TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Mission Bay

Por:   •  18/5/2017  •  Monografia  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O presente trabalho refere-se ao estudo de caso de Mission Bay, em São Francisco, Califórnia, EUA. Um projeto de grande porte que reestruturou uma antiga área industrial obsoleta em metrópole contemporânea.

Com cluster de biotecnologia implementado, fez com que se tornasse um território inovador, concentrou-se talento humano, educacional e empreendedor. Transporte público de alta qualidade e o Bay Area Rapid Transit que interliga toda a Bay Area à área metropolitana de São Francisco.

Esse desenvolvimento urbano sustentável impõe o desafio de refazer uma "cidade" existente, reinventando-a de modo inteligente e inclusivo.

Palavras chaves: Mission Bay; São Francisco; cidades sustentáveis; metrópole contemporânea; cluster; inovação urbanística.

LISTA DE IMAGENS

Imagem 1: Vista aérea de Mission Bay.............................................................11

Imagem 2: Mapa de Localização.......................................................................12

Imagem 3: Panorama da UCSF.........................................................................12

Imagem 4: Implantação geral da BayArea.........................................................14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

JUSTIFICATIVA        7

OBJETIVOS        8

METODOLOGIA        9

1. CONTEXTO HISTÓRICO        10

2. INFORMAÇÕES BÁSICAS        11

3. PROPOSTA DO PROJETO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

BIBLIOGRAFIA        17


INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta um estudo de caso sobre Mission Bay em São Francisco, Califórnia, que passou por uma reestruturação chamada de cluster, onde uma antiga área abandonada hoje se transformou em uma "cidade planejada dentro da cidade", contando com área habitacional, zona de comércio, laboratórios, empresas biotecnológicas, hotel e um novo campus da UCSF.

A implementação da UCSF foi fundamental para o sucesso da implementação desse projeto urbano. Essas atividades econômicas, de desenvolvimento e pesquisas em biotecnologia, exigem a concentração única e fundamental de pessoas com talento especial, e são elementos que determinam esses novos formatos de desenvolvimento econômico urbano. Estima-se cerca de 250 mil pessoas ligadas a esse setor, e investimentos anuais de 2 bilhões de dólares.

Nesse caso, a reestruturação dessa área central, com novas atividades econômicas, vai de encontro à nossa busca por projetos urbanos inovadores e sustentáveis. Está previsto um custo de 4 bilhões de dólares para instalação de todo o complexo de Mission Bay até 2020.

JUSTIFICATIVA

Como justificativa deste trabalho abordaremos algo bastante utilizado em nossa atualidade – que carece de projetos urbanísticos sustentáveis em meio à problemática do lixo produzido, da escassez dos recursos naturais e do aquecimento global –, um cluster inovador, que tem como estratégia promover uma reestruturação produtiva do território e acelerar os processos de recuperação urbana de áreas centrais esvaziadas e improdutivas nas cidades.

A chamada Bay Area, que aborda uma grande região da Califórnia – indo de San Jose a Oakland –, após ver a emergência por mudança que se encontrava, agora, de modo muito bem planejado, vê surgir uma nova geração de clusters, ligada à biotecnologia.

 

OBJETIVOS

Este trabalho enfocará a intervenção urbana realizada em Mission Bay, São Francisco, com o objetivo de reciclar uma antiga área industrial-portuária abandonada, cuja ideia de promover um grande projeto urbano, favorecendo a reestruturação produtiva, econômica e urbana dessa região obteve grande sucesso. A esses processos de reestruturação, dá-se o nome de clusters, estratégia para promover uma reestruturação produtiva do território e acelerar os processos de recuperação urbana de áreas centrais esvaziadas e improdutivas nas cidades.

 

METODOLOGIA

Esta pesquisa foi desenvolvida através de livro, artigo e sites, nos quais foi possível que nos aprofundássemos mais no tema proposto. Inicialmente foi feito uma pesquisa para se conhecer o local, logo após, a leitura da história e busca por fotos e mapas (antes e depois), para finalmente, avançarmos na compreensão de todo processo de revitalização e de intervenção que foi implantado nesta região.

 1. CONTEXTO HISTÓRICO

As águas rasas da Mission Bay foram criadas cerca de 5.000 anos atrás, e permaneceu uma enseada de águas calmas e protegidas, uma área de alimentação natural em excesso, variedade de insetos, crustáceos e aves. Povos nativos vieram para tirar proveito desta generosidade e começou a se estabelecer na área. Depois vieram os missionários espanhóis em 1775, e começaram a construção de Mission, para converter e ensinar tecelagem e agricultura aos indígenas.

Em 1849, no início da corrida do ouro, Mission Bay ainda era uma grande entrada, águas rasas cheias de vida do pântano. A partir da década de 1850 até o final dos anos 1870, a construção e reparação naval foram as principais indústrias, enquanto as águas continuaram a produzir uma fonte saudável de ostras para alimentar a crescente população.

De 1860 a 1910, as águas da baía ficaram cada vez menores, mas preencheu-se com milhares de quilômetros cúbicos de areia, pedras e sujeira e, até mesmo restos do terremoto de 1906 foram despejados para criar mais terra para o crescimento da cidade.

Eventualmente, Mission Bay foi atravessada com trilhos, com veículos puxados a cavalo, em seguida vagões foram usados ​​para trazer cargas valiosas para os estaleiros, armazéns, fábricas e fundições da área. Manteve-se essencialmente uma zona industrial, no século 20.

Há mais de 10 anos abandonado, o território vizinho ao centro de São Francisco, um vazio urbano de 303 acres, de antigos usos industriais, ferroviários e portuários, começou a vislumbrar sua transformação no início da década de 80, quando a empresa de transportes ferroviários, a Santa Fe Pacific Realty Corporation, proprietária de Mission Bay, aceitou a proposta de participar da comunidade local por meio da elaboração de um projeto urbanístico para a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com