TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Catálogo de Paisagismo

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

LEVANTAMENTO PAISAGISTICO NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO – BARRA DO BUGRES-MT

IGOR GREGOLY BUREI 1,

 LEONARDO ROLDÃO BELLINI 2,

 MAIK DIONATAS COSTA ALVES 3,

 NATHALIA REIS SOARES 4,

 RETHIELY LOLITA GREGIO 5.

1, 2, 3, 4,5 ESTUDANTES DO CURSO DE ARQ. E URB., UNEMAT, B. DO BUGRES-MT

WESLEY AFONSO DA SILVA DIAS, PROFESSOR MESTRE DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, UNEMAT, BARRA DO BUGRES-MT

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos de paisagismo, estamos tratando não apenas de embelezamento dos jardins residenciais, mas também tratamos a natureza ornamental de forma que atribua conforto e qualidade de vida das pessoas que fazem uso dos espaços seja, ela público como praças, bosques, parques, entre outros, como também privados, como comercial e residencial. Com base nos estudos paisagísticos será feito um levantamento de dados no bairro são Raimundo, na cidade de Barra do Bugres, com intuito de buscar informações de espécies de plantas das residencial locais.

Para a realização da pesquisa, foi necessário averiguar e identificar as residências e as espécies contida nas mesmas registradas em fotos e nomeadas de acordo com o conhecimento de cada morador. Após a identificação das espécies pesquisamos informações técnicas para entender suas características e origens. Com auxílio dos gráficos mostraremos dados de quantitativos de plantas populares no bairro e as características paisagística adotadas pelos proprietários.

2. CONCEITOS

Paisagismo como atividade, tornou-se popular há alguns anos criando modificações nas características físicas dos espaços urbano e rural. O termo é basicamente a paisagem especificamente voltada aos espaços moldado por elementos naturais e suas espécies intervindo na natureza.

BURLE MARX (1981), paisagista, ícone do paisagismo brasileiro, avalia a função das plantas extraordinária como fórmula de paisagem. O uso do termo plantas, e não vegetação, indica modelos mais detalhado. Não descarta que há afinidades entre plantas e destas com o meio natural, ressalta que seu conceito de paisagem implica aspectos ecológicos, biogeográficos e culturais, além das qualidades estéticas e funcionais consideradas pela arquitetura.

Sobre o paisagismo na China, uma das mais belas, onde JELLYCOE e JELLYCOE (1995), ponderam que a beleza da natureza, onde bosques selvagens eram frondosos carregada de espécies e flores silvestres, de solo fértil, favorecendo uma percepção agradável sobre a paisagem. Tal compreensão pessoal com a paisagem possui fundamentos, em parte, na ideologia chinesa, que conferiam um espírito à natureza e a seus elementos.

Quanto ao paisagismo urbano das cidades, notamos a qualidade das cores e tons, e do conforto, explanando o contentamento em habitar, onde o paisagismo se agrega ao valor ao espaço, adequado projetos possibilitando a recuperação de espaços públicos urbanos como praças, parques e jardins com espaço de áreas verdes.

3. LOCAL DE ESTUDO

O local estudado foi o bairro São Raimundo sendo um bairro residencial, contendo alguns pequenos comércios como marcenarias. Com isso tivemos acesso a umas variedades de flores e plantas. Foram visitadas 15 casas de vários estilos e classes social contendo uma variedade enorme de espécies.

Com o plano de trabalho delimitado por um mapa, foram feitos as pesquisas e o recolhimento do material. Tivemos como materiais auxiliares, a máquina fotográfica, pranchetas, além de alguns moradores com as informações que se dispuseram de seu tempo, já alguns casos os mesmos não tinham tempo para nos atender.

Abaixo pode se visualizar a área e as casas que foram catalogadas:

[pic 1][pic 2]

 3.1 RESIDENCIAS E JARDINS

No bairro São Raimundo, encontrasse muitas casas de vários tipos e classes, contendo ou não jardins, porem nenhuma com um jardim totalmente planejado por um técnico no assunto, e sim de acordo com o gosto dos moradores. Certas mudanças paisagísticas foram criadas com o conhecimento dos profissionais arquitetos na área de paisagismo, isso é notável nas proximidades do centro da cidade, onde a população de mais poder aquisitivo reside. Neste caso os jardins possuem uma significativa ornamentação adequada ao gosto dos moradores auxiliados pelos profissionais da área.

Na região antiga da cidade conhecida como Maracanã, onde possui a população menos privilegiada, economicamente e socialmente, leiga das questões paisagísticas, as plantas são cultivadas conforme a cultura e os conhecimentos da própria população, colecionando, trocando entre si espécies diferenciadas, dando formas aos seus jardins aos seus gostos. Algumas espécies são de baixo valor aquisitivo, de fácil cultivo, e bastante frequente nas residências, entre outras, algumas espécies de grande valor, se faz presente em algumas casas, obtido devido as trocas entre vizinhança, familiares e amigos entre outros motivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (621.7 Kb)   docx (453.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com