TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Manutenção Preditiva e Corretiva

Tese: Conceito de Manutenção Preditiva e Corretiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

2013

1. Conceito de Manutenção Preditiva e Corretiva

O conceito de manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade, com base em procedimentos de confiabilidade. Seja em ações isoladas ou em grandes paradas, o ideal é que a manutenção preventiva seja uma das maiores prioridades dos gestores nas indústrias e empresas ao realizar o escopo de trabalho, o que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações.

Embora os conceitos sobre a necessidade de realização da manutenção preventiva, preditiva, corretiva ou manutenção planejada, bem como de manutenção centrada em confiabilidade, já façam parte do cotidiano de muitos engenheiro e supervisores, ainda é grande o número de companhias e de gestores que vêem a manutenção como um custo adicional nos gastos da empresa. Na realidade, revendo os conceitos de manutenção preventiva, os procedimentos de manutenção são capazes de diminuir os custos e ainda aumentar a lucratividade da companhia.

2. Manutenção aplicada na empresa

A manutenção pode ser definida como as medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação e ainda os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente dos equipamentos e máquinas. Entretanto, o mais comum é definir a manutenção como o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequados. Nesta definição, de grande abrangência, a manutenção é caracterizada como um processo. Um processo que deve iniciar antes da aquisição e que tem como principal função o prolongamento da vida útil do equipamento ou sistema.

3. Tipos de manutenção

Apesar de certas divergências quanto à classificação dos tipos de manutenção. A Manutenção Corretiva não Planejada, Manutenção Corretiva Planejada, Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva, Manutenção Detectiva e Engenharia de Manutenção. A Corretiva e a Preventiva – sendo os demais tipos derivados dessas duas categorias principais.

4. Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais antiga e mais utilizada, sendo empregada em qualquer empresa que possua itens físicos, qualquer que seja o nível de planejamento de manutenção.

Em suma: é toda manutenção com a intenção de corrigir falhas em equipamentos, componentes, módulos ou sistemas, visando restabelecer sua função. Este tipo de manutenção, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar perdas de produção e queda de qualidade do produto. As paralisações são quase sempre mais demoradas e a insegurança exige estoques elevados de peças de reposição, com acréscimos nos custos de manutenção.

5. Cronograma de manutenção preventiva e corretiva

A finalidade de um cronograma é representar graficamente a previsão e a respectiva execução de um trabalho (projeto ou programa), no qual são indicados os prazos (datas ou períodos) em que suas diversas fases deverão ser realizadas. Sua construção se baseia unicamente no fator tempo. Representando um trabalho através de um cronograma se torna mais fácil fazer o acompanhamento da realização das tarefas. Apresenta grande utilização em trabalhos administrativos quanto em trabalhos técnicos (engenharia e produção). Três pontos importantes para a confecção de um cronograma são:

- Prazo total para a realização do trabalho

- Etapas ou itens a serem realizados

- Duração de cada etapa

O que deve ser feito a partir do início efetivo da construção do sistema é acompanhar cada fase, detalhe por detalhe, pois é neste período que o respectivo controle se processará, ou seja, comparar a realização com a previsão, de modo a colher subsídios para as correções e/ou atualizações que se fizerem necessárias, bem como para programações futuras.

Sua construção pode também se basear em barras horizontais para simbolizar o período alocado para cada fase. O dimensionamento da barra será proporcional as datas de início e de término de cada fase.

Apontamentos em gráficos para controlar os custos das manutenções preventivas e corretivas da empresa. A manutenção é utilizada em todo tipo de empresa para evitar possíveis falhas e quebras - em máquinas e instalações, entre outros. Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir desperdícios.

Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados, como a planejada e a preventiva, por exemplo. O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a "escolha" de quando isso vai acontecer pode ser decisão da empresa.

A manutenção deve ser uma política da empresa. Para isso, é preciso dar atenção a dados técnicos e econômicos. A escolha de como e quando fazê-la é gerencial.

Implantar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das empresas. Significa deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas fundamentais e gerenciá-las.

6. Porque fazer

• Aumenta à confiabilidade, a boa manutenção gera menos paradas de máquinas

• Melhora a qualidade, máquinas e equipamentos mal ajustados têm mais probabilidade de causar erros ou baixo desempenho e podem causar problemas de qualidade

• Diminuem os custos, quando bem cuidados, os equipamentos funcionam com maior eficiência

• Aumenta a vida útil, cuidados simples, como limpeza e lubrificação, garantem a durabilidade da máquina, reduzindo os pequenos problemas que podem causar desgaste ou deterioração

• Melhora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com