TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Parado Em Cumbica - CECAP

Dissertações: Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Parado Em Cumbica - CECAP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  1.355 Visualizações

Página 1 de 8

Da década de 60 para 70 houve uma série de modificações políticas, onde uma delas visava descentralizar a economia da capital para suas mediações, cujo objetivo era fazer com que o crescimento populacional acontecesse de forma racional e organizada nas cidades que circundava São Paulo, que passariam, portanto a se beneficiar da coleta de impostos e a partir disso expandir. Dessa forma em 1967 o Governo Estadual criou o C.E.C.A.P ( Caixa Estadual de Casas Para o Povo), que pretendia construir e vender casas para trabalhadores sindicalizados. Partindo dessa premissa foram convidados para executar o primeiro projetotrês expoentes da arquitetura em São Paulo - João Batista Vila Nova Artigas (1915 - 1985), Fábio Penteado (1928) e Paulo Mendes da Rocha (1928), é encomendado a Artigas, em 1967.

O Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, localizado no munícipio de Guarulhos, nas proximidades da Base de Cumbica, a cerca de 20 km do centro da Capital paulista, é um projeto da CECAP – Caixa Estadual de Casas para o Povo – autarquia do governo do Estado de São Paulo que se constitui no seu principal instrumento de ação para fixação de uma política habitacional.

Dentro do programa da CECAP, o conjunto de Cumbica é a realização mais importante, não só pelo vulto da iniciativa – são 10.560 unidades capazes de abrigar uma população de 55.000 pessoas – mas também pelo caráter das propostas formuladas e pela filosofia geral que informa o projeto.

Basicamente os arquitetos procuraram atender as seguintes diretrizes:

• Reformulação do conceito de habitação, pela valorização do equipamento urbano do projeto e das áreas comunitárias dedicadas ao lazer e à recreação; a reserva de 50% da área para verdes é uma boa indicação da preocupação dominante;

• Aproveitamento máximo das possibilidades tecnológicas existentes de modo a permitir, de um lado, o barateamento dos custos de construção e, de outro, a elevação dos padrões construtivos; esse mesmo princípio deve permitir, durante a construção, a maior incorporação possível às unidades habitacionais dos equipamentos domésticos indispensáveis à vida moderna.

O Projeto

O projeto foi resolvido em edifícios padronizados de 3 pavimentos sobre pilotis; os edifícios são interligados dois a dois, através de um jardim sombreado, e cada bloco assim constituído admite 60 apartamentos, com área de 64,0 m² cada um. Trinta e dois blocos constituem um setor ou “freguesia”, com grau de autonomia quanto ao abastecimento cotidiano e instrução escolar primária. A área toda, cerca de 180 hectares, permitiu lançar 6 freguesias e o equipamento comunitário proposto: 6 centros educacionais, 1 centro integrado de ensino técnico, 11 blocos de comércio cotidiano, 2 blocos de comércio central, 1 entreposto de abastecimento, um hospital, um centro de saúde, um estádio para 15 mil espectadores, um clube, uma igreja, um teatro de arena.

A freguesia é a unidade urbanística fundamental do projeto, com seu comércio e seu centro educacional acessível a pé, libertos do esquema viário geral. O centro comercial da freguesia localiza-se na praça de 22 mil m² e é caracterizado por dois blocos de dois pavimentos, o térreo reservado a serviços e pequeno comércio, o superior a escritórios e consultórios. A área da freguesia é toda interligada oekis espaços verdes, que se insinuam entre os próprios edifícios e estabelecem ainda uma interligação global da área através de uma extensa faixa central ajardinada. Nessa faixa central, localizam-se os principais equipamentos de uso comum e é a ela que se articula o centro principal do núcleo, uma área de cerca de 100 mil m² onde se inserem o estádio e dois blocos de comércio principal como suas lojas departamentais, hotéis, restaurantes e cinemas.

A planta dos apartamentos é flexível, prevendo a proposta-tipo, unidades com três dormitórios, sala, banheiro, cozinha e lavanderia; o acesso aos apartamentos será através de escada localizada no jardim sombreado entre edifícios, cada escada servindo a quatro unidades do edifício, por andar.

Os índices alcançados no projeto definem o caráter da proposta: densidade bruta do projeto: 308 hab./há; área pavimentada, 38%, área das praças, 12%, área verde, 50%; área da freguesia, 15 há; densidade bruta da freguesia, 650 hab./há; oferta escolar: 192 salas, 13.000 estudantes.

Esses índices deixam clara a intenção do projeto de não se isolar, mas de se integrar no contexto urbano em que se insere: as escolas, as áreas verdes, assim como os centros comerciais, o hospital etc. deverão ser usadas não só pela população do conjunto, mas também pelos habitantes da região.

Maquete

Imagem: Livro Paulo Mendes da Rocha

Azul - Habitação; Amarelo - Comercio; Vermelho - Escolas /escola técnica; Magenta - Comercio Central; Vermelho escuro - Caixa d água; Cinza Escura - Centro de Saúde; Cinza - Hospital; Laranja - Igreja; Roxo escuro - Piscina; Roxo - Teatro de Arena

Elevação - Vilanova Artigas, Instituto Lina Bo Bardi

Fica claro que a proposta urbanística para a implantação do condomínio Zezinho Magalhães Prado é essencialmente progressista, como é possível observar nas imagens, há um rompimento da edificação diante de amplas áreas verdes e dos eixos que couberam muito bem ao plano uma vez que no terreno havia limites que condicionavam e reprimiam sua implantação, como o Rio Baquirivu que corre a Noroeste e a Dutra logo ao Sul. Quando o condomínio foi projetado, o Aeroporto Internacional e Guarulhos ainda não havia sido inaugurado, isto veio a ocorrer em meados de 1985.

Implantação - Vilanova Artigas, Instituto Lina Bo Bardi

Infelizmente, de todo projeto original foi construído somente 44%, cerca de 4680 unidades, e muito menos equipamentos do que foram projetados. Uma pena já que o projeto pretendia beneficiar uma população periférica muito maior do que a do próprio condomínio, uma média de 150 mil pessoas poderia usufruir de seus equipamentos graças à fluidez do sistema viário próximo ao qual está localizado e aos acessos à Guarulhos.

No mapa acima podemos observar a implantação geral do condomínio, porém somente os que estão em negrito foram construídos, e em 3 etapas (1968-1981).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com