TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL (HIS)

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA

LAISE RAIANE DA SILVA FELEOL

STEPHANY PATRICIA DA SILVA BORGES


CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL (HIS)

MACAPÁ

2018

FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA

LAISE RAIANE DA SILVA FELEOL

STEPHANY PATRICIA DA SILVA BORGES

CONJUNTO HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL (HIS)

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Atelier de Projeto Arquitetônico VII, curso de Arquitetura e Urbanismo, cursando o 8º termo, na Faculdade de Macapá – FAMA.

Professora: Suellen da Conceição.

MACAPÁ

2018

SUMÁRIO

1. Linha Temática        3

2. Resumo        3

3. Introdução        3

4. Justificativa        4

5. Objetivos        4

5.1 Geral        4

5.2 Específicos        5

6. Procedimentos Metodológicos        5

7. Memorial Justificativo        5

8. Estudo de Viabilidade        7

9. Localização        8

10. Relatório de Impacto de Vizinhança        9

11. Legislação        9

12. Partido Arquitetônico        11

12.1 Programa de Necessidades Geral        11

12.2 Linguagem Arquitetônica Adotada        12

13. Propostas Arquitetônicas        13

14. Considerações Finais        14

Referências        15

        


1. LINHA TEMÁTICA

O conjunto habitacional de interesse social tem um caráter importante dentro do plano da cidade, com foco principal em atender a população de baixa renda, onde será oferecida a comunidade serviços públicos e sociais, saneamento básico, qualidade estrutural, equipamentos urbanos, áreas livres, entre outros.

É um tema muito retratado atualmente, que exige um estudo aprofundado, para que sejam sanados todos ou a maioria dos problemas já existentes em outros projetos, desenvolvendo soluções as principais dificuldades encontradas durante o estudo, focando na qualidade projetual.

2. RESUMO

O trabalho em questão irá abordar o projeto de um conjunto Habitacional de Interesse Social, com sua área de implantação no bairro Congós, na cidade de Macapá – AP. O projeto foi desenvolvido para atender famílias que se encontram atualmente morando em uma área de ressaca próximo ao terreno de estudo. Será disponibilizado também, não só pra esses futuros moradores, mas também pra toda comunidade, serviços sociais, públicos e equipamentos urbanos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

3. INTRODUÇÃO

A Constituição Federal brasileira de 1988 e a Declaração Universal dos Direitos humanos (1948) reservam aos cidadãos o direito a moradia, o que se faz obrigatório que as entidades públicas responsáveis desenvolvam projetos de habitação social para atender a população desprovida desse direito, que por falta de espaços adequados no meio urbano, à maioria das pessoas procuram locais inadequados e irregulares para construir suas moradias.

Depois da criação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, pelo Governo Federal, o mercado em relação a moradias populares cresceu, trazendo mais demanda aos profissionais da área. Os projetos devem ser produzidos com qualidade arquitetônica, levando em consideração sua funcionalidade e estética e conforto. Na realidade da cidade de Macapá não é assim que funciona, o foco é na economia e no prazo da entrega, temos vários exemplos disso como o Mucajá, o Macapaba, ao longo dos anos, os defeitos vão aparecendo e quem sofre é a população.

4. JUSTIFICATIVA

O presente projeto é uma proposta de implantação de um conjunto habitacional de interesse social (HIS), voltado à população de baixa renda, o terreno fica locado próximo a uma área de ressaca, habitada por uma grande quantidade de famílias, que vivem sem qualquer tipo de saneamento básico, serviços públicos, estruturas precárias, entre outros fatores.

Dentre tantas problemáticas analisadas ao tema, é de grande importância à renovação do pensamento que se tem por parte do poder público e dos profissionais da construção, a ideia de apenas morar, vai muito além disso, é o direito que cada pessoa possui. Deve-se atentar as necessidades dos futuros moradores com suas diversidades, sem esquecer os serviços que devem ser prestados a eles, que sempre foram vistos de maneira superficial. Tentando solucionar ao máximo os problemas encontrados dentro do projeto.

Serão analisadas normas e diretrizes que regem o sistema construtivo e urbanístico, para trazer uma melhor qualidade de vida a essa comunidade, destacando o direito a moradia.

5. OBJETIVOS

A base central dos estudos são os objetivos, onde serão pensadas as metas e estratégias a serem alcançadas dentro do tema de habitação de interesse social. Sendo que o objetivo geral irá direcionar o tema da pesquisa, e o objetivo específico da ênfase em cada ponto do trabalho desenvolvido.

5.1 GERAL

O projeto de estudo propõe a implantação de um conjunto habitacional de interesse social, localizado próximo a uma área de ressaca, onde possui um grande número de famílias morando irregularmente. O trabalho é proposto a atender essas pessoas com moradias de qualidade, e a comunidade no geral, com serviços públicos, equipamentos urbanos, áreas de lazer, acessibilidade e sustentabilidade.

5.2 ESPECÍFICOS

  • Abrangência sobre Habitação de Interesse Social;
  • Adequação da população no espaço urbano;
  • Inclusão da população de baixa renda no meio urbano;
  • Locação do terreno;
  • Apresentação de tipologias para melhor adequação das famílias;
  • Implantação de equipamentos urbanos, serviços públicos, áreas livres e de lazer; atenção ao sistema viário;

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho terá em sua primeira parte, um caráter investigativo, onde serão analisados assuntos relacionados ao tema de habitação de interesse social. Para melhor elaboração do trabalho, serão utilizados meios bibliográficos, livros, artigos, trabalhos de cunho acadêmicos, etc.

Após esse levantamento sobre o tema, será feita a elaboração do projeto de um conjunto habitacional, com duas tipologias de prédios e casas, para melhor adequação das famílias, disponibilizando também a comunidade serviços comunitários, policiamento, saneamento básico, sistema viário, estrutural, creche, setor comercial, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (692.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com