TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo

Por:   •  29/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA SERVIÇOS E MATERIAIS DE INSTALAÇÕES LÓGICAS

- UFBA

  1. INSTALAÇÕES DE LÓGICA E CFTV
  1. LÓGICA
  1.  A instalação e a operação dos componentes da rede devem ser feitas de acordo com catálogos e manuais dos equipamentos e com o conteúdo destas especificações, dos projetos e da planilha de orçamento analítico.
  1.  Observar as normas e os procedimentos para a execução dos serviços, de forma a modernizar e ampliar a sua infra-estrutura visando maior rapidez de acesso à internet, à rede corporativa da UFBA e conseqüentemente um melhor desempenho técnico e administrativo por parte de seus integrantes.
  1. Normas
  1. Todos os materiais utilizados e todos os procedimentos adotados obedecerão rigorosamente às normas internacionais específicas, de forma a garantir a qualidade e a padronização das instalações.
  2. As normas a serem observadas para os serviços aqui descritos são as seguintes:

EIA/TIA 568A

Commercial Building Telecommunications Cabling Standard

EIA/TIA 568B

Commercial Building Standard for Telecommunications Pathways and Spaces

EIA/TIA 606

Administration Standard for Telecommunications Infrastructure of Commercial Building

  1. INFRA-ESTRUTURA DA REDE DE DADOS
  1.  Será baseada em cabos UTP (Unshielded Twisted Pair) de 4 pares, oito vias, categoria 6, e padrão de conectorização EIA/TIA T568-A. Estes cabos serão lançados através da infra-estrutura da seguinte forma: partindo do centro de fiação ou centro de concentração, os cabos UTP 4 pares seguirão através da infra-estrutura principal em eletrocalhas metálicas com tampas, fixadas abaixo do teto facilitando assim o seu acesso e manutenção, mudando para canaleta de PVC modelo Hellerman do tipo mega canal com suporte para elétrica e lógica, isso até atingir os locais das tomadas (Wallplates) que serão duplas (ou seja dois conectores fêmea por ponto de trabalho (telefone e lógica), onde estará localizado também um ponto de força para ligação do equipamento, neste projeto foi preciso utilizar eletrodutos em ferro galvanizado cotados na planilha e na prancha em algumas situações onde a estética e a funcionabilidade exigiam o camilho do backbone . Segundo a norma vigente, tanto a eletrocalha como a canaleta em PVC e eletrodutos manteem uma taxa de ocupação interna máxima de 40% (quarenta por cento).
  1. Todos os cabos UTP deverão terminar no patch-panel instalado em Rack padrão 19” (dezenove polegadas) mantendo de cima pra baixo a seguinte disposição: patch-panel, organizador, equipamento. Distribuindo todos os pontos e equipamentos e na parte trazeira usar um U para colocar uma régua de tomadas. Na extremidade do usuário serão fixados a conectores RJ-45 fêmea instalados em tomadas (Wallplate) um para telefone e um para dados ,totalizando 214 pontos de rede lógica.
  1. ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE CABLING

