TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutençao corretiva preventiva e preditiva

Por:   •  21/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Manutenção corretiva,preventiva e preditiva 

Para entender a importância de visualizar as ondas infravermelhas (o calor irradiado por todos os corpos), vamos relembrar rapidamente o conceito de manutenção de equipamentos, que pode ser corretiva, preventiva ou preditiva.

- Corretiva:
 o equipamento será consertado apenas se ele parar. É, portanto, uma técnica reativa, ou seja, é preciso ocorrer uma ação (quebra da máquina) para acontecer uma reação (reparo da máquina). Não deve ser encarada apenas como uma manutenção de emergência, pois a gerência de manutenção pode acionar esta correção quando a máquina parar ou simplesmente quando ela começar a perder sua eficiência. Note que ao optar por este tipo de manutenção a empresa passa a correr sérios riscos operacionais, pois a interrupção não programada pode deixar toda uma linha de produção parada. E tempo de produção parada pode significar atrasos em entregas e conseqüentes perdas de clientes.


- Preventiva: é levada em consideração a vida útil de cada componente do sistema, ou seja, quanto tempo ele levará até apresentar falha. De posse destas informações as manutenções devem ser feitas antes que o tempo de desgaste e falha chegue. É interessante notar que o comportamento de sistemas acompanha uma curva de falhas conhecida como “Curva da Banheira”

A manutenção preventiva deve ser feita antes que a vida útil dos componentes termine, prevenindo assim as paradas indesejadas da produção. Para isto, um controle eficiente do tempo de uso do maquinário se faz necessário. Aí reside o problema deste tipo de manutenção: qual a garantia de que o tempo especificado pelo fabricante de um componente do sistema será exatamente o mesmo tempo em que este componente apresentará falha em sua planta? Como não há 100% de certeza disto, ainda podem ocorrer problemas que causem a parada inesperada de todo o sistema dentro do período considerado como de funcionamento normal.


- Preditiva: 
a manutenção preditiva visa evitar que a falha venha a ocorrer. Para isto são feitas verificações periódicas de partes críticas do sistema e do conjunto como um todo, antes mesmo do fim da vida útil de cada um de seus componentes, a fim de obter comportamentos fora do padrão normal, como sobreaquecimento, vibrações e falhas nos parâmetros elétricos. Estes comportamentos anômalos podem indicar que um problema está na iminência de ocorrer. Com esta informação antecipada, a equipe de manutenção pode providenciar as peças sobressalentes necessárias e agendar a interrupção do funcionamento das máquinas para um horário que não atrapalhe a produção. A manutenção preditiva requer um acompanhamento direto e constante dos pontos críticos do sistema.

O uso de instrumentos que possam fazer medições de temperatura de componentes e equipamentos do sistema, através das ondas infravermelhas, é excelente na manutenção preditiva, pois permite monitorar se o funcionamento está ocorrendo dentro dos padrões esperados. E assim fornecer parâmetros para que a manutenção seja feita antes que o problema aconteça.

O desenvolvimento de equipamentos termovisores tem aumentado expressivamente, principalmente os modelos portáteis, pois cada vez mais as empresas optam por fazer manutenções preditivas, devido a grande vantagem que se obtém com este tipo de processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com