TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição da Temperatura de Neutralidade: Estudo de Caso em um Conjunto de Habitação de Interesse Social no Município de Sinop – MT

Por:   •  3/12/2017  •  Artigo  •  5.212 Palavras (21 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 21

Definição da Temperatura de Neutralidade: Estudo de Caso em um Conjunto de Habitação de Interesse Social no Município de Sinop – MT

Definition of the neutrality temperature: Case Study in a Set of Social Housing in Sinop city – MT

Beatriz Crestina Balen1, Marlon Leão2

Resumo: O Brasil é um país de proporções continentais e como tal apresenta ao longo do seu território uma grande diversidade climática. Entretanto, as habitações populares projetadas de norte a sul do país são construídas em sua grande maioria com objetivos no cumprimento de metas sociais e políticas. Os projetos dessas habitações raramente consideram o clima local nos seu desenvolvimento, fazendo com que seus ocupantes, normalmente pessoas pertencentes à população de baixa renda, sofram devido ao projeto inadequado e incorreta especificação de materiais. Este artigo apresenta uma avaliação do conforto térmico em um conjunto de habitações de interesse social no município de Sinop – MT e teve como objetivo determinar a temperatura de neutralidade para as condições dos meses de outubro e novembro. A metodologia baseou-se em medições e aplicações de questionários realizadas simultaneamente no local. Para o estudo de campo foram utilizados equipamentos de medição para determinar as variáveis climáticas associados à aplicação de questionários aos usuários. Os questionários foram utilizados para coletar informações dos moradores acerca da percepção térmica no interior das habitações. Foram analisadas 51 habitações em três períodos do dia. A correlação entre os dados objetivos obtidos dos equipamentos de medição e os dados subjetivos adquiridos através dos questionários permitiu avaliar a temperatura de conforto nas habitações de interesse social, em função de seus aspectos locais. A temperatura de neutralidade determinada foi de 26,7 ºC, apresentando um ambiente de sensação térmica não confortável, visto que a temperatura operativa média no período foi de 32,0 °C.

Palavras-chave: Pesquisa de Campo; Conforto Térmico; Clima; Questionários.

Abstract: Brazil is a country of continental proportions and such as presents throughout its territory a great climatic diversity. However, the designed public housing from north to south are mostly built with objective in the fulfillment of social and political aims. The housing designs rarely consider the local climate in their development, causing its occupants, usually people on a low income suffer due to improper project and incorrect materials specification. This article presents a thermal comfort evaluation  in a set of social housing in Sinop city and aimed to determine the neutrality temperature for conditions of the months of October and November. The methodology was based on measurements and questionnaires applications carried out simultaneously on site. For the field study were used measuring equipment to determine the climatic variables associated with the questionnaires application to users. The questionnaires were used to collect residents information about thermal perception inside the home. Fifty one public housing were analyzed in three periods of the day. The correlation between objective data from measuring equipment and subjective data acquired through questionnaires allowed to evaluate the comfort temperature in social housing, due to its local aspects. The determined neutrality temperature was 26.7º C with a thermal environment no comfortable since the average operative temperature was 32.0 ° C.

Keywords: Field Research; Thermal Comfort; Climate; Questionnaires.

1 Introdução

Segundo ASHRAE (1993), conforto térmico é um estado de espírito que reflete a satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa. Se o balanço de todas as trocas de calor a que está submetido o corpo humano for nulo e a temperatura da pele e suor estiverem dentro de certos limites, pode-se dizer que o homem sente conforto térmico.

A procura pelo conforto físico e psicológico decorre de longa data, contudo somente nas últimas décadas têm se intensificado os estudos com relação ao conforto térmico de conjuntos habitacionais. No estado de Mato Grosso, os programas de habitação de interesse social constroem casas de baixa qualidade construtiva, gerando um desempenho térmico insuficiente para o rígido clima predominante.

Os edifícios construídos devem proporcionar aos seus ocupantes condições de habitabilidade, oferecendo qualidade ambiental no ambiente interno e designar um local digno e apropriado a suprir suas necessidades básicas.

Sinop é um dos municípios que mais constrói casas de interesse social, estando em quinto lugar no ranking nacional (ALVES, 2012). Contudo, a ausência de habitações projetadas considerando a temperatura de neutralidade no município de Sinop - MT deixa evidente a necessidade deste estudo, que teve como objetivo elaborar um modelo de conforto variável em função dos aspectos locais próprios da habitação de interesse social e dos seus usuários, com base na correlação entre dados objetivos e subjetivos para determinação da temperatura de neutralidade térmica.

2 Revisão bibliográfica

2.1 Avaliação do Conforto Térmico

Uma forma de se buscar conforto térmico em edificações é a utilização da bioclimatologia, através da análise das cartas bioclimáticas, que são basicamente diagramas psicrométricos, ou seja, representam as relações entre temperatura, entalpia, pressão, velocidade do ar e umidade do ar. [pic 1]

A combinação dessas variáveis em intervalos diversos permite a especificação de zonas, para as quais são estabelecidas estratégicas adequadas que proporcionam conforto térmico nas edificações.

A Figura 1 mostra a carta bioclimática utilizada no Brasil que foi apresentada por Givoni (1992) e é adequada para países em desenvolvimento.

[pic 2]

Figura 1. Carta bioclimática utilizada para o Brasil. Fonte: GIVONI, 1992 apud COSTA, 2007.

Além de fatores ambientais, os fatores pessoais como a vestimenta e o grau de atividade do indivíduo, interferem na sensação de conforto térmico do homem. Conforme a Tabela 1, quanto maior o grau de atividade física, maior será o calor gerado pelo metabolismo, sendo de grande importância o conhecimento, por parte do projetista, de quais atividades serão realizadas na edificação a ser projetada.

O metabolismo pode ser expresso em W/m² de pele ou em Met (unidade do metabolismo), onde o valor unitário refere-se a uma pessoa relaxada. Deste modo, 1 Met equivale a 58,15 W/m² de área de superfície corporal (LAMBERTS et al., 2005). A Tabela 1 apresenta algumas atividades expressas em Met.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com