TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção preditiva

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI-SC

CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM TORNOS E PRENSAS CONVENCIONAIS

João Victor Tkachechen

turma

Profª

JOINVILLE

NOVEMBRO/2014

  1.  VISÃO GERAL DE MANUTENÇÃO

Desenvolver um plano de manutenção envolve determinar os vários tipos de tarefas, que devem ser executadas para garantir que a unidade ou ferramenta em questão funcione de acordo com o especificado, de forma eficiente e eficaz.

Um cronograma de manutenção preventiva consiste em uma lista de tarefas, que mostra prazos, procedimentos e técnicas que devem ser utilizadas nos equipamentos com o objetivo de evitar possíveis falhas e quebras. A manutenção preventiva é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, aumentar a qualidade e diminuir os desperdícios.

A manutenção preventiva também pode ser definida como planejada, pois estabelece uma linha de raciocínio para prever futuros problemas que a máquina ou ferramenta venha a ter, por meio de estudos, que apresentam os desgastes das peças, a validade dos componentes em uso, quando é necessário fazer a manutenção corretiva e uma avaliação em geral do equipamento.

Os principais benefícios da manutenção preventiva são:

  • Aumento da confiabilidade do equipamento;
  • Maior eficiência;
  • Aumento da vida útil dos componentes, alguns cuidados podem garantir maior durabilidade das peças como a lubrificação e limpeza no tempo certo;
  • Mais segurança, equipamentos bem cuidados demonstram menor possibilidade de funcionamento fora do padrão que possam ocasionar algum acidente de trabalho;

A manutenção preventiva utiliza um plano antecipado com intervalos de tempos definidos para que as correções e ajustes pré-definidos sejam executados.

Podem ser estabelecidos diferentes intervalos de tempo para manter a manutenção preventiva, esses intervalos podem ser diários, incluindo tarefas mais simples, semanais, exigindo avaliações mais rigorosas, mensais ou anuais de grande importância, pois identificam componentes mais duradouros dos equipamentos, como por exemplo, estrutura da máquina, fluidos, engrenagens entre outros.

Um plano preventivo de manutenção fornece um modelo para o desenvolvimento de um cronograma, nesse cronograma existe a relação dos equipamentos e menciona o responsável que vai garantir que a manutenção seja regularmente realizada, assim como outro responsável pela supervisão geral do plano preventivo. Geralmente o operador e o supervisor da unidade são os mais indicados para realizar essas tarefas.

 Algumas empresas utilizam softwares de manutenção que fornecem cronogramas que podem ser acompanhados de forma mais fácil e integrada.

Também é necessário ser feito um processo para registrar o histórico dos equipamentos e das instalações, das correções feitas, dos procedimentos e processos usados no equipamento ou na máquina.

  1.  CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM PRENSAS

  1.  CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM TORNOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com