TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  27/3/2021  •  Artigo  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 12

O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores:

Lilian Tannure Bahiense

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

liliantannure@gmail.com

Maicon da Fonseca Dolores

Graduando em Arquitetura e Urbanismo

maiconfarq@gmail.com

Paulo Cesar Santos

Graduando em Arquitetura e Urbanismo

pc.paulo.75@gmail.com

Maria Deuceny da Silva Lopes Pinheiro

Pós Doutorada em Ciência da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciência e Educação da Universidade de Coimbra, Professora da faculdade América, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e da Faculdade de Ciências Contábeis de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

deuceny@yahoo.com.br

Leticia Maria Andrião Rocha

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG, professora da Faculdade América, Cachoeiro de Itapemirim/ES.

arquitetura@faculdadeamerica.com.br

RESUMO

           

O principal objetivo deste estudo é analisar e avaliar o turismo ecológico como

alternativa viável ao turismo convencional, tem caráter explicativo e exploratório. Como etapas de trabalho, deverão ser investigados por meio da leitura de artigos e pesquisas conseguir informações que venham comprovar de forma cientifica os fatos do tema proposto. Foi analisado e avaliado por meio de artigos já publicados, autores e livros correlacionados ao ecoturismo as informações que visam ser obtidas para este estudo. O tipo de pesquisa adotada foi a de pesquisa bibliográfica, através da consulta de sites, artigos publicados, livros e autores que debatem o tema proposto para pesquisa. Os instrumentos dessa pesquisa foram a internet para pesquisas

necessárias, sites que disponibilizam catálogos de teses e dissertações, como o CAPES, o repositório da unifacig, entre outros sites que possam vir a disponibilizar possíveis fontes de pesquisa e livros disponíveis nas bibliotecas municipais e particulares. O procedimento para a coleta de dados para pesquisa bibliográfica: A proposta de seleção das leituras será crítica e reflexiva. As bibliotecas que poderão ser visitadas serão as bibliotecas da própria faculdade e a biblioteca municipal da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Palavras-chave: Ecoturismo, sustentabilidade, ecologia, desenvolvimento sustentável, preservação

O ECOTURISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  1. INTRODUÇÃO

O ecoturismo é voltado para contemplação, atividades de lazer e esportivas, um segmento da atividade turística que utliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formação de consciência ambientalista.

Segundo o site Info Escola, além disso, o ecoturismo é visto como uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas através da interação e integração com o meio ambiente e a comunidade local, gerando benefícios tanto para o visitante, quanto para a comunidade , quanto para o local visitado.

O ecoturismo, diferente do turismo de massa, visa a obtenção de melhores resultados, sendo a quantidade de turistas podendo ser limitada com o intuito de minimizar os impactos sobre o ecossistema do local visitado, e podemos citar como exemplo a ilha de Fernando de Noronha, que limita uma quantidade de turistas que podem entrar na ilha, enquanto o segmento convencional visa maior obtenção de lucros através da maior quantidade de turistas,

A contribuição da pesquisa sobre o ecoturismo é porque ele é uma alternativa sustentável ao turismo convencional, segundo o site oeco , o ecoturismo é o ramo que mais cresce, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce de 15% a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT, 2014) 10% dos turistas de todo o mundo buscam o turismo ecológico. Existe a necessidade de evidenciar esse tema já que ele é esquecido pela sociedade e tem o objetivo de proteger as áreas de RPPN (RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL), APP (ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE), reservas ecologias e parques ecológicos com fim de buscar alguma forma de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação da diversidade da fauna e da flora brasileira.

O ecoturismo pode ser caracterizado também como sendo um meio para o aumento da compreensão dos valores ambientais. Isto devido à mudança do modo como a natureza é vista pela sociedade. Para se alcançar um equilíbrio entre ser humano e natureza, é preciso verificar a sustentabilidade, a conservação e o fortalecimento da comunidade receptora de atuação do ecoturismo. Esses seriam alguns princípios básicos a se seguir. (CAMPOS. 2005).

2. BREVE HISTORICO

O termo ecoturismo começou a ser empregado no final dos anos 70 e começo dos anos 80, devido às preocupações com o desenvolvimento econômico, com a degradação ao meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo de massa. Situado em um contexto de transição, em uma sociedade pós-industrial, as formas de lazer são repensadas em uma oportunidade de encontrar a natureza em um estado não degradado.

Essa modalidade turística surge durante o avanço do movimento ambientalista, o qual evidenciou os impactos negativos da industrialização e do turismo de massa. O ecoturismo está ligado historicamente a sensibilidade ecológica que vem sido evidenciada nos últimos anos em decorrência dos efeitos negativos da exploração dos recursos naturais nos últimos anos.

2.2 ECOTURISMO NO BRASIL

Segundo o site Info Escola, o ecoturismo começou a chamar a atenção do setor turístico brasileiro por volta da década de 80 e, principalmente na década de 90, com a maior visibilidade dada às questões ambientais. Visando aproveitar melhor de todo o potencial territorial brasileiro e regularizar a atividade ecoturística, foi criado em 1987 a “Comissão Técnica Nacional” do projeto “Turismo Ecológico” da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis). O projeto deu-se iniciado com a implantação de pólos de ecoturismo em todos os estados da Amazônia Legal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com