TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Memorial Descritivo da obra

Fundações Serão do tipo indireta e profunda, com a execução de brocas e blocos de fundação de concreto armado, dimensionadas para suportar as cargas da construção. Serão executadas vigas-baldrame também de concreto armado. Será utilizado concreto com fck 20MPa e aço CA50 e CA60.

Impermeabilização Os blocos de fundação e vigas-baldrame receberão revestimento com aditivo impermeabilizante e pintura com tinta betuminosa. Contrapisos e argamassas que assentam as primeiras fiadas das paredes também receberão aditivo impermeabilizante.

Estrutura Será executada com elementos de concreto armado como pilares, vigas e lajes pré-fabricadas. O concreto empregado será de fck igual ou maior que 20MPa e aço CA50 e CA60.

Alvenaria As paredes serão executadas na sua maioria com blocos de concreto (14x19x39) e parcialmente com tijolos cerâmicos furados tipo baiano (11x14x24), sempre assentados com argamassa mista de cimento, cal e areia. A espessura da parede e os materiais empregados atenderão às condições de segurança, estabilidade, salubridade e conforto térmico. O muro com desenhos vazados, à entrada do edifício, será todo de concreto armado, empregando-se aço CA50 e CA60 e concreto fck=20,0 MPa.

Forro O forro será a própria cobertura com telhas trapezoidais galvanizadas e pintadas de branco, ou seja, o telhado e sua estrutura são aparentes na maior parte da edificação. O pátio central coberto terá teto de vidro. Como exceção, os sanitários que atendem ao anfiteatro receberão laje pré-fabricada que funcionará também como forro, e será rebocada e pintada; os sanitários que atendem ao museu e demais salas receberão forro falso de gesso, masseados e pintados.

Cobertura O telhado será executado com estrutura metálica treliçada com cobertura de telhas trapezoidais em chapa metálica galvanizada, tipo sanduíche, com poliuretano expandido, espessura 50 mm e pintura eletrostática em branco em ambos os lados, e terá inclinação de 25%.

Instalações Elétricas Serão executadas de acordo com as normas técnicas vigentes e conforme normas da Concessionária. O Padrão de Entrada – quadros, chaves, aterramento, coluna - seguirão as normas da Concessionária. Será instalado quadro de distribuição interno em chapa metálica com dispositivos de proteção de circuitos (disjuntores termomagnéticos), aterramento, conduítes flexíveis corrugados embutidos e eletrodutos de alumínio aparentes, fiação de cobre com isolamento antichama, tomadas, interruptores e luminárias especiais para cada ambiente, todos em material de qualidade certificada, segundo normas da ABNT. Os circuitos serão protegidos por disjuntores, com barramento dimensionado para dar equilíbrio entre as fases. Externamente, serão instalados trinta postes de iluminação, de pétala dubpla, no entorno imediato da edificação. Será instalado sistema de pára-raios com haste captor tipo Franklin, com aterramento com hastes e cabos de cobre em descidas apropriadas.

Instalações de telefonia, informática e televisão: Serão executadas de acordo com as normas da ABNT, com tubos e eletrodutos embutidos e aparentes, com cabeamento de primeira qualidade e tomadas apropriadas para cada uso.

Instalações de Hidráulicas Água Fria: Será executada de acordo com as normas da ABNT, com tubos e conexões de PVC marrom rígido para água fria, registros de gaveta no barrilete da caixa d’água, e registros de gaveta e de pressão com canoplas e volantes nos ambientes úmidos. A edificação é atendida por rede pública de água. A capacidade total dos reservatórios de água é de 15.000 litros em torre de concreto armado, inclusive com reserva para incêndio.

Águas Servidas e Esgotos Sanitários: Será executada de acordo com as normas da ABNT, com o uso de caixas de inspeção em alvenaria com tampa de concreto. Os tubos e conexões serão de PVC rígido branco, assim como ralos e caixas sifonadas. Serão executadas caixas de passagem e de inspeção, e destas, o esgoto segue tubulado para sistema particular de tratamento primário de esgoto, através de tanque séptico e poço absorvente, conforme NBR.

Águas Pluviais: Serão captadas por calhas e conduzidas para canaletas com grelhas e/ou caixas de inspeção através de condutores de PVC e direcionadas para a rede pública de captação de águas pluviais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com