TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE ATENDIMENTO HOSPITALALAR: HOSPITAL MUNICIPAL DE SILVANÓPOLIS.

Artigo: QUALIDADE DE ATENDIMENTO HOSPITALALAR: HOSPITAL MUNICIPAL DE SILVANÓPOLIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A expressão hospital procedia do latim ‘hospitalis’, que tem o sentido de ‘ser hospitaleiro’, qualidade que provém de ‘hospes’, que tem a conotação de ‘hóspede, estrangeiro’, e também de ‘aquele que hospeda’. Atualmente este termo é similar ao vocábulo ‘nosocomium’, o qual significa ‘local dos enfermos, asilo dos doentes’. Antigamente não havia presença de um recanto próprio para pessoas enfermas, no qual elas fossem retidas e submetidas a terapêuticas específicas por profissionais da saúde; geralmente os doentes eram agrupados junto com os miseráveis, órfãos e viajantes (Gonçalves, 1989).

A criação dos hospitais que prestassem apenas Assistência a Saúde foi estimulada principalmente pelo aprimoramento do aprendizado da Medicina e pela evolução das obras sanitárias. como consequência da Revolução Industrial impulsionada a partir de 1750, crescia uma nova e poderosa classe social, a burguesia, que almejava novas aspirações nas esferas sócio-econômica e moral. Foram implementadas, então, providências mais eficazes no campo da higiene e da saúde pública. Neste contexto surgiram os hospitais modernos, estruturados com novas técnicas, aperfeiçoadas através de longos estudos na área da Medicina (Pires, 1999).

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O hospital Municipal de Silvanópolis foi fundado no ano de 1992. Após diversas mudanças hoje presta assistência ambulatorial e emergencial a toda a população urbana e rural do município e arredores. Possui em seu corpo clínico um quadro de enfermeiras, pediatra, clínico geral e ginecologistas, além de nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. Conta com um quadro de pessoal de 94 funcionários dentre servidores efetivos e temporários.

A hierarquia do hospital se dá da seguinte forma: Como autoridade máxima há a secretária de saúde, responsável pelo sistema de saúde municipal como um todo, angariando fundos, elaborando projetos e respondendo junto ao poder executivo.

Em seguida há a Diretora Administrativa em Saúde, que é responsável direta na gestão do hospital, cabe a ela administrar todos os setores, comprar, controlar, contratar, responde pela instituição perante a Secretaria de saúde. Então subordinados a Diretoria estão todos os outros níveis. O diretor clínico é responsável pelo corpo clínico. O coordenador de serviços gerais responsável pelos ASG. O coordenador da vigilância sanitária responsável pela fiscalização sanitária municipal. O coordenador financeiro responde pelas finanças da instituição. A enfermeira chefe coordena todo o corpo de enfermagem, técnicas e auxiliares de enfermagem. Além dos motoristas, guardas e recepcionistas.

Processos Administrativos são formados por quatro funções básicas da administração, são eles: Planejamento, Organização, Controle e Direção.

Planejamento: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).

Etapas do planejamento:

1) Estabelecimento de objetivos – Momento em que os objetivos são definidos. Os objetivos deverão apontar resultados desejados e os pontos a alcançar.

2) Tomada de decisão – Existem quatro processos de tomadas de decisões, são eles:

I – Experiências passadas: Analisar o passado para definir o futuro. (modelo mais usado pelas organizações).

II – Experimentação: Experimentar as alternativas. (modelo menos usado pelas organizações).

III- Árvore de decisões: Serve para tomar decisão de forma menos intuitiva e mais racional. E o que é isso? É escolher entre as opções aquela que vai trazer melhor valor e maior possibilidade de acerto, ou até menor impacto negativo (quando já sabemos que haverá de qualquer jeito um resultado negativo)

IV – Modelos matemáticos ou pesquisa operacional: é o uso de modelos matemáticos que auxiliam o decisor em relação às suas escolhas.

3) Elaboração de planos - O plano é um produto do planejamento, e serve como evento intermediário entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento. Existem quatro tipos de planos, são eles:

I – Programas: Planos relacionados a tempo, programação.

II – Procedimentos: Planos relacionados a métodos.

III – Orçamento: Planos relacionados a recursos financeiros necessários.

IV – Regras/Normas: Planos relacionados a mudança de comportamento.

Organização refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura. Então fica subentendido que a organização responzabiliza-se por montar a estrutura organizacional (Marcondes, 1973).

Controle tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

I- As fontes do controle são: Legitimidade do negócio, leis, éticas e acionistas.

II- Tipos de Controle: Centralizados (quando os níveis mais altos de gerência têm que aprovar todas as decisões não rotineiras) e descentralizados (quando as gerências de níveis médios e baixos podem aprovar decisões não rotineiras).

Direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com