemente, o seu modo de viver, são inteiramente diferentes dos adultos, a larva muda de forma pelo menos uma vez e esta renovação denomina-se “Metamorfose”. Do ovo da Borboleta, nasce uma lagarta que come e cresce rapidamente; a seguir, passa

por uma fase de imobilização, chamada crisálida, durante a qual não se alimenta; da crisálida sai a Borboleta adulta.

A palavra "imago" significa simplesmente o adulto jovem que acaba de sofrer sua última Metamorfose. Em princípio, é adulto o animal que não muda mais de forma e é capaz de reproduzir-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com