TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de Trabalho Acadêmico

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVESIDADE PAULISTA - UNIP

                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

MELHORIAS NO TRÁNSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO

                                                               São Paulo

2012



MELHORIAS NO TRÁNSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO

Monografia apresentada à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Dayane Almeida, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Paulista de São Paulo.

                                                           São Paulo

2012



 ““ Uma ideia torna-se uma força material quando

ganha as massas organizadas.”

Karl Marx



SUMÁRIO

1. OBJETIVO.........................................................................................................05

2. JUSTIFICATIVA.................................................................................................06

3. METODOLOGIA................................................................................................07

4. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS..........................................................................08

5. CRONOGRAMA................................................................................................09

6. REFERÊNCIAS..................................................................................................11



1. OBJETIVO

O objetivo da equipe é procurar entender e se possível encontrar soluções para melhoria do transporte na Cidade de São Paulo e suas vias, mas que essas soluções possam ser aplicadas com rapidez e agilidade, sem perder a proposta da pesquisa, por conta do crescimento acelerado da mesma.

Uma possível solução, seria a insercção de mais ônibus de dois andares, neles temos a possibilidade de transportar mais passageiros, não deixando de pensar na confortabilidade de seus passageiros, fazendo assim com que menos carros circulem nas vias, onde conseguentimente haverá a redução do “caus”, (pelo menos no trecho estudado).

O trecho analisado será da Radial Leste, entre a Avenida Aricanduva e a Estação Belém do Metrô , pois este ponto é de grande problemática devido ao grande fluxo de veículos em horários de picos.

2. JUSTIFICATIVA

O trabalho objetiva-se em uma dissertação expositiva relacionada as melhorias. Foi escolhido o transporte público e as vias urbanas como tema de pesquisa, pois como usuários do sistema, gostariamos de entender como funcionam os projetos e a partir daí, tentar encontrar soluções para sua melhoria.

3. METODOLOGIA

Iremos trabalhar em cima de um ponto problemático (trecho da Radial Leste entre a Avenida Aricanduva e a estação Belém do metrô), tentar buscar soluções práticas, mas que possam ser aplicadas com rapidez por conta do crescimento acelerado da cidade, um dos nossos focos são os onibus de dois andadres, pois eles concentram um grande números de passageiros, pressupondo que diminuirá o números de veículos nas ruas.  A  fonte utilizada para a realização da pesquisa foi a internet, através de sites públicos, como da ANTP (Agência Nacional de Transporte Público) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), além de arquivos particulares como uma dissertação de mestrado, extraída do site da USP (Universidade de São Paulo), nesses sites utilizamos de imagens para podermos realizar comparações.

4. PRESSUPOSTOS TÉÓRICOS

        Com base nos meios de comunicação como jornais, revistas etc, sem sitar a nossa própria vivência que revela a dificuldade do transporte publico, lotados e um trânsito carregado, devido a zona leste de São Paulo ter a maior população de moradores, que se deslocam para seus trabalhos e estudos para o centro da cidade e em outras zonas da capital. Os estudos são feitos pela controle de trafego CET (COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO). O problema poderá ser solucionado com base da cidade de Curitiba/PR, onde o transporte publico é de excelente qualidade e suas frotas de ônibus são de no maximo 3 anos e são de 2 andares. Com isso acomodarias mais pessoas tirando mais veiculos das ruas.

