TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO II TRABALHO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MÓDULO II

TRABALHO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

ALUNO: RUDNEI PONTE DE OLIVEIRA

CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

1.0 - Sistema Construtivos

1.1 - Alvenaria Estrutural:

É um sistema  onde é dispensado o uso de vigas e colunas, que transportam as cargas de forma concentrada, as substituindo por blocos com capacidade para resistir a compressão, que são capazes de transmitir o seu próprio peso, e o peso da laje e as cargas dos pavimentos superiores até a fundação.

Descreve-se algumas definições básicas para entendimento do que é o sistema construtivo e o que define alvenaria estrutural. Segundo a NBR 10837/1989 (ABNR, 1989)

  1. Material – constituinte do componentes da obra;
  2. Componentes – entre que compõe os elementos da obra, constituídos por material natural e de fabricação industrial;
  3. Elemento – porte da obra suficientemente elaborada, constituída da reunião de um ou mais componentes;
  4. Alvenaria estrutural não armada de blocos vazados de concreto – aquela que constituída com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, e que contem armadura com finalidade construtiva ou de amarração, não sendo esta ultima considerado absorção dos esforços calculados;
  5. Alvenaria estrutural armada de blocos vazados de concreto – aquela constituída com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, na qual certas cavidades são preenchidas continuamente com graute, contendo armaduras envolvidas suficiente para absorver os esforços calculados além daquelas armaduras com finalidade construtiva ou de amarração;
  6. Estrutura de alvenaria parcialmente armados de blocos vazados de concreto – aquela que algumas paredes são constituídas, segundo as recomendações da alvenaria armada, com blocos vazados de concreto, assentados com argamassa, e que contem armaduras localizadas em algumas cavidades preenchidas com graute, para resistir os esforços calculados, além daquelas armaduras com finalidades construtivas ou de amarração, sendo as paredes restantes consideradas não armadas.

Conforme Oliveira (2002), “um conjunto de componentes agrupados forma um elemento e um conjunto de elementos constitui um subsistema” e, ainda, “edifício pode ser definido com um sistema formado por um conjunto de subsistemas, constituídos de elementos combinados para servir um objetivo comum.

Segundo Franco (1992) apud OHASHI, (2002), a alvenaria estrutural é conceituada como um processo construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecidas, como principal estrutura suporte de edifícios, dimensionadas segundo métodos de cálculo racionais e de confiabilidade determinável. Neste processo construtivo, as paredes constituem-se ao mesmo tempo nos subsistemas de estrutura de vedação.

Para o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Alvenaria Estrutural (NEPAE, 2000), a alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, projetados segundo modelos matemáticos preestabelecidos.

Nesse sentido o sistema em alvenaria estrutural traz para a construção civil o conceito de planejamento de linha de produção (learn construction), que evita o desperdício e procura reduzir o tempo de execução.

Conclui-se, então, que o sistema construtivo é determinado pela forma de combinação dos componentes para formar o elemento e estes, por sua vez, formarão os subsistemas que definirão o edifício.

1.2 - As Principais vantagens são:

- Diminuição no tempo da construção; 

- Economia no custo da obra; 

- Menor gasto com revestimento; 

- Flexibilidade e versatilidade da construção; 

- Liberdade no layout; 

- Resultados esteticamente modernos; 

- Fácil coordenação e controle; 

- Técnica executiva simplificada; 

- Menor diversidade de materiais e mão de obra; 

- Eliminação de interferências; 

- Facilidade de integração com outros subsistemas; 

As principais desvantagens:

- Não permite reformas futuras;

- Requer mão de obra especializada;

- Não permite portas e janelas fora do padrão; e,

- Não pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, pois as possibilidades são limitadas ao padrão dos blocos.

2.0 Alvenaria Convencional

 O termo alvenaria convencional será designado nesse trabalho para edifícios com estrutura em concreto armado e com vedação em blocos cerâmicos, muito utilizado e conhecido na região Sul do Brasil.

O surgimento do concreto armado se deu por volta de 1850, quando houve a necessidade de aliar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as resistências mecânicas do aço para construção de grandes edifícios (BASTOS, 2006).

Segundo Barros e Melhado (1998) os edifícios convencionais em concreto armado são aqueles produzidos com uma estrutura de vigas, pilares e lajes de concreto armado moldados no local. Fernandes e Filho (2010) destacam a durabilidade elevada, a boa resistência aos choques, vibrações e altas temperaturas e a facilidade de obtenção de materiais nas proximidades das obras como as principais vantagens de uma edificação em concreto armado em relação a outros sistemas construtivos.        

2.1-  Concreto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com