TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

ARQUITETURA E URBANISMO

ANA CLARA DANTAS LEITE

MEMORIAL DESCRITIVO

 O presente projeto trata-se de uma creche para crianças de 0 a 5 anos, com capacidade para 132 alunos em turno integral. Capacidade por turma:

0 a 1 ano: Capacidade de 12 alunos.

1 a 2 anos: Capacidade para 30 alunos, sendo estes divididos em duas salas de 15 alunos cada.

2 a 3 anos: Capacidade para 30 alunos, sendo estes divididos em duas salas de 15 alunos cada.

3 a 4 anos: Capacidade para 30 alunos, sendo estes divididos em duas salas de 15 alunos cada.

4 a 5 anos: Capacidade para 30 alunos, sendo estes divididos em duas salas de 15 alunos cada.

A ideia inicial do projeto partiu local onde ela se encontra, em Porto Seguro Bahia, no bairro Baianão, num terreno de 39x45 metros. Por se tratar de um bairro que possui pouca estrutura em escolas, hospitais, praças, entre outros, e onde a maioria de sua população pertence à classe média baixa ou classe baixa, a necessidade de uma escola que atendesse todas as necessidades das crianças abaixo de 5 anos era iminente, pois estas idades demandam mais atenção e cuidado comparado ao ensino fundamental. Por isso a criação de uma creche que interaja com a comunidade e que seja completa em sua estrutura, para que a mesma tenha condições de suportar toda a demanda da região.

Foi de extrema importância na criação do projeto a análise de que um meio escolar não precisa estar cercado entre muros, pois as crianças precisam se sentir parte da comunidade, interagir com a mesma e fazer parte dela todos os dias, o que não seria possível se a creche fosse cercada por muros que impedissem as crianças de olhar o entorno e que causasse nelas uma sensação de claustrofobia.

Para que as crianças gostem de estar na escola, foram desenvolvidos espaços lúdicos e coloridos, com vegetação e grandes áreas abertas. O intuito é que as crianças se sintam livres para explorar o local (sob a supervisão de um adulto, devido à idade das crianças).

Para criar um espaço amplo que possa ser utilizado para diversos fins, o refeitório, o pátio coberto e o pátio descoberto não são divididos por paredes, o que permite que o local seja utilizado com mais frequência, pois as pessoas podem percorrer por todo ele e, ainda, ter uma visão da rua, devido à cerca que divide a escola da calçada. Os banheiros foram distribuídos de forma a atender à todas as crianças em qualquer situação, a cada duas salas de atividade, há um banheiro que pode ser acessado pelas duas salas, além dos banheiros para os alunos, há um banheiro acessível, um banheiro feminino, um banheiro masculino e o banheiro para funcionários. A creche conta também com oito salas de atividades para crianças de 1 a 5 anos, um berçário que possui solário e sala de repouso, para crianças de 0 a 1 ano, além de uma biblioteca que pode ser utilizada como sala de vídeo.

        De forma geral, neste projeto procurou-se ao máximo aproveitar o local criando um espaço amplo com interação com a natureza e com o meio ambiente, utilizando cores alegres e grande área para que as crianças brinquem ao ar livre, estimulando a imaginação das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com