5. CRONOGRAMA

  • 1865 - É regulamentado o serviço de tílburis - carros de duas rodas puxados por um cavalo - em São Paulo.
  • 1871 - Fundação da Companhia Carris de São Paulo.
  • 1880 - É construída a linha de bondes com início na rua da Liberdade, ligando a Capital à Vila de Santo Amaro.
  • 1893 - Em 23 de outubro é regulamentada a emissão de passes pelo poder público, pondo fim aos passes diferentes emitidos pelas empresas Carris e Companhia Viação Paulista.
  • 1896 - Antônio Guacho, residente em Montreal (Canadá), chega a São Paulo e inicia entendimentos com o Comendador Antônio Augusto de Souza para formar uma empresa para a exploração de serviço de transporte por eletricidade.
  • 1897 - Em 15 de junho, Antônio Guacho e o Comendador Souza conseguem obter da Câmara Municipal a concessão de operação dos serviços por 40 anos. Pelo acordo, devem construir em dois anos uma linha de ligação do Centro da cidade com o bairro da Penha. Sem obter recursos, Guacho retorna ao Canadá onde consegue despertar o interesse de investidores canadenses pelo projeto.
  • 1899 - Em sete de abril, investidores canadenses fundam no Canadá a The São Paulo Railway, Light & Power Company Ltd. Em 17 de junho a empresa consegue autorização para atuar no Brasil. Em cinco de julho, Antônio Guacho e Comendador Souza, acompanhados por engenheiros da Light, assinam contrato com a Prefeitura para construir a linha ligando o Centro à Penha. Em 28 de dezembro, transferem para a Light suas concessões obtidas junto à Prefeitura.
  • 1900 - A Light inaugura o sistema de bondes elétricos em São Paulo, em sete de maio, compra a Companhia Carris de Ferro de São Paulo.
  • 1925 - Surgem as linhas de ônibus circulares com veículos importados da Europa.
  • 1946 - O prefeito Abrahão Ribeiro autoriza, através do Decreto-Lei Municipal número 365 de 10 de outubro, a constituição de uma empresa para prestar serviço de transportes coletivos por 30 anos a Companhia Municipal de Transportes Coletivos.
  • 1949 - A CMTC implanta o sistema de troleibus com 30 veículos importados dos EUA e Inglaterra, colocando em funcionamento a linha Largo São Bento-Aclimação. Procede a reforma do acervo herdado da Light.
  • 1950 - A CMTC importa 200 ônibus Twin Coach, hidramáticos. A adaptação destes veículos às condições de tráfego da cidade exigiu dois anos de estudos técnicos.
  • 1953 - Tem início a operação de linhas de bondes setoriais. Com itinerários que não cruzam o centro da cidade.
  • 1954 - Noventa por cento da frota é operada pela CMTC. Nos anos 50, a empresa vai desenvolver um complexo industrial próprio para reforma e encarroçamento de ônibus e bondes.
  • 1975 - A CMTC opera apenas 14% da frota. O metrô começa a ser operado na cidade.
  • 1980 - A CMTC implanta o sistema de transferência ônibus-troleibus, construindo os terminais da Penha e Vila Prudente.
  • 1984 - Entra em funcionamento a primeira linha operada a gás metano, Ceasa-Lapa, da CMTC.
  • 1999 - Aprovada a Lei nº 12.893 (outubro) que prevê a regulamentação de 4.042 lotações para complementar o sistema de transporte coletivo por ônibus.
  • 2000 - Inauguração do Coredor Itapecerica com faixa segregada à esquerda, junto ao canteiro central, e 11 paradas elevadas.
  • 2001 - Implantação da Operação Via Livre - ações operacionais que priorizam o transporte coletivo na cidade.
    Início dos testes do
    Bilhete único / Cartão do Idoso - Especial.
    Elaboração do novo regulamento do
    Atende - serviço porta-a-porta oferecido pela Prefeitura às pessoas portadoras de deficiência física com alto grau de dependência, que não podem utilizar os meios de ransportes comuns adaptados.
    Início do processo de renovação da frota municipal.
    Revisão do Projeto do VLP - Veículo Leve sobre Pneus e encaminhamento de novo estudo ao BNDES.
    Aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei para imlantação do
    Novo Sistema de Transporte Coletivo em São Paulo.
  • 2002 - Aprovado o financiamento para implantação dos corredores Pirituba, São João e Guarapiranga, e das primeira e segunda etapas da Linha I do VLP - além de programas para bilhetagem eletrônica, modernização da rede de trólebus e desenvolvimento tecnológico.
  • 2003 - Testes do Bilhete único (vale-transporte, escolar e comum) com 500 usuários para aperfeiçoamento do software. Implantação da 1ª etapa do Novo Sistema de transporte do município. A caminho do Sistema Interligado.

6. REFERÊNCIAS

Utilizamos como referência para nossos estudos, a cidade de Curitiba, pois nela já há um grande desenvolvimento em relação ao transporte público e suas benfeitorias.

Ilustramos imagens comparativas entre a cidade de São Paulo x Curitiba.


[pic 1]

               Fonte: http://noticias.uol.com.br/album/110303_album.jhtm#fotoNav=40 – 05.10.12 / 1h47

[pic 2]

         Fonte: http://blogdoclaudemirandrade.blogspot.com/2010/08/visita-tecnica-cidade-de-curitiba.html - 05.10.12 / 13h48

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (278.6 Kb)   docx (168.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com