TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia - Vila Nova Artigas

Por:   •  9/6/2016  •  Monografia  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS

É considerado um dos principais e mais importantes arquiteto da história de São Paulo. Vilanova Artigas nasceu em Curitiba e morreu em 1985 em são Paulo. Sua passagem como arquiteto foi um marco para arquitetura Moderna e que serve ainda como inspiração na arquitetura atual.

A história de Artigas é muito ampla, sendo ele um visionário da arquitetura moderna, onde foi até o fim de sua carreira com uma identidade muito forte, mesmo tendo em alguns períodos de sua profissão sido impedido de fazer o que mais gostava “projetar”.

João Batista Vilanova Artigas sai de Curitiba, sua cidade natal e muda para São Paulo, onde inicia os estudos na escola Politécnica da USP, formou-se como Arquiteto-engenheiro em 1937. Nesse período não existia faculdade de arquitetura, e os alunos da escola Politécnica eram explicitamente técnicos em questão de construção e a “arte” da arquitetura não era o forte da instituição.

Em 1914 abre seu próprio escritório, onde trabalha com Carlos Cascaldi, engajado na política de regulamentação da profissão, funda, com outros colegas, a representação do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SP) em São Paulo. Filia-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1945. Foi estagiário na construtora Bratke e Botti, e também trabalhou com Dúlio Morone,com quem abriu uma empresa de Projeto.

Artigas foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Onde também foi professor, com ideias da “extrema esquerda” e é um dos incentivadores da arquitetura Social, na qual como já mencionado tem grande influência na arquitetura atual.

Modo de pensar e ver a Arquitetura

Vilanova Artigas tinha uma identidade muito forte ao se pensar em Arquitetura, com um olhar totalmente focado no ser humano, e no social. Para ele o espaço público tinha que ser privado e vice versa, em suas ideais de construir um espaço pensava em uma arquitetura voltada para todos, e como muito citado em suas biografias também pensava na “cidade para todos”.

Analisando seus inúmeros projetos e alguns documentários, é nítida a forma de como ele pensava no “espaço” sempre como público e ia contra a ideia de burguesia, onde se limita o mais sofisticado ao mais simples, pelo contrário seu ideal ao projetar era sempre pensando que a vida fosse “coletiva”, onde estabelece sempre um diálogo com a cidade, sendo uma residência á um conjunto habitacional.

Período Crítico de sua carreira

Artigas viaja para a União Soviética em 1953, onde se decepciona e se desencanta com a arte e arquitetura do Realismo Socialista, que até então admirava,em meados dos anos 1950 passa por uma crise profissional, no mesmo momento que projeta as residências Olga Baeta,1956, Rubem de Mendonça,1958, e Taques Bittencourt,1959.Também dá inicio á uma série de projetos escolares para o Governo do estado de são Paulo o mesmo que mais tarde irá privar Artigas a lecionar.1964 e 1969 são os períodos que é afastado da FAU-USP, onde realizou projetos importantes que definiam ás linhas Mestras do que se chama “escola paulista”:O Anhembi Tênis Clube a Garagem de barcos do Iate Clube Santa Paula e o edifício da FAU-USP.

Ícone de inspiração

como muitos outros arquitetos de renomes Artigas também usa como referência ícones da arquitetura moderna. Sua arquitetura é dividida em três fases, sendo a primeira delas influenciada por Frank Lloyd Wright onde busca uma “concepção liberal”, a segunda por Le Corbusier, essa aproximação foi influenciada pelo 1ºCongresso Brasileiro de Arquitetos em 1951 e pela adesão de Artigas ao PCB (Partido Comunista Brasileiro) e a terceira teve como influencia o Brutalismo.

Algumas de suas principais obras

Além de ter feito uma revolução na paisagem de São Paulo, Artigas também deixa seu marco de arquitetura em sua cidade natal, Curitiba onde projeta em 1946 a Dupla residência para seus irmãos, 1945- Hospital São Lucas, 1953 - Residência Bettega, e entre outras obras. Seus projetos são mistos, indo de residências, conjuntos habitacionais, estação rodoviária, instituto educacional e etc.

Uma de suas principais e mais conhecida obra, por suas características marcantes é o edifício Louveira, do ponto de vista de muitos o mais “belo” e inovador do período que foi construído até hoje, além da Faculdade de arquitetura de São Paulo (FAU-USP), sendo ela uma das obras mais conhecidas por arquitetos, moradores, apreciadores e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (579 Kb)   docx (679.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com