  1. CABO PAR TRANÇADO (UTP)
  1. Cabo metálico, par trançado, não blindado, UTP (Unshielded Twisted Pair), categoria 6, condutores sólidos de cobre, 4 pares, 24 AWG, 100 Ohms, capa externa de PVC não propagante à chama (ou o que não produz fumaça???), categoria 6 conforme os requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A.2; características elétricas garantidas pelo fabricante para freqüências de até 350MHz.
  1. CONECTOR RJ-45 FÊMEA
  1. Conector RJ-45 fêmea, 8 vias, terminação IDC 110, pinagem T568A, categoria 6, atendendo a norma ANSI/TIA/EIA-568A.2; Marcas compatíveis: Furukawa, AMP, Krone, Lucent, Panduit e Ortronic.
  1. PAINEL DE PASSAGEM (PATCH-PANEL E PACHE-VOICE)
  1. Painel de passagem de 24 e 48 portas montado em rack de 19”, categoria 6, obedecendo aos requisitos da norma ANSI/EIA/TIA 568A.; conectores frontais RJ-45, 8 vias, em níquel revestido com camada de ouro, pinagem T568A; terminais de conexão em bronze fosforoso estanhado, padrão IDC110, para condutores de 22 a 26 AWG; painel frontal construído em chapa de aço com 1,5mm de espessura, proteção contra corrosão, pintura resistente a riscos, acabamento em epóxi na cor preta e identificação numérica das portas; suporte traseiro para braçadeiras; área disponível  para identificação telefonia/lógica.
  1. PATCH-CABLES
  1. Terão 1,00m mínimo de comprimento com conectores RJ-45 M8v (macho oito vias), pinagem T568A em ambas as extremidades; confeccionado com cabo par trançado não blindado (UTP), Multi-Lan Flex de 4 pares, condutores extra flexíveis de 24 AWG, capa externa de PVC, certificado para categoria 6, atendendo às especificações ANSI/TIA/EIA-568A.2. Para o IDC os patch-cables serão idênticos com duas vias, uma ponta com conector RJ-45 e a outra com IDC110, 2 vias.
  1. ADAPTER CABLES
  1. Terão 2,50m de comprimento; conectores RJ-45 (macho, 8 vias), pinagem T568A, protegidos por capas plásticas em ambas as extremidades; confeccionado com cabo par trançado não blindado (UTP), 4 pares, condutores extra flexíveis de 24 AWG; capa externa de PVC; certificado para categoria 6, atendendo às especificações ANSI/TIA/EIA-568A.2.
  1. CAIXA DE TOMADAS
  1. Serão para uso aparente com duas posições, corpo em termoplástico de alto impacto e não propagante à chama (UL 94 V-0), compatíveis para todos os conectores jack (fêmea).
  1. ELETROCALHA LISA TIPO “U”
  1. Eletrocalha lisa, tipo “U” (sem abas), com tampa, em chapa de aço galvanizada ou alumínio, dimensões mínimas de 30 x 10 mm de acordo com a prancha  (L x A), fixado na laje de teto através de tirantes a cada 1,5m. Deverão ser utilizados os acessórios apropriados para as curvas, derivações, cruzamentos e demais manobras.
  1. ESPELHO PARA TOMADA DE PAREDE SIMPLES (4X2) COM SUPORTE PARA 2 CONECTORES
  1. Espelho para tomada de parede simples (4”A x 2”L), em material termoplástico, cor cinza, com tiras de identificação, fixado à parede através de parafusos, suporte para até dois conectores de encaixe; fornecido com, pelo menos, um conector de encaixe RJ-45 fêmea, 8 vias, terminação IDC 110, pinagem T568A, categoria 6, atendendo a todas as especificações da norma ANSI/TIA/EIA-568A. Deverão ser fornecidos todos os acessórios necessários à montagem da tomada, incluindo parafusos, adaptadores (se necessários) e módulos acopladores cegos em número suficiente para ocupar todos os encaixes do espelho não utilizados.
  1. RACK
  1. Rack padrão 19”, de 30, 15 e 10U de parede fechado com chave ou de chão fechado com chave, de capacidade à agrupar: (patch-panel, organizador de cabos horizontal, régua de tomadas) e os equipamentos de rede. O rack deverá ter estrutura modular composta de colunas, travessas superiores e base inferior; confeccionado em chapa de aço de 3 mm, acabamento em pintura epóxi e proteção anti-corrosão.
  1. ACESSÓRIOS
  1. Guias de cabo horizontais, padrão 19”, 1U e 2U de altura, estrutura em aço com acabamento em pintura epóxi na cor preta;
  2. Caixas de passagem 15x15mm em PVC
  1. TELEFONIA
  1. As instalações para telefonia deverão satisfazer as normas da ABNT, às prescrições da Companhia de Telefonia local como também será executada rigorosamente de acordo com o projeto específico, planilha orçamentária e respectivos detalhes.
  2. A conectorização da telefonia é feita do pache voice ao pache-panel atravez de cabo de manobra. Cada pache-voice deve ser espelhado no DG principal padrão TELEBRAS (Caixa de telefonia).  
  3. CABOS: Serão utilizados cabos CTP-APL 50-20 pares e CI 50-20. Todos os cabos devem ser etiquetados indicando a que quadros se destinam.
  4. CAIXAS DE PASSAGEM: Serão executadas caixas de passagem, nas dimensões de 0,60m x 0,55m x 0,70m, em alvenaria de tijolos cerâmicos furados, assentados com argamassa de cimento, cal hidratada e areia, no traço 1:2:8 e revestidas com argamassa de cimento e areia no traço 1:4, tampa em concreto armado com espessura de 5 cm e lastro de pedra britada com 5 cm.
  1.  CERTIFICAÇÂO METÀLICA
  1. Terminados os serviços de reestruturação e instalação, todos os pontos refeitos e os novos dos ambientes da Rede deverão ser certificados ao nível de cada tomada. Devem ser analisadas, por equipamento de medição (field tester) que atenda o nível de precisão IIe (TIA/EIA-568-A-5 ou TIA/EIA-568-A-2), para cada canal, as seguintes propriedades: metragem, mapa de fiação (wire-map), atenuação,  NEXT, PSNEXT, ELFEXT, PSELFEXT, perda de retorno (RL), ACR e PSACR.
  2. Todos os itens devem atender às exigências estabelecidas pela EIA/TIA para categoria 6, padrão T568-A, para freqüências de até 200 MHz. Os segmentos de testes incluirão cabos de ligação ("patch-cords") e painéis de passagem (“patch-panels”), desde o conector RJ-45 do computador até o conector RJ-45 da estação.
  3. Deverá ser fornecida documentação associando a porta do patch-panel ao ponto de rede, as suas identificações e localizações. E deverão ser entregues projetos “As Built” em CAD, com anotação dos locais de abrangência das instalações e dos encaminhamentos dos cabos, e tabela com os dados da Certificação contendo, pelo menos: tipo e localização dos cabos  utilizados na confecção da rede, tabelas das medições efetuadas em cada tomada.
  4. Todos os testes devem ser realizados de forma bi-direcional e, num mesmo relatório, devem constar os laudos das duas extremidades do ponto testado. Todos os pontos devem permitir uma banda passante mínima de 200 Mhz, a nível de canal.
  5. Todos os componentes dos links ópticos, após sua instalação, serão testados e certificados com o uso de equipamentos do tipo POWER METER, a fim de verificar a qualidade do sinal e níveis de perda (DB).
  6. Os procedimentos de certificação deverão ser acompanhados por funcionário da Divisão de Suporte do Centro de Processamento de Dados da UFBA.
  1. CFTV
  1. A instalação e a operação do Sistema de Circuito Fechado de TV devem ser feitas de acordo com catálogos e manuais dos equipamentos e com o conteúdo destas especificações, dos projetos e da planilha de orçamento analítico.
  1.   TUBULAÇÕES
  1. Eletrodutos
  1.  As utilizações de eletrodutos serão aparentes de ferro galvanizado, com diâmetro indicado no projeto, fixado por meio de abraçadeiras em aço galvanizado, com luvas e curvas. Em instalações as ligações dos eletrodudos com as caixa  metálicas devem ser feitas utilizando bucha e arruela de alumínio fundido, ou utilizar-se da própria rosca de conduletes.
  2. Não serão permitido, hipótese nenhuma, a utilização do mesmo eletroduto pra cabos de energia e vídeo.
  1. CAIXAS METALICAS
  1. As caixa metalicas (caixa de passagem de alumínio cor cinza) serão de alta resistência mecânica e corrosão , com tampa cega e furado com serra copo de ½” e rosca NPT. Utilizara na saída dos cabos de alimentação das câmeras, derivações e mudança de direção.
  1. ELETROCALHAS
  1. Serão utilizadas eletrocalhas lisas, fabricadas em chapa de aço sae 1010/1020, apropriado para passagem de pequena quantidade de cabos elétricos e coaxiais, dimensões indicadas em projeto específico, constituído de chapas galvanizadas eletroliticamente (a frio), referência MG 500-C - GE. Com conexões e derivações nas mesmas referências. Todas as eletrocalhas e conexões deverão ser instaladas com suas respectivas tampas. Não será permitida, em nenhuma hipótese, a utilização da mesma eletrocalha para os cabos de energia elétrica e vídeo
  1. QUADRO
  1. Os quadros serão confeccionados em chapa de aço Nº 14 USG, com tratamento antiferrugem em processo eletrostático ou químico, pintura epóxi na cor cinza RAL, ou tinta vinílica de padrão ou cor equivalente. Grau de proteção IP-40. Todas as partes não pintadas devem receber processo de bicromatização.
  2. As portas serão confeccionadas com chapa de aço Nº 16 USG com trinco ou fenda.
  3. O Quadro deve ser identificado com plaqueta em acrílico .
  1. EQUIPAMENTO
  1. CAMERAS
  1. As câmeras profissionais de vídeo colorida, tipo policromática, devem ser de tecnologia CCD 1/3”, sistema NTSC, day-light, com lentes auto-íris, varifocal 3,0-8,0mm, resolução mínima de 380 linhas, sensibilidade mínima de 2,0 lux (em F=1,2), saída de vídeo BNC-75ohms, tensão de alimentação 24Vcc, 60 Hz. As câmeras deverão ser a prova de choque e vibração, com suportes de fixação articulados para direcionamento do campo visual. As câmeras terão lentes auto-íris, com distância focal definida em projeto, variando entre 3,0 e 8,0mm.
  2. As câmeras que forem instaladas nas áreas externas, se for o caso, ou em ambientes de exposição a intempéries e/ou vandalismos, serão providas de caixas de proteção construídas com tampa, base e pé de montagem em alumínio polímero, placa frontal e tampas laterais em policarbonato reforçado, com UV estabilizado de 3mm de espessura, guarnição de neopreme, juntas de propileno-etileno e todas as ferragens em aço inoxidável.
  1. FONTE DE ALIMENTAÇAO
  1. Para atendimento das câmeras deve ser instalado um transformador de tensão de entrada 110/220 VAC, potência nominal de 300VA, para 24Vcc, corrente de alimentação das câmeras; instalado sobre o forro falso próximo as câmeras. Para conexão dos alimentadores das câmeras deverá ser montada uma régua de bornes com fusíveis de vidro tipo “JOTO”, derivada da saída da fonte central, de forma assegurar seletividade nas proteções nos casos de curto-circuito.
  1. SUPORTE PARA FIXAÇÃO
  1. Os suportes para fixação das câmeras e microcâmeras nas paredes em alvenaria e/ou lajes de concreto, deverão ser metálicos, em ferro galvanizado, pintados na cor da câmera ou conforme solicitado pela fiscalização, com pintura eletrostática, para ajuste manual (mecânico) e compatíveis com as caixas de proteção a serem utilizadas, conforme indicados em projeto.
  1. MONITOR
  1. Serão utilizados monitores policromáticos, dimensão de 17 polegadas, com resolução horizontal mínima de 480 linhas, com controles frontais de contraste, brilho, ajuste vertical e horizontal, com sincronismo de todas as câmeras, padrão EIA policromático
  1. SISTEMA DIGITAL
  1. Será utilizado gravador Digital com Servidor Web Embutido para monitoramento via Web através de Browser padrão, Sistema Operacional Linux, 16 canais de video em Conector BNC fêmea 75 ohms, Compressão baseada em recurso de multiprotocolo ( H263, JPGE e MJPGE ), Recursos para controle de consumo de banda, com funcionalidade para envio de e-mail e elaboração de FTP, Suportar padrões de vídeo NTSC ou PAL, Interface Ethernet 10/100 base, com conector RJ45, suporte aos protocolos de rede UDP/IP, TCP/IP ou Multicast IP, aceita cliente DHCP, Resolução graduável de 320x240 para 640x480 no padão NTSC e PAL, aceita configuração Remota via Browser de Internet, configuração Local via Porta Serial conector DB-9 usando Terminal e controle Remoto. Firmware Atualizável através da Rede, alimentação em 110/220 VAC, Gabinete padrão Industrial para Rack de 19” e funcionalidade plena em temperaturas de 10c ate 60c e umidade de 95% não condensado. O servidor será fornecido com uma gravadora de DVD, instalada e também outras 10 mídias virgens para backup das gravações.
  1. CABEAMENTO E ALIMENTAÇÃO
  1. Cada câmera será atendida por cabo de comunicação exclusivo, do tipo coxial, impedância característica de 75oms, velocidade de propagação nominal 85%, freqüência 1000MHz, 28dB/100m, constituído por um condutor central em cobre nu, revestido com um polímero próprio para vedar o dielétrico, espuma dielétrica em polietileno expandido a gás, com duas blindagens, a primeira em fita de alumínio-piliester-alumínio (A-P-A), para minimizar vazamentos de sinal e assegurar a confiabilidade do cabo, a segunda blindagem, é uma trança de fios de alumínio bitola 34AWG, para proporcionar uma blindagem adicional e melhorar a resistência mecânica do cabo, modelo RG59, com malha de blindagem de 67%, com conectores BNC de climpar, bitola RG59, nas extremidades. Cada cabo deve ser exclusivo, não se admitindo uso de conexões intermediarias ou derivadores tipo “T”.
  2.  A alimentação elétrica será através de cabo tipo Corplast 3x1,5mm2 (fase+neutro+terra), para alimentação de energia CA. Cada cabo deverá partir de conectores instalados no rack de CFTV.
  3.  Todos os cabos, seja para transmissão de sinal ou de energia, devem ser devidamente identificados com o número da câmera que atende.
  4.  Todo o cabeamento deve ser instalado no interior de tubulações, sejam eletrodutos ou eletrocalhas, de acordo com a distribuição e as dimensões definidas em projeto. Não será admitido, em hipótese alguma, instalações de fiações soltas
  1. ARMARIO DE EQUIPAMENTOS
  1. Todos os equipamentos do sistema de CFTV digital, serão instalados no interior de um gabinete metálico, padrão 19", confeccionado em chapa de aço, com 32U's, dimensões de 550x670x1611mm, coluna, teto e base soldadas em chapa de aço espessura de 1,5mm, com rasgo para passagem de cabos e 4 pés reguláveis, fechamentos laterais e traseiro, de fácil remoção em chapa de aço espessura de 1,2mm,  com chave tetra na porta, referência 93100.366.19.. No interior desse gabinete serão instalados ainda régua de tomadas, réguas de anéis guias, réguas de bornes para conexão dos cabos alimentadores, transformador e espaço reserva para futuras expansões, conforme detalhe do Rack de CFTV, contido em projeto específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (768.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com