TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Construtivos: Azulejo

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

AZULEJO:

APLICAÇÃO DO AZULEJO NA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL[1]

Juliano Barbosa de Sousa[2]

Luiz Phelipe Àndres[3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 
  1. Azulejo: História e processo de criação.
  2. Utilização do Azulejo e suas propriedades.
  3. Compor o Manual de Sistemas e Materiais Construtivos.
  4. Demonstrar a importância da aplicação do azulejo na arquitetura.
  1. DISCUSSÃO DO TEMA
  2. CONCLUSÃO

REFERENCIAS

RESUMO

Este trabalho tem o intuito de abordar a propósito do material Azulejo, características principais, sua origem, propriedades, adequado aproveitamento nos sistemas construtivos, utilização na arquitetura e construção civil ao Manual de sistemas e materiais construtivos. O azulejo é um elemento bastante conhecido, que está à amostra por várias edificações em todo o Brasil, principalmente na cidade de São Luís, tem uma importância fundamental no quesito histórico por haver ficado conhecido na Europa medieval, mundo árabe, além de outras partes do mundo, tal material se desenvolveu como uma simples representação simbólica, mas com o avanço da cerâmica, permitiu com que fosse mais utilizado, abrangendo maior paleta de cores no desenho. Atualmente na contemporaneidade, se vê que tal material trouxe uma diversidade benéfica no mundo da arquitetura e construção civil, pois é usado em diversos fatores, e de diversas propriedades. Além do determinado material, ter a finalidade de compor o Manual de Sistemas e Materiais Construtivos, em virtude do mesmo ter o propósito de criar um manual completo, para melhor aprendizagem dos futuros alunos.

Palavra-chave: Arquitetura, Azulejo, História do Azulejo.

 

1 INTRODUÇÃO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

2.1 Azulejo: História e processo de criação

O azulejo ficou conhecido por um grande período de tempo na Europa medieval, mas os árabes resgataram esse costume no século XIX. Para a cultura Islâmica, a entrada do azulejo veio para suprir uma proibição que era própria do mundo árabe: a figuração. Esse item, que está na origem do material azulejar, desenvolveu-se como representação simbólica, através dos mosaicos ou alicatados – e o avanço da cerâmica permitiu com que cultura variasse a paleta de cores do desenho.

Os significados da palavra azulejo são variados e, às vezes, confusos. Segundo a maioria das definições, a palavra azulejo, originária do árabe, significa uma placa pintada e vidrada em uma das faces, possuindo na outra, fendas ou um tipo de relevo para facilitar o assentamento.

2.2 Utilização do Azulejo e suas propriedades.

A falta de estudos das propriedades dos azulejos tem trazido à perda significativa do patrimônio cultural brasileiro, uma vez que as fachadas são, muitas vezes, restauradas de maneira incorreta, sem embasamentos teóricos. Daí nasce à importância de se estudar o tema em questão e de promover um intercâmbio cultural a fim de garantir a preservação desse patrimônio cultural presente em diversas partes do mundo e fortemente presente na história e no desenvolvimento dos métodos construtivos brasileiros. (ALMEIDA; CASCUDO, 2012).

Os azulejos e cerâmicas utilizados no revestimento de paredes e pisos são confeccionados com feldspato, quartzo, argila, e caulim. Quando o azulejo está sendo feito, ele é pressionado para ser endurecido. Assim como o aço é endurecido pelo calor, a mistura de azulejo é endurecida pela pressão. A quantidade de pressão utilizada determina sua força. A classificação de pressão determina a quantidade de pressão necessária para quebrar o azulejo. Uma boa classificação é de 1723.689323/kpa (quilopascal). Quanto maior o número, melhor o azulejